LUTO E DESAPEGO Como superar a perda? Neste artigo vamos trazer frases e orações poderosas!

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?” (Jo 11, 25-26)

 

luto e desapego como superar

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.”

 

No artigo de hoje vamos falar sobre sentimentos fortes, dolorosos e, algumas vezes, incapacitantes: LUTO E DESAPEGO  Como superar a perda? Separamos algumas frases e orações poderosas que podem auxiliar neste processo de aceitação e superação.

Antes de mostrá-las, queríamos compartilhar uma coisa: a morte do corpo é a única certeza da vida. Por isso, é certo também que não estamos sozinhos em momentos de dor e desesperança. Todos nós iremos sentir a tristeza ou o medo de perder alguém ou de estar pertinho da morte. Para a maioria de nós, o processo de aceitação desse fato não é dos mais simples. Mas, é preciso entender e vivenciar o luto, para praticar o desapego e seguir em frente.

Se você está passando por um momento difícil, perdeu alguém querido, sente a proximidade da morte ou vive uma situação de perda, se sente só, triste, sem esperanças, ou se a dor da saudade parece grande demais, certamente encontrará conforto em nosso outro artigo “como lidar com a morte, como o medo e com a incerteza”.

 

Palavras curam

As palavras têm poder! Se proferidas com amor e sabedoria, são fontes infinitas de cura e transformação.

É importante saber que o silêncio também é fundamental! Às vezes precisamos ficar quietinhos, centrados em nós, escutando nossos corações, deixando que o agir de Deus nos ajude a superar os momentos mais complicados.

Mas, as palavras (e pensamentos e intenções) são realmente poderosas! Em momentos de LUTO E DESAPEGO como superar a perda por meio delas?

Orações podem ser aliadas importantes no processo. O ideal é que elas sejam feitas de maneira bem consciente e focada, mas, se você se sente sem forças ou foco, experimente fazê-las assim mesmo, automaticamente. Deixe que as palavras, aos poucos, entrem em sua mente, acalantem o seu coração, e transformem o seu estado de espírito.

Vamos sugerir algumas delas, independentemente de religiões.

 

Oração de finados

Pai Celestial.

Quer eu flutue na superfície da vida presente;

Quer submerja sob as ondas da morte;

Estou seguro em teus braços imortais.

(Paramahansa Yogananda)

 

luto e desapego como superar

“Quer eu flutue na superfície da vida presente, quer submerja sob as ondas da morte, estou seguro em Teus braços imortais.”

 

Oração para todos os tipos de perdas

Senhor Jesus, também sofrestes perdas e luto. Ajuda-me com o Seu Santo Espírito a viver bem e com equilíbrio todas as etapas de minha vida, os lutos e as perdas que tenho tido na minha caminhada. Ensina-me a perdoar e a pedir perdão, a ser desapegado das coisas e das pessoas. Que eu viva intensamente o amor nos meus relacionamentos e não deixe para trás nada sem resolver. Nossa Senhora do Equilíbrio, caminhai comigo e rogai por nós.

 

LUTO E DESAPEGO Como superar com oração pelos que perderam um ente querido

Deus de bondade e misericórdia,
” Bem-Aventurados os que sofrem”, assim dissestes.
É na bem-aventurança do sofrimento que a ti elevo minha prece.
Senhor, dai forças àqueles que sofrem a dor da separação de um ente querido,
consolai-os na fé e na esperança de que eles partiram para estar Contigo.
Enchei de luz cada coração que chora para aceitar o Teu chamado com resignação, ajudando aquele que partiu a aceitar também a dor da separação.
Enxugai, Senhor, o pranto, assisti-os no sofrimento,
dai-lhes Tua paz, Tua calma em tão doloroso momento.
Fortalecei a esperança…os pensamentos, dando-lhes a certeza e a consciência, de que mesmo no mundo espiritual, estarão presentes entre eles em todos os momentos.
Junto em espírito, àqueles que continuam amando… abençoando suas vidas e por eles velando, e sua luz  e suas orações estarão sempre enviando.
(Maria Socorro Teixeira de Castro)

 

Oração para reencontrar a fé

Senhor,

abre meus olhos para que possa perceber que meus entes queridos não morreram, não me abandonaram.

Ajuda-me a crer que sua presença me envolve como uma nuvem. Senhor, abre meus olhos na fé!.

 

luto e desapego como superar

“Senhor, dai forças àqueles que sofrem a dor da separação de um ente querido, consolai-os na fé e na esperança de que eles partiram para estar Contigo.”

 

LUTO E DESAPEGO Como superar com texto de consolo após morte

 A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim, rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.

A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Porque eu estaria fora de seus pensamentos agora que estou apenas fora de suas vistas. Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho. Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi.  (Texto atribuído a Santo Agostinho)

 

Oração para aliviar a dor de perder alguém

Em ti Senhor meu Deus! Me inspiro! Me resguardo! Me fortaleço! De Ti Senhor meu Deus, me vem o tudo que aqui estou! Enquanto desejardes que assim sejais! Pois o meu tudo só a Ti pertence! Por Ti sou provido! Por Ti guiado! Por Ti todos os meus atos são realizados!

E se por Ti tudo faço e tudo posso, em Ti permaneço! Mas como humano que sou, tenho as minhas fraquezas, onde muitas vezes tropeço! Onde muitas vezes esqueço que sois meu Deus e meu único e verdadeiro Pai! Portanto, agora Senhor, firmo neste inefável propósito! De vencer a dor! A saudade! E todo e qualquer sentimento de incompreensão! De não compreender a Tua vontade e de fato fazê-la!

Suplico-te ó meu Pai! Aumenta a minha fé! Dai-me a sabedoria que me faz falta para entender teus santos desígnios! Principalmente aqueles em que a aparência pode me enganar! Faz-me lembrar que só Tu é eterno! E que nossas vidas a Ti pertencem! Para que possamos entender a morte como um mero ato de complementação do ciclo da vida! E que este tempo, não importa se longo ou curto, a Ti e só a Ti pertence!

Não me deixe sofrer mais Senhor, suplico-te pelos que amo e daqui partiram! Transforma a dor do meu coração, que me vem cada vez que me lembro dos amados que se foram, em uma doce e eterna saudade! Mas dai-me a certeza de que, num outro plano eterno, para sempre juntos estaremos! Para fazer conhecer os que sofrem por amor! Pela perda de um amor! Pela partida deste mundo que para Ti foram e Contigo estão! E na eternidade, assim como estes, juntos estaremos! Juntos em Ti!

Concede-nos o bálsamo do alívio! E fortalece-nos para que suportemos a dor e a transformemos em doce saudade! Guia-nos eternamente a Ti!

 

luto e desapego como superar

“Suplico-te ó meu Pai! Aumenta a minha fé! Dai-me a sabedoria que me faz falta para entender teus santos desígnios!”

 

LUTO E DESAPEGO Como superar com oração para quem acaba de falecer

Senhor Deus!

Humildemente, eu coloco diante da Tua misericórdia, esta prece e os meus pensamentos em favor de (nome do falecido), pedindo que estendas sobre ele a Tua paz, neste momento em que pode estar confuso diante da transição que faz da vida física para a vida espiritual.

Permita, Senhor, que os Bons Espíritos possam prestar-lhe toda a ajuda espiritual que necessite, nessa nova fase da vida em que ingressa, quando se desfazem os laços que o prendiam ao mundo físico. Que ele possa perceber a sua nova condição e assim obter o equilíbrio que lhe permitirá usufruir da beleza da vida que prossegue, plena e verdadeira, como um dia foi criada.

Que ele receba o carinho que lhe enviam todos seus amigos e entes queridos que agora se despedem e que formulam votos de paz, harmonia e felicidade nessa nova etapa da sua vida eterna. Que ele compreenda e aceite que não mais pertence a esta esfera física da Terra e que, por essa razão, a ela está devolvendo o corpo físico que aqui usou, por empréstimo.

Que (nome) consiga libertar-se de todos os elos que possam prende-lo à realidade terrena e dificultar a sua caminhada. Que ele confie aos Teus cuidados, Senhor, os problemas e as afeições que aqui deixou e, assim, possa prosseguir livre pela senda espiritual que é, agora, a sua nova jornada. Que ele leve consigo apenas as virtudes e o amor que aqui cultivou. Que ele receba doce e terna acolhida dos amigos e parentes que o antecederam no mundo espiritual e que eles, que tanto o amaram, possam toma-lo pela mão para guiar-lhe os passos até que se reequilibre em sua nova morada.

 

“Humildemente, eu coloco diante da Tua misericórdia, esta prece e os meus pensamentos em favor de (nome do falecido), pedindo que estendas sobre ele a Tua paz…”

 

Oração para superar qualquer fim

Querido Deus, hoje eu peço força para me desapegar. Sei que esta experiência já cumpriu seu papel na minha vida. Agora é tempo de seguir em frente, mas estou com medo. Por isso peço: dê-me forças para me desapegar.

Hoje, eu peço coragem para seguir adiante. Sei que não há mais nada que eu possa dar, nada que eu possa receber se continuar onde estou. Sei que Seu objetivo divino já foi alcançado e que algo maior me aguardar mais à frente. Mas, nesse momento, estou dominado pela dor, e essa dor está me impedindo de sair do lugar. Por isso eu peço: dê-me forças e coragem para caminhar.

Hoje, eu peço sabedoria para perdoar. Tenho me esforçado tanto para entender o que fiz, o que devia ter feito, o que devia ter parado de fazer há muito tempo. Sei que, quando eu puder perdoar a mim e a todas as pessoas envolvidas, conseguirei superar toda esta raiva, toda esta mágoa. Eu peço forças, coragem e sabedoria para me perdoar, pois só assim serei capaz de perdoar os outros.

Hoje, eu peço compreensão. Estou tentando entender, mas a verdade é que não consigo. Se por algum motivo ainda não é momento de compreender, por favor, meu Deus, alivie a minha dor.

Hoje eu peço a humildade da aceitação. Apesar de não entender por que isso tudo está acontecendo, estou disposta a me submeter. Estou disposta a aceitar esta experiência – só que, neste momento, meu impulso ainda é resistir. Por isso eu peço: dê-me humildade para que eu seja mais capaz de aceitar.

Hoje, eu peço paz. Neste momento, rogo que a presença consoladora da paz supere o medo e a raiva que ameaçam me consumir. Sei que, com paz, minhas forças e minha coragem aumentarão e eu conseguirei me encontrar em meio a toda esta perda. Eu me abro agora para receber e experimentar a paz em meio a esta tempestade. Desejo que a paz acalme a minha alma. Agora, recebo, abraço e acolho a presença da paz na minha mente, no meu coração e no meu espírito.

Hoje, fico de pé fortalecido! Avanço com coragem! Ajo com sabedoria! Abro-me para a compreensão divina! Aceito com humildade todos os meus pensamentos e sentimentos e experimento a presença crescente da paz.

Por tudo isso e muito mais, dou eternas graças.

 

luto e desapego como superar

“Eu me abro agora para receber e experimentar a paz em meio a esta tempestade. Desejo que a paz acalme a minha alma.”

 

LUTO E DESAPEGO Como superar a perda por meio de trechos bíblicos?

Há na bíblia, trechos que também podem trazer conforto e fé em momentos de desamparo e luto. Separamos alguns versículos:

Deus criou o homem para a imortalidade e o fez à imagem do seu próprio ser. (Sb 2, 23)

As almas dos justos estão nas mãos de Deus e nenhum tormento as alcançará. Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça, e sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz! (Sb 3, 1-3)

 

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima.”

 

Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Mas, se o viver no corpo é útil para o meu trabalho, não sei então o que devo preferir. Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo – o que seria imensamente melhor. (Flp 1, 21-23)

Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais, como os outros homens que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus levará com Jesus os que nele morreram. (1Tes 4, 13-14)

Eu te suplico, meu filho, contempla o céu e a terra; reflete bem: tudo o que vês, Deus criou do nada, assim como todos os homens. Não temas, pois, este algoz, mas sê digno de teus irmãos e aceita a morte, para que no dia da misericórdia eu te encontre no meio deles. (2Mac 7, 26-29)

Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos. Entrarão na Paz. (Isaías 49,13)

O justo perece, e ninguém pondera isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal. Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.  (Isaías 57,1-2)

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. (Apocalipse 21,4).

 

luto e desapego como superar

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”.

 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. (2 Coríntios 1,3-4)

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. ((Mateus 11,28)

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. (Salmos 23,4)

O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. (Salmos 34,18)

Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.  (Eclesiastes 3,1-8)

Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. (Isaías 43,2)

 

luto e desapego como superar

 

LUTO E DESAPEGO Como superar com a ajuda de Cura Essencial?

Podemos acompanhar você e te auxiliar no processo de reconstrução e fortalecimento após a perda de alguém ou de algo importante, seja através da cura quântica ou acupuntura, técnicas que tratam o físico, mental, emocional e espiritual.

Entendemos que é preciso vivenciar luto e desapego para aceitar que algo se rompeu, mas a vida continua e pode ser muito bela e vivida plenamente, após e apesar da dor. Estamos preparados para ajudar você a lidar com sentimentos como decepção, saudade, raiva, culpa, desamparo, falta de perdão, não-aceitação da morte, depressão – e a liberar esses sentimentos.

Sabemos que essa caminhada pode ser percorrida de maneira mais tranquila e amorosa. Também damos as mãos a você que acredita que, em breve, passará por um momento de “perda”.  Podemos ajudar no processo de compreensão, de fé nos caminhos divinos e na própria divindade que há em cada um de nós, na aceitação da finitude terrena e da certeza da imortalidade do espírito.

Oferecemos atendimentos On Line para todo o mundo e presencial em São Paulo, SP, Brasil.

SOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO
E GANHE UMA CONSULTA BÔNUS

Pin It on Pinterest

× PODEMOS TE AJUDAR?