Nos dias de hoje, estamos em busca de paz, equilíbrio, alegria e harmonia e buscamos desesperadamente alívio para nossas dores físicas, emocionais, mentais e, até mesmo, alívio para as dores da alma. A medicina tradicional certamente oferece muitas opções para tratar as dores/doenças no campo físico, porém ainda deixam muito a desejar nos aspectos emocionais, mentais e da alma; e é neste contexto que a terapia complementar, como a terapia floral, pode auxiliar – e muito – às pessoas a melhorarem sua condição e retomar o estado natural de bem estar.
Continue lendo este artigo para entender sobre:
. O papel dos florais na terapia complementar
. O que é terapia floral e quais são os principais tipos de florais disponíveis no mercado
. Quais são os benefícios dos florais e áreas de atuação nas pessoas
. Como tomar floral
. Quem é e para que serve o terapeuta floral
Florais como Terapia Complementar
A terapia complementar é uma forma de tratar vários problemas de saúde. De qualquer forma, faz parte da definição do conceito denominado pelo próprio nome : complementa e não substitui tratamentos, em geral. Isto é muito importante. A intenção da terapia complementar é unir forças com a ciência, e não substituir um tratamento pelo outro. Por isso que alguns autores preferem usar o termo terapia integrativa, que já conceitua a importância de agregar tratamentos a um determinado problema, para minimizar seus sintomas.
Existem muitas terapias complementares disponíveis no mercado e, geralmente, são mais conhecidas como terapias holísticas ou alternativas. Dentro desta modalidade, existe a terapia floral que tem ocupado um espaço cada vez maior no mundo devido à sua eficácia, não possuir efeitos colaterais e não conflitar com o tratamento médico convencional.
A terapia floral funciona muito bem como terapia complementar nos distúrbios emocionais, mentais e da alma. Auxilia e muito em inúmeros tipos de tratamentos médicos, nos quais o paciente pode melhorar os sintomas de qualquer doença, estando com a questão emocional mais harmonizada. Um exemplo, disso, seria tratar um paciente que sofre de doença de Parkinson com florais como terapia complementar, utilizando também a fisioterapia, fonoaudiologia e o tratamento médico convencional. Sem dúvida, mesmo sendo uma doença degenerativa do sistema nervoso central e sem cura (ainda), é possível sentir alívio dos tremores mediante uma melhor qualidade da vida emocional do paciente.
No entanto, para fazer uso de qualquer terapia complementar não é necessário que esteja instalado um quadro de doença física – o que é até melhor já que as doenças físicas são somatizações da doença emocional ou mental que aconteceram ao longo de muito tempo e acabaram se manifestando no corpo físico. Portanto, tratando estes desequilíbrios o quanto antes é possível suavizar e, até mesmo, evitar que o quadro de doença física se instale.
Benefícios dos Florais
Os florais possuem uma grande gama de atuação em nosso organismo, trazendo benefícios para o nosso físico, mental, emocional e até mesmo para nossa alma. Abaixo, destacamos os principais benefícios dos florais:
- Autoconhecimento;
- Bem-estar;
- Equilíbrio emocional;
- Auxílio ao combate de alguns distúrbios psicológicos, mentais e da alma;
- Resgate de motivos de alegria e felicidade;
- Clareza mental para tomar decisões de vida;
- Autoestima;
- Aumento da disposição física e muito mais…
Onde os florais atuam:
Os florais possuem a capacidade de agir em nós de múltiplas maneiras para promover nossa saúde e bem-estar. Abaixo alguns males sobre os quais o tratamento floral é muito eficiente:
- Timidez;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Crises de pânico;
- Cansaço físico excessivo;
- Enxaqueca;
- Alergias;
- TPM;
- Stress;
- Muitos outros.
O que é Terapia Floral
A terapia floral, como o nome diz, é produzida com flores; seja de sua essência (o odor específico de cada flor) ou também de suas folhas, caules e raízes – depende do sistema floral escolhido. Cada flor é única, e pode trabalhar as emoções de forma muito diferentes, adequadas para a necessidade específica de cada pessoa.
Segundo a OMS, “o uso dos sistemas florais tem se expandido pelo mundo todo. Cada remédio trata uma determinada pessoa e uma condição particular, seu uso está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Enfim, eles são excelentes para autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais.”
Segundo o Dr. Bannerman RH – Consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS), “os sistemas florais parecem trabalhar segundo o mesmo princípio da homeopatia, portanto, eles transmitem um padrão de energia. Em minha prática clínica, tenho usado as essências florais de maneira crescente.”
Veja alguns sistemas florais utilizados no Brasil e no mundo:
- Florais de Bach,
- Florais Joel Aleixo
- Florais da Califórnia
- Florais Australianos
- Florais do Alaska
- Florais do Pacífico
- Florais de Minas
- Florais Agnes
- Florais do Sul
- Florais de Gabriel
- Florais de Saint Germain
- Florais do Deserto
- Florais Filhas de Gaia
- Florais Living Essences
- Florais do Hawaii
- Florais Araretâma
- Florais da Amazônia
- Florais Mistyka
- Florais do Cerrado
Dentre tantos sistemas florais disponíveis no mercado, destacaremos os principais sistemas utilizados no Brasil: Florais de Bach, Florais Joel Aleixo, Florais de Minas e Florias da California.
Sistema Floral de Bach
É o sistema floral mais popularmente difundido no mundo. Os 38 florais de Bach foram criados e desenvolvidos pelo médico inglês dr. Edward Bach que era homeopata, bem como bacteriologista e imunologista. Estas essências florais foram desenvolvidas entre os anos de 1928 e 1936. Os florais de Bach são usados em todo o mundo, há mais de 80 anos, e até o presente momento, não houve nenhum efeito colateral relatado.
O objetivo destes florais é serenar algumas emoções negativas no ser humano. Dessa maneira, eles trabalham as seguintes emoções: medo, culpa, terror e pânico, melancolia, tristeza, apatia ou resignação. Além disso, sentimentos como ciúmes, raiva, cansaço, solidão, indecisão, mágoa, ansiedade, pensamento excessivo no futuro ou no passado, tristeza por perda de entes queridos e muitos outros sentimentos.
Sistema Floral Joel Aleixo
As primeiras essências vibracionais de Joel Aleixo foram criadas em 1991 a partir do estudo da aura das plantas. Cada planta possui uma vibração energética diferente e as cores predominantes na sua aura relacionam-se com os chackras de cores correspondentes nos seres humanos.
Os Florais Joel Aleixo são os únicos a usar os princípios da alquimia para extrair, artesanalmente, a essência das flores – extraindo delas a energia viva que não atua apenas sobre os sintomas dos desequilíbrios, mas na origem deles.
Os compostos florais Joel Aleixo apresentam uma revolução na maneira de produzir e ingerir florais. Eles contam com as propriedades revitalizantes, bactericidas e rejuvenescedoras presentes no pólen, na própolis e na geleia real de abelhas. Além disso, água mineralizada com pedras preciosas é diluída em sua fórmula.
O sistema Joel Aleixo apresenta compostos em spray para adultos, linha infantil, linha para pets, e cosmética de beleza floral – esta última composta por cremes corporais e faciais, sabonetes, argilas e sprays ambientais.
Sistema Floral da Califórnia
Os florais da Califórnia, também chamados de florais FES ou florais Californianos, são cultivados e preparados desde as encostas do Oceano Pacífico até as altas montanhas da Serra Nevada. Seus fundadores e pesquisadores, são Richard Katz e Patricia Kaminski, que trabalham no sistema desde 1970.
O casal fundou a Flower Essence Society (FES) – uma organização sem fins lucrativos voltada à pesquisa, educação e aos trabalhos sociais, ajudando o mundo todo e fazendo doações de essências florais para a população menos favorecida ou pessoas que sofreram por desastres naturais. A organização também ajuda terapeutas florais que atuam junto a esse tipo de desastre natural.
Os florais da Califórnia possuem uma gama muito variada de flores e também forma profissionais qualificados em seu sistema.
Sistema Floral de Minas
Os Florais de Minas estão nas proximidades da cidade de Itaúna (MG), a cerca de 80 km da capital mineira. Os florais de Minas foram fundados no ano de 1989 pelo dr. Breno Marques da Silva e por Ednamara Batista Vasconcelos e Marques, com a finalidade de consolidar e divulgar suas pesquisas em terapia floral.
Os florais de Minas são capazes de acionar as forças da natureza, dar equilíbrio e harmonia ao homem, integrando holisticamente os saberes. Na filosofia destes florais, há um empenho de sensibilidade e respeito nas pesquisas e em toda forma de contato com a Natureza.
Na diversidade de produtos, os florais de Minas apresentam ao público as tradicionais essências florais (na forma de essências estoque) e os fi-florais e fi-essências (associações de essências florais e cocções florais, prontas para uso oral), que são fórmulas florais compostas com finalidades específicas e ligadas à harmonia comportamental e energética.
Como usar a Terapia Floral
Fazer uso dos florais é bem simples. Geralmente, são ingeridos na forma de gotas ou spray diretamente na boca. Esse processo é repetido de 3 a 4 vezes ao dia, dependendo da orientação do seu terapeuta. Eles podem ser diluídos para as crianças pequenas, bebês e mães em período de gestação ou de aleitamento, mas não é uma obrigatoriedade. O importante é seguir a orientação do seu terapeuta floral.
Até hoje, não foi comprovado nenhum tipo de reação ou problema como efeito colateral. Vale lembrar também que a terapia floral tem um perfil complementar, podendo ser combinada com outros tipos de tratamento, seja da medicina tradicional ou em conjunto com outras terapias holísticas.
É importante procurar um terapeuta floral?
Para obter os maiores benefícios que a terapia floral pode lhe trazer, é fundamental que se procure um terapeuta floral credenciado, pois ele terá condições de entender as suas questões em profundidade, construir um tratamento único e exclusivo para você, para que sejam obtidos os resultados esperados.
O terapeuta floral, possui um conhecimento profundo sobre as plantas, as flores e suas aplicações em nosso corpo. Além disso conhece as suas características e possíveis efeitos no organismo. Combinado a isso, o bom terapeuta possui uma noção de psicologia e a sensibilidade para lidar com pessoas.
O profissional terapeuta tem como principais atividades conversar com o paciente, entender os motivos que fazem com que ele procure ajuda, procurando as verdadeiras razões e raízes do problema. E, por fim, diagnosticar qual o tratamento a ser seguido por você.
E não acaba aí! Depois disso, ele fará o acompanhamento para entender seu quadro e acompanhar possíveis melhoras. Além disso, ele pode desenvolver um trabalho paralelo com um médico, acompanhando todo o tratamento e fazendo as mudanças e adaptações necessárias.
Agora que você aprendeu sobre a terapia floral, seus tipos, benefícios e as vantagens de se tratar com um terapeuta, deixe aqui abaixo as suas dúvidas e comentários!
Se você deseja encontrar suporte amoroso para curar seus desequilíbrios mentais e emocionais, CLIQUE AQUI e agende agora seu tratamento floral, proporcinando-se uma nova forma de viver a vida. 🙂