Banner-pagina-blog-aprenda-expanda-

Mundo Vuca e Mundo Bani: Seja Feliz em Meio a Mudança

Mundo Vuca e Mundo Bani: De repente, as coisas mudam. A realidade com a qual você estava acostumada (o) não é mais a mesma. Existem incertezas, tudo parece bem mais complexo.  A maneira como agíamos antes talvez não traga mais os resultados que esperamos. O que fazer?

Agora traga o questionamento para um aspecto mais amplo. Vamos pensar na sociedade como um todo. Vuca e Bani são duas siglas, dois conceitos, que tentam englobar as características de um mundo marcado pela evolução e pelas mudanças.

O Mundo Bani é o conceito mais recente, nascido em 2020, durante a pandemia do novo Coronavírus. Para entendê-lo, é preciso compreender bem o que o antecede: o Mundo Vuca – e é por ele que começaremos.

mundo-vuca-mundo-bani

Mundo Vuca. O que é?

O conceito de Mundo Vuca nasceu no cenário pós-Guerra Fria, lá pelos anos 1980s. Era uma época marcada por incertezas, ninguém sabia direito como seriam os desdobramentos após o enfraquecimento do socialismo e a “amenização dos conflitos” entre Estados Unidos e União Soviética. A população se sentia eufórica, porém a incerteza era grande.

No que se refere à política e economia, principalmente, ainda havia muito a ser descoberto e desenvolvido. Os militares começaram a falar em Mundo Vuca. E logo a sigla passou a ser adotada pelo mundo empresarial.

mundo-vuca

Vamos desdobrar a sigla Vuca:

V – Volatility (volatilidade)

U – Uncertainty (incerteza)

C – Complexity (complexidade)

A – Ambiguity (ambiguidade)

 

 

Algumas pessoas, no Brasil, também adotam o termo Mundo Vica, por causa da tradução de Uncertainty, que é incerteza, com a letra I. 

Para que fique ainda mais fácil de entender, vamos falar sobre cada item da sigla:

VUCA: Volatility

Quando falamos em volatilidade, estamos tratando do imprevisível, do que pode se transformar a qualquer momento. Quando estudamos física na escola, por exemplo, aprendemos que o álcool é mais volátil do que a água, pois ele tem mais facilidade para evaporar, ou seja, passar do estado líquido para o gasoso.

 

VUCA: Uncertainty

Estamos falando de um ambiente, uma situação ou de um período muito volátil, que pode apresentar transformações e reviravoltas a qualquer momento. A segunda letra da sigla Mundo Vuca nos mostra que, em um momento em que é mais complicado prever ou analisar eventos, a sensação de incerteza, no presente e para o futuro, é uma realidade.

VUCA: Complexity

Lembre-se que o Mundo Vuca é marcado por transformações. Com elas, chegam novas informações, contextos inesperados, fatos que precisam ser melhor compreendidos. Com tantas novidades, algumas tão complexas, o trabalho de análise e processamento pode se tornar bem mais complicado.

 

VUCA: Ambiguity

No dicionário, ambiguidade é definida como a “qualidade daquilo que possui ou pode possuir diferentes sentidos, do que é incerto”.  Estamos falando aqui sobre uma característica do mundo pós-transformações que pode resultar em grandes confusões e novos conflitos. São muitas mensagens, informações complexas, em alguns casos, até mesmo contraditórias, e isso facilita a ocorrência de mal-entendidos, dificulta a compreensão dos fatos, das causas e consequências. No Mundo Vuca, é na ambiguidade, que surgem (ou são estimulados) os conflitos de interesse.

E a Muvuca?

Para os brasileiros, Muvuca é uma gíria, uma expressão popular que significa bagunça, tumulto, local cheio demais. Já no mundo coorporativo e empresarial, Muvuca é um desdobramento do que aprendemos sobre Mundo Vuca. Acrescentamos o M e o U à sigla, para ampliarmos o significado dela:

M – Meaningful (significativo)

U – Universal (universal)

Ou seja, o senso de propósito aparece como nova característica da sociedade pós-mudança, dando sentido e nova motivação aos nossos atos e decisões. E essas nossas decisões podem impactar o todo – o mundo todo.

Mundo Bani: tudo já mudou. De novo.

Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa, tudo sempre passará.

A vida vem em ondas

Como um mar

Num indo e vindo infinito.

Tudo que se vê não é

Igual ao que a gente viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo no mundo.

mundo-bani

Quando o cantor Lulu Santos lançou a música Como uma Onda, em 1983, será que conseguia ter uma ideia da quantidade, e da velocidade, das informações e mudanças das décadas futuras? Provavelmente, não.

Tudo é tão veloz que Mundo Vuca e Muvuca, conceitos relativamente recentes, já são considerados ultrapassados. Agora, dizem respeito à uma época, mas já não podem ser utilizados corretamente como sinônimo de características de um tempo atual.

Já estamos vivendo no MUNDO BANI

Vamos entender quais são as características deste “novo tempo”, para entender também quais são as potencialidades que precisamos desenvolver em nós para passar por ele da melhor forma possível, colaborando para o crescimento pessoal e coletivo.

 

Para já dar uma ideia, o conceito de Mundo Bani nasceu durante uma pandemia. Fomos pegos de surpresa pelo Coronavírus e a Covid-19. Desta vez, a transformação foi ainda mais intensa – e mais inesperada. Fomos obrigados a cumprir um período de isolamento social, inclusive com fechamento de empresas e suspensão de serviços prestados.  Além dos riscos financeiros, convivemos com: ameaça para a saúde, dependência de decisões tomadas pelo governo, notícias falsas compartilhadas com facilidade, diferenças entre crenças individuais, entre muitas outras coisas.

Mundo Bani: o que significa

B – Brittleness (fragilidade)

A – Anxiety (ansiedade)

N – Nonlinearity (não linearidade)

I – Incomprehensibility (incompreensibilidade)

 Em português, BANI significa Fragilidade, Ansiedade, Não linearidade e Incompreensibilidade.

Na verdade, seria Mundo Fani, mas ainda não encontramos exemplos do uso do termo com a inicial F.  Há especialistas que usam o termo QANI – Quebradiço, Ansioso, Não Linear e Incompreensível. Vamos detalhar?

BANI: Brittleness

O mundo é frágil. O ano de 2020 veio para mostrar que, por mais que exista planejamento, podemos ser surpreendidos por fatores externos. O Coronavírus é o maior exemplo disso, causador dar maiores transformações e também da criação desse novo conceito de Mundo Bani. Mas, podemos também pensar em fatos que alteram o mercado, por exemplo: um novo produto, um concorrente inesperado e forte, uma campanha de “cancelamento” provocada por palavras ditas por um diretor de empresa…. Quem tem o emprego garantido? Que empresa pode operar na Bolsa de Valores com a certeza de que, amanhã, as coisas serão como são hoje?

 

BANI: Anxiety

Para onde ir? Qual é a melhor decisão? Como reverter essa consequência inesperada de uma situação até então planejada? Mais ainda do que no Mundo Vuca, no Mundo Bani é preciso tomar decisões rapidamente. As respostas que damos e o tempo são fundamentais para manutenção ou ruptura total de uma realidade. O sistema é frágil, mas nós não nos permitimos ser. Isso causa muita ansiedade e gera medo do futuro.

BANI: Nonlinearity

Como mencionamos, uma decisão pode mudar tudo. Uma palavra apenas, dita de maneira errada, no contexto errado, com o significado não aceito socialmente, pode destruir um produto ou uma empresa. Um gesto. O mundo não é mais linear, e ao mesmo tempo está tão conectado. Seus esforços trarão quais resultados? É possível analisar, planejar e até dar uma previsão, minimizando os riscos. Porém, nada garante que as coisas vão sair como o planejado, pois as variáveis são muitas.

 

 

BANI: Incomprehensibility

As informações estão por todo lado. Basta um clique para acessarmos uma infinidade de dados na internet. Mas, o que fazer com todos eles? Como saber se a conexão que fazemos entre tantas opções é a correta? Buscamos respostas. E encontramos respostas demais. O que deveria facilitar, dificulta o entendimento.

Aqui mesmo, neste artigo, temos um exemplo. Explicamos o Mundo Vuca. O Muvuca. Mas, rapidamente, precisamos entender e nos adaptar aos conceitos de Mundo Bani. O que virá a seguir?

Como agir em um Mundo Bani?

mundo-bani

Em um contexto tão incerto, certas habilidades começaram a ser exigidas, tanto no meio profissional quanto no pessoal: capacidade de reinventar, resiliência, facilidade em lidar com conflitos e a mudança e bom entrosamento em equipe são algumas delas.

No Mundo Bani não há certezas. O que é hoje, amanhã pode não ser. Você está preparado para assumir um novo cargo, mudar de empresa, ou até fazer uma transição de carreira?

Nós podemos ajudar você a encontrar novos caminhos e fazer essa transição. Fale conosco.

O Mundo Vuca era instável. O Mundo Bani é o Caos.

Heráclito Sodal, filósofo grego disse em aprox. 500 AC a famosa frase: “Nada é permanente, exceto a mudança.”

 

A mudança é algo permanente no mundo em que vivemos, precisamos compreender e aceitar que a mudança faz parte da vida. É necessário primeiramente aprender a lidar com a nossa necessidade de segurança, estabilidade e controle sobre o trabalho, relacionamentos, saúde e todos os demais aspectos da vida. É preciso mudar a forma como enxergamos o mundo e a nós mesmos, para conseguir navegar diante de tantas incertezas.

 

Vamos falar sobre três aspectos muito importantes para aprender a viver no mundo Bani:

Como navegar neste cenário com mais tranquilidade?

mundo-bani

1- Aprenda a viver no momento presente.

Precisamos compreender o valor do tempo, e aprender a viver no momento presente. Num mundo em constante mudança, se você não se vigiar, acabará desenvolvendo crises de ansiedade, síndrome do pânico, medo, stress ou até mesmo a depressão.

 

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”  Mateus – 6:34 

 

O segredo não está em fazer mais, afinal todos temos 24 horas num dia, mas aprender a dar “prioridade ao prioritário”, saber dizer “não”, delegar e acima de tudo, simplificar a vida ao máximo, para não nos tornamos escravos de nossas próprias ambições.

2- Desenvolva sua fortaleza interior.

Somente no seu interior, é que você encontrará a estabilidade e a segurança para navegar no mundo das mudanças, seja ele Vuca, Muvuca, Bani ou o próximo que virá.

 

Existem muitas ferramentas que podem te auxiliar neste processo, como as técnicas de respiração, meditação, yoga, afirmações ou visualizações, orações, e claro, praticar a religiosidade e espiritualidade fazem toda a diferença.

 

Incorpore a prática que mais te interessa, e faça regularmente. Isso te ajudará a se blindar, a ter o seu momento de paz que é só seu, sem cobranças e sem pressa. Assim, você volta mais fortalecido para o mundo Bani.

3- Trabalhe com o que você ama

foto-Giselle-Garau
Giselle Garau, Consultora, Coach e Terapeuta

Você sabia que 90% dos profissionais estão insatisfeitos com seu trabalho? Você também faz parte desta triste estatística?

 

No mundo Vuca e mundo Bani, de constante mudança, em que somos demandados nos reinventar frequentemente, a ser produtivo e a ter alta performance, ficará muito difícil de fazer isso tudo, se você não estiver feliz com que faz.

 

Na motivação pelo trabalho, todas estas exigências não ficam “tão pesadas”, elas até nos energizam, por que nos desafiam a ser mais criativos.

 

Reflita o quanto o seu trabalho é uma fonte de alegria e prazer, um trabalho em que você sente que o seu melhor está sendo colocado à serviço da sociedade, por que só assim é que tiraremos a motivação necessária para enfrentar os desafios que o Mundo Bani nos impõe.

Nossa Coach Giselle Garau, vivenciou todos estes desafios, e fez sua transição de vida. De uma carreira internacional invejável, Giselle largou tudo e começou uma nova carreira do zero depois dos 40 anos, e hoje se dedica a ajudar pessoas a descobrirem o seu propósito de vida e transformar sonhos em realidade. Fale conosco.

4- Aprimore suas soft skills

Vamos introduzir um outro termo nesta nossa conversa sobre Mundo Vuca e Mundo Bani que pode ajudar a entender as competências necessárias a quem busca se destacar (ou sobreviver) no contexto atual.

 

Soft Skills são habilidades que envolvem aptidões emocionais, sociais, mentais e comportamentais. É o que nos torna únicos, como pessoas e como profissionais. Essas competências são cada vez mais valorizadas porque os gestores entendem que elas podem afetar a interação entre as pessoas no ambiente corporativo e fora dele. As soft Skills estão, assim, diretamente ligadas à inteligência emocional, ao engajamento e à produtividade.

 

Um complemento: Quando a habilidade pode ser adquirida em cursos, livros ou treinamentos, é chamada de Hard Skills.

Giselle Garau, como você pode me ajudar no mundo Bani?

No mundo Vuca e Mundo Bani, no Muvuca, ou no próximo conceito ou sigla que serão criados muito em breve, você pode contar conosco.

 

Através do trabalho de Consultoria, ajudo empresas e equipes a lidarem de forma positiva com a mudança, a mapear as competências necessárias para responder as demandas do mercado em constante mudança, ou ainda, construir a cultura organizacional de agilidade e assertividade.

 

Por meio do Coaching de Vida, descobriremos os caminhos mais indicados, os que você realmente deseja percorrer, o que o impede de fazer a caminhada. Te ajudaremos a se encontrar pessoal e profissionalmente.

Saiba que você é dotada de talentos únicos, com potencial infinito, precisando apenas se descobrir e ter a coragem para fazer as mudanças necessárias e ser vitorioso na vida.

 

No trabalho de coaching de carreira, podemos te ajudar a desenvolver e ressignificar competências, a compreender as habilidades necessárias para assegurar sua empregabilidade. Trabalharemos as dificuldades relacionadas ao relacionamento interpessoal, equilíbrio emocional e resiliência, ampliado a capacidade de detectar situações de risco e fortalecendo a capacidade de agir sob pressão – e também a compreensão de quando é necessário administrar e até se afastar dessa tensão.

Aprenda a viver de maneira mais harmoniosa, feliz e produtiva neste mundo marcado por transformações. Acreditamos que o caminho da evolução começa pelo autoconhecimento.

 

Atendimentos OnLine para o Brasil e Mundo. Presencial em São Paulo, Capital.

Vá mais longe, brilhe e transcenda!

Olá! Eu sou Giselle Garau. 

Meu propósito de vida é INSPIRAR e APOIAR pessoas e empresas, a ativarem o protagonismo  para atingir resultados extraordinários, em suas  carreiras e vidas.

Sou Administradora , com MBA Executivo Internacional e 20+ anos de experiência em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, trabalhando na Índia, EUA e Brasil.

4.0 wave
Carreira

Be Ready to Surf the 4.0 Wave

At the dawn of the 4th Industrial Revolution, those who prepare themselves and step up for the future jobs, will surf the 4.0 wave.

icone-criatividade-inovacao

assine a nossa newsletter

Idéias, inspiração e estratégias gratuitas para transformar o seu mundo através do protagonismo pessoal, alcançando resultados extraordinários.

você pode cancelar a qualquer momento

Falar agora!
Olá Giselle! Gostaria de mais informações.
Para adiantar seu atendimento, deixe seu nome e solicitação.