Ah! O valor do tempo! Tão imenso e tão relativo!

O tempo é uma das coisas que temos de mais valiosas. É um recurso finito! No momento em que nascemos, damos início à numa contagem regressiva, que não há como parar, e da qual nenhum de nós poderá escapar.  E não se desespere, pois essa também uma das grandes belezas e dádivas da vida.

valor-do-tempo

O tempo é uma das coisas que temos de mais valiosas. Estamos tudos numa contagem regressiva, que não há como parar, e da qual nenhum de nós poderá escapar. E esta é a grande beleza que o tempo tem a nos ensinar.

Eu não tenho tempo!

Quantas vezes na vida você já disse isso? “Eu não tenho tempo!”  Às vezes até usou como desculpa, conscientemente, para evitar algo que não gostaria de fazer. Pode também ter sido uma justificativa para a procrastinação, para o trabalho mal feito, para evitar novos desafios que trazem insegurança. Em muitas das vezes, realmente pode ter acreditado que não havia jeito e dito, com pesar ou até mesmo com certo orgulho: Eu não tenho tempo.

  • Para o exercício físico,
  • Aceitar o novo desafio,
  • Brincar com as crianças,
  • Procurar um médico,
  • Cuidar melhor de mim,
  • Para namorar o marido,
  • Visitar a família,
  • Aprender algo novo,
  • Para descansar, para celebrar.

Sem pensar sobre o valor do tempo, para quantas coisas você diz não? Do que está abrindo mão e por quê? Tem valido a pena? Se você é o tipo de pessoa que vive sobrecarregada, com a sensação de que o dia deveria ter bem mais do que 24 horas, pare. Sabemos que as coisas estão bem corridas por aí, mas respire profundamente e leia o artigo até o final.  E responda com sinceridade: Se lhe fossem dadas mais algumas horas, todos os dias, elas seriam o suficiente?

 

valor-do-tempo

Reflita: se lhe fossem dadas mais algumas horas, todos os dias, elas seriam o suficiente para você fazer tudo o que quer?

 

O valor do tempo: E se fosse um banco?

Tem um texto de reflexão que é muito compartilhado nas redes sociais. Talvez você já tenha visto, mas vale a pena citar um trechinho dele aqui. Infelizmente, é daqueles textos tão compartilhados e alterados que fica muito difícil atribuir a verdadeira autoria:

Imagine que você tem uma conta corrente e a cada manhã você acorda com um saldo de R$ 86.400,00.  Só que não é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte. Todas as noites, seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faz? Você irá gastar cada centavo, é claro!

Todos nós somos clientes desse banco de que estamos falando. Chama-se TEMPO.

Todas as manhãs, são creditados, para cada um, 86.400 segundos. Todas as noites, o saldo é debitado como perda. Não é permitido acumular esse saldo para o dia seguinte. Faça o melhor para o seu dia-a-dia.

Falta de tempo ou de eleger prioridades?

Se pararmos para pensar bem no valor do tempo, são poucos os casos em que a falta realmente é resultado da sobrecarga imposta pela vida. Talvez pessoas que cuidam de familiares doentes, estão à volta com um bebê recém-nascido ou assumiram um desafio gigantesco de maneira completamente inesperada se encaixem neste perfil.

Mas, na grande maioria das vezes, a falta de tempo é resultado da falta de planejamento, de uma visão equivocada, ou de não dar valor às prioridades. Vejamos alguns exemplos:

  1. A pessoa que nunca teve tempo para ir ao médico, depois de um problema grave de saúde, é obrigada a encontrar.
  2. O marido ou a esposa que estavam sobrecarregados e não encontravam tempo para se cuidarem ou cuidarem da relação, se esforçam e tentam se tornar mais interessantes depois da separação.
  3. O profissional que não tem tempo de se dedicar a novos projetos ou à busca por aperfeiçoamento, arruma quando o cargo está em risco, é preciso conseguir dinheiro ou quitar uma dívida, por exemplo.

 

Definir prioridades para entender o valor do tempo

Você diz que não tem tempo para estudar inglês ou fazer um curso, por exemplo, mas passa horas nas redes sociais? Já contabilizou esse tempo? Se acordasse meia hora mais cedo, conseguiria fazer um pouco do exercício que diz que não cabe no seu dia? Com um pouquinho mais de organização, seria possível elaborar um esquema, um cardápio, e agilizar as tarefas de casa?

O que é prioridade para você? Já definiu seus objetivos? Como vai alcançá-los se o seu tempo for ocupado por atividades (ou falta delas) que não são direcionadas?

Todo mundo arruma tempo para encontrar quem se ama quando a paixão está no auge. Não é verdade?  Ou consegue chegar àquela reunião promissora de negócios. Preencha a maior parte do seu tempo com o que deseja de verdade, com o que vai acrescentar, com o que te motiva. Com o que tem real significado.

“Os minutos são mais importantes do que os anos”. Por que são nos minutos de cada dia, que você preencherá os anos da sua vida. Yogananda.

Desorganização e procrastinação aparecem quando não estamos verdadeiramente empenhados – e são sugadoras da nossa energia. Quando você sabe que precisa fazer algo, mas não faz, ou faz de qualquer maneira, se sente ainda mais sobrecarregada (o).

A sensação de concluir uma tarefa é muito prazerosa. Mas é preciso dosar. Escolher. Não é possível fazer tudo. Quando você enche o dia com muitas atividades, não gera resultados, fica perdida (o), a produtividade cai e o pior, você se sente incompetente ou culpado. Esse conceito é muito importante quando analisamos o valor do tempo.

 

valor-do-tempo

Reflita: O que é prioridade para você? Já definiu seus objetivos? Como vai alcançá-los se o seu tempo for ocupado por atividades (ou falta delas) que não são direcionadas?

 

Como gerenciar melhor o tempo?

A melhor maneira de começar o processo de gerenciamento do tempo é descobrindo o que é importante para você. O que é fundamental manter e valorizar, e o que não tem tanto significado. É definir quais objetivos pretende alcançar para que possa traçar caminhos e chegar até eles.

Estar ocupado, definitivamente, não é sinônimo de ser produtivo. Muito pelo contrário: uma pessoa à beira da estafa produz menos, raciocina de maneira menos clara, e certamente não se sente tranquila.

Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e autor de “A Tríade do Tempo” diz que é preciso dividir as atividades em três esferas:

  • Atividades importantes – As que geram resultado na vida. São pessoais e, na maioria das vezes, têm prazo para realização.
  • Atividades urgentes – As que devem ser realizadas imediatamente. Cuidado para não deixar tudo para a última hora e transformar todas as atividades em urgentes.
  • Atividades circunstanciais – São importantes para outras pessoas, não para você. São ações em função de uma condição, pessoa ou situação. Aqui, geralmente, você pode dizer não.

O equilíbrio entre as principais áreas da vida é fundamental. Quantas vezes vemos pais e mães que se dedicam demais ao trabalho para garantir uma vida próspera aos filhos, mas se esquecem do tempo de qualidade com as crianças?  Ou executivos que vão adiando os exames médicos anuais porque não conseguem espaço entre as reuniões de negócio?  Do outro lado, temos procrastinadores, que exaltam o lazer e o ócio, sem a preocupação com o dia de amanhã, muitas vezes por não saberem o que fazer para virar o jogo e adotar novos hábitos.

 

valor do tempo

O equilíbrio entre as principais áreas da vida é fundamental, e acima de tudo, colocar tempo para o que de fato é importante para você.

Dicas de gerenciamento de tempo

  • Programe o dia, de preferência na véspera;
  • Faça listas e vá checando durante o dia;
  • Divida responsabilidades e delegue tarefas;
  • Entenda os benefícios e/ou prejuízos de determinada ação;
  • Defina prazos e cumpra-os;
  • Só assuma novas responsabilidades se tiver certeza e tranquilidade de que vai ter tempo;
  • DIGA NÃO para o que não acrescenta;
  • Se for preciso, PARE. Faça pausas conscientes, mas não se entregue à preguiça e procrastinação;
  • Saiba que pequenas alterações podem representar grandes mudanças; Acordar meia hora mais cedo, por exemplo (se as horas de sono forem suficientes para o seu relaxamento).

 

Se dê o tempo necessário para se reequilibrar e seguir adiante de forma mais sensata para não entrar no “piloto-automático”.

 

Precisa de ajuda para perceber o valor do tempo?

O valor do tempo é relativo. O que não muda é o fato de que ele é extremamente importante. Tudo é baseado em tempo: Por um minuto, você perde o avião. Em um segundo, um atleta de alta performance vence o mundial de natação. Um mês, para uma criança prematura, pode representar a vida.jogar-tempo-no-lixo

A percepção do tempo também é relativa.  Costumamos dizer que o mês de férias passa voando! Em compensação, quando realizamos uma tarefa que não nos agrada… ele parece quase parar.

Não podemos avaliar o valor do tempo para outra pessoa. Ele também é individual. Para uns, tempo perdido é ficar sem fazer nada. Para outros, a pausa é necessária, até incentivada. Tempo de qualidade pode ser com os amigos, com a família, imerso nos estudos, aproveitando uma viagem.

Isso também muda no decorrer da vida de cada um de nós. Quando somos criança, aguardamos o natal com tanta ansiedade! Os presentes, os preparativos… como demora para chegar o dia! Quando somos adultos, o fim de ano pode ser sinônimo de estresse, com a correria para comprar os presentes, com os preparativos para receber a família, com a proximidade das contas de início de ano. O natal? Parece que foi ontem e lá vem esse tal Papai Noel de novo!

O fato é que vamos deixando o tempo passar, sem nem nos darmos conta. Alguns de nós, totalmente no “piloto automático”, um dia após o outro, um dia a menos na nossa contabilidade da vida. Seguimos tão imersos na nossa rotina, na correria desenfreada que, por vezes, só conseguimos sair dessa situação com orientação especializada de alguém que nos ajude a enxergar “olhando de fora”.

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”  Mateus – 6:34 

 

Por fim, aprenda a viver no presente.

Estamos tão acostumados a viver pensando no passado ou no futuro, que perdemos o que há de mais incrível na vida, que é o momento presente.

Passamos a maior parte de vida pensando no passado e planejando o futuro, por medo do que possa nos acontecer. Como que se pre-ocupar fosse condição impressindível para evitar um problema no futuro. Consequentemente, esquecemos ou negamos o momento presente, e projetamos para um dia, num futuro distante, aquilo que buscamos, acreditando que finalmente seremos felizes.

Isso sobrecarrega muito a nossa mente e nossos corpos; ficamos tristes, nos sentimos ansiosos, incompetentes, raivosos e culpados. Aí como resultado, temos que trabalhar mais, estudar mais, sacrificar mais – num círculo vicioso sem fim. E não é comum as pessoas despertarem depois com um grande susto, e serem forçadas a repensar suas vidas.

 

Estamos tão acostumados a viver pensando no passado ou no futuro, que perdemos o que há de mais incrível na vida, que é o momento presente.

 

O segredo dos Sábios sobre o valor do tempo

A questão do valor do tempo, é algo que sempre foi estudado pelos filósofos e buscadores de todos as épocas, e no entanto, permanece como um desafio atemporal de geração após geração. O filósofo e autor Eckart Tolle, em seu livro “O Poder do Agora – Um guia para a iluminação espirital”, esclarece o valor do tempo:

Por que o agora é a coisa mais importante que existe? … É tudo o que existe. O eterno presente é o espaço dentro do qual se desenvovle toda a nossa vida, o único fator que permanece constante. A vida é agora. Nunca houve uma época em que a nossa vida não fosse no agora, nem haverá.

 

Enfim, a saída para aprender a lidar com o tempo e seus desafios, está em aprender a viver no presente. Por que todos sabemos que no fundo, é tudo o que temos. Viver no presente não significa ser irresponsável; é viver nesta  consciência, e colocar o seu melhor, as suas aptidões únicas à serviço da sua família e da sociedade, a cada instante.

 

O valor do tempo está justamente no tempo de valor. Em nossas sessões, ajudamos pessoas a viver de forma mais plena, com mais produtividade, sem sobrecarga e acima de tudo, com mais alegria, leveza e serenidade.

 

Quero aprender o valor do tempo. Como Cura Essencial pode me ajudar?

O valor do tempo está justamente no tempo de valor. Durante nossos atendimentos de Coaching de Vida iremos definir o que é valoroso para você, essa percepção única, que dá sentido à existência.

Enxergamos o potencial imenso que você possui, mas não consegue mais perceber. É o “olhar de fora” atento e preparado, para te ajudar a entender em que momentos e situações o tempo está sendo desperdiçado.

Nas nossas sessões, descobriremos para onde direcionar esforços, para obter os resultados que você deseja, de maneira mais satisfatória, com mais produtividade, sem sobrecarga e acima de tudo, com mais alegria, leveza e serenidade.

Lembre-se: Você pode contar conosco no seu processo de autoconhecimento e transformação pessoal.

Atendimentos OnLine para o Brasil e Mundo. Presencial em São Paulo, Capital.

SOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR

 

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar?