Neste texto vamos falar sobre AUTOCONHECIMENTO como desenvolver. Como encontrar quem realmente somos? Saber o que queremos de verdade, o que é fundamental para que sejamos felizes e realizados? Descobrir se o que queremos, ou não queremos, é uma decisão baseada na nossa essência e no que acreditamos, ou é algo que nos foi imposto por outras pessoas, pela sociedade, pelo que esperam de nós? Vamos compartilhar esse processo de busca e reconhecimento a partir de agora.

 

autoconhecimento como desenvolver

Descobrir o que queremos deve ser baseado na nossa essência.

 

AUTOCONHECIMENTO como desenvolver?

Apenas por meio do autoconhecimento, e da descoberta de quem somos e também de quem podemos nos tornar, é possível encontrar o equilíbrio.

Quantas vezes você já teve a sensação de estar sem lugar, de não pertencer? Pode ser a um espaço físico mesmo, à uma situação, ao grupo com o qual você convive, ao seu ambiente de trabalho. Quantas vezes já sentiu, no seu íntimo, que deveria tomar uma determinada atitude, seguir por um caminho, mas fez diferente porque foi convencida ou por qualquer outro motivo, e depois ficou se sentindo mal?

É por meio do autoconhecimento que essa sensação de vazio, de inadequação, de estar desperdiçando tempo na vida, pode ser trabalhada e transformada. E, apenas a partir daí, você vai poder começar a trilhar o percurso em busca de uma vida verdadeira e plena.

AUTOCONHECIMENTO como desenvolver: listamos 10 passos que vão guiar você por esse processo de crescimento pessoal.

 

autoconhecimento como desenvolver

A chave para o autoconhecimento está dentro de você.

 

10 passos na busca por autoconhecimento

Vamos lá? Começamos agora, mas já adiantamos que nem sempre a busca que leva ao autoconhecimento é tão agradável quanto gostaríamos que fosse. É preciso olhar profundamente para si e isso pode assustar um pouco. Mas o processo é necessário para que possamos evoluir! É transformador e sempre, sempre mesmo, nos leva para algo melhor do que temos no momento.

A vida é assim. O aprendizado é na prática. E a regra é simples: se não posso mudar os fatos, então deixo que os fatos me modifiquem. Quero o crescimento possível, a travessia que me é proposta. Porque ficar parado e lamentando a vida que não quero, é um jeito estranho de abandonar a vida que tanto desejo.

Padre Fábio de Melo

Passo 1- Olhe para si

Esse talvez seja passo mais complicado. O “AUTOCONHECIMENTO como desenvolver” passa pela busca intensa pelo que temos de mais profundo. Muitas vezes nos surpreendemos com o que descobrimos a respeito de nós mesmas (os). Em muitos momentos não vamos gostar do que encontraremos. Da parte mais sombria que todos nós possuímos. Mas, onde há sombras, com certeza existe luz. E é por isso que o processo de autoconhecimento nos leva à iluminação. Nós acreditamos profundamente nisso.

 

O autoconhecimento passa pela busca intensa pelo que temos de mais profundo. Muitas vezes nos surpreendemos positivamente com o que descobrimos a respeito de nós mesmas (os).

 

Olhe para si e faça questionamentos. Encontre as respostas que já estão em você, tentando se libertar de julgamentos, preconceitos, pressões externas.

  • Você está sem motivação?
  • Sente-se deslocada (o) no trabalho?
  • Sente-se deslocada (o) entre os amigos? No meio da família?
  • Quer muito mudar alguma situação em que se encontra, mas não tem forças?
  • Enxerga que está em um relacionamento tóxico e abusivo?
  • Qual é a sua principal força?
  • Qual é a sua principal fraqueza?
  • Tem dificuldade em dizer “não”? Ou, ao contrário, gostaria de dizer “sim” mais vezes?
  • Sente-se incapaz de tomar decisões, mesmo sabendo que elas são necessárias?
  • Pelo que você acredita que vale a pena lutar?

Passo 2 – Medite

Se você já tem o costume de meditar, certamente pode confirmar o que vamos falar agora. A meditação transforma vidas! Na busca por como desenvolver o autoconhecimento, a meditação é um recurso chave.

Se você nunca meditou, talvez pense que é apenas sentar de pernas cruzadas, fechar os olhos e pensar em nada até que intermináveis minutos passem e as pernas fiquem dormentes. Acredite em nós: não é assim. Meditar é maravilhoso e os benefícios já foram comprovados pela ciência.

  • Melhora a concentração;
  • O sistema imunológico é fortalecido. Respiração, postura, disposição melhoram;
  • O nível de serotonina aumenta, trazendo benefícios no sono, apetite, humor, etc.;
  • Ansiedade e estresse reduzem;
  • Meditar estimula a criatividade, ajuda a clarear a mente, a fortalecer a intuição;
  • O foco fica ajustado, nas coisas que realmente têm importância, e no momento presente.

 

 

Indicamos fortemente alguns minutos de meditação, todos os dias. Para você que acha que não vai conseguir, algumas dicas:

  • No começo é meio enjoadinho mesmo. Parece que você não vai conseguir se concentrar, mas vai sim. Comece com poucos minutos por dia, uns dez já está bom. Se ainda não der, comece com cinco minutos e vá aumentando, gradativamente, quando quiser.
  • Nos primeiros dias da prática, preste atenção na respiração e nas sensações do corpo. Com o tempo, o estado de “flow” e concentração vão aparecer naturalmente.
  • Esqueça a ideia de “não pensar em nada”. Isso é impossível! Na meditação, alguns pensamentos aparecem, claro. Não se prenda a eles, deixe que passem, como nuvens passam no céu.
  • A posição mais conhecida é mesmo a de pernas cruzadas, costas eretas, mão sobre os joelhos. Mas você pode meditar na posição em que se sentir melhor, mais confortável.
  • Seja consistente. Medite todos os dias. É excelente na busca por autoconhecimento.

 

Passo 3- AUTOCONHECIMENTO como desenvolver: Procure ajuda

Como já mencionamos, a busca por como desenvolver o autoconhecimento não é sempre fácil e agradável. Ter ajuda especializada, de um profissional preparado para isso, pode tornar o processo mais fluido e menos doloroso.

O psicólogo pode te ouvir – e conduzir a conversa para que você mesmo consiga se ouvir. É ele também que vai orientar no que precisa ser trabalhado, ajudar a encontrar formas de lidar com o mundo, com as pessoas, com você.

Nós podemos conduzir você neste processo de autoconhecimento por meio do Coaching Espiritual e de Vida. Lembre-se: autoconhecimento é evolução. Evolução é crescimento, é vida com mais realização, com conquistas, com a descoberta de novas possibilidades. Quais são os seus sonhos? Seus desejos? Seus maiores medos? O que te trava? O que é preciso para que você siga o caminho que vai te fazer feliz?

O trabalho de um profissional não exclui o do outro, viu? São métodos diferentes de condução e acompanhamento. Um pode, inclusive, potencializar os resultados do trabalho feito pelo outro.

 

 

Passo 4 – Escreva

Para que carregar na mente e no coração o que você pode descarregar no papel? Escrever é terapêutico! Você pode escrever de maneira intencional, parando para refletir e tentar se perceber antes de começar. Também pode praticar a escrita livre, ou seja, apenas sente-se com a caneta nas mãos e despeje palavras, desenhos, riscos, o que desejar no papel à sua frente. Depois, você pode refletir sobre o que seu subconsciente ajudou a colocar na folha que até então estava em branco.

Muitas pessoas preferem queimar o papel depois da prática, com receio de que outros leiam, ou até como forma de expurgar o que colocaram para fora. Outros, levam ao psicólogo, ao coach ou ao analista para que tentem entender juntos. Há também quem guarde para ler futuramente e perceber as mudanças ocorridas no período.

 

Passo 5 – Saiba ouvir

Escute o que as outras pessoas têm a dizer, principalmente se você reconhece que elas te amam e torcem pelo seu bem. Entretanto, aprenda a filtrar o que escuta. Opiniões e julgamentos de terceiros estão impregnados de crenças, preconceitos, vontades e suposições que não são seus.

O que os outros dizem para nós ou a nosso respeito diz mais sobre quem eles são, e sobre o que pensam, do que sobre nós.

 

Passo 6 – AUTOCONHECIMENTO como desenvolver: Saiba silenciar

AUTOCONHECIMENTO como desenvolver: Uma mente em turbilhão é uma mente caótica. Se você estiver rodeado por barulhos aleatórios e dispensáveis, dificilmente conseguirá escutar o que realmente importa: a voz do seu coração, do seu inconsciente, do universo, de Deus.

Muitas pessoas estão tão imersas na correria do dia a dia que sentem dificuldade em estar sozinhas, em silêncio. Conhece alguém assim? Que é agito porque não suporta a calmaria?

 

Muitas pessoas estão tão imersas na correria do dia a dia que sentem dificuldade em estar sozinhas, em silêncio. Conhece alguém assim? Que é agito porque não suporta a calmaria?

 

Como já dissemos, a meditação pode ajudar neste processo. O contato com a natureza também. Experimente. Se for difícil, vá aos poucos, afaste-se por um tempo, troque de ambiente. O silêncio nos diz muitas coisas.

 

Passo 7 – Pesquise sobre o assunto e crie conexões

Há muitos livros sobre “como desenvolver o autoconhecimento”, muito material em vídeo também, disponíveis no mercado. Agora, com a internet, essas informações estão a um click e são imediatas. E tem muita coisa boa, como este artigo que produzimos pra você com tanto carinho. Pesquise sobre o assunto, escute o que pessoas diferentes estão dizendo, encontre canais de comunicação diversos. Depois, crie conexões entre todos eles, veja no que acredita, o que te fez pensar, o que acrescentou à sua busca. Não tome nada como verdade absoluta. Construa a sua verdade.

 

Passo 8 – Aprenda a dizer não

A maioria de nós tem dificuldade em dizer não. Quem nega é visto como inacessível, antipático, avarento, egoísta. Na ânsia por agradar ao outro, muitas vezes acabamos por desagradar a nós mesmos, passamos por cima do que queremos, sentimos e acreditamos ser melhor. Quanto mais intenso for o seu processo de autoconhecimento, mas fácil será reconhecer a necessidade de um não e dizê-lo.

Se você diz um sim, querendo dizer não, está dizendo não a você mesmo. Não faça isso. Você é importante demais para deixar que as necessidades de outras pessoas sejam mais importantes que as suas. Mas, para saber o que deseja de verdade, é preciso se conhecer intimamente.

O mesmo vale para o Sim que você quer falar, mas não diz porque acredita não ser adequado. Adequado para quem? Para você ou para os outros? Ou pior, para o que você pensa que os outros estão pensando (e que nem sempre corresponde à realidade).

 

 

Passo 9 – Mantenha o foco no presente

O passado é aprendizado. O futuro não chegou e ninguém sabe como será. Quando você foca no momento presente, o seu processo de busca por autoconhecimento fica mais intenso. Somos seres em constante mudança. Não somos mais quem fomos ontem. Quem seremos amanhã, é uma incógnita, por mais que nos preparemos para ele.

 

Passo 10 – AUTOCONHECIMENTO como desenvolver: Acredite em você

No fundo, você talvez já se conheça muito melhor do que quer acreditar. Talvez esteja em conflito com algumas coisas que descobriu a seu respeito. É muito comum que ignoremos alguns sinais, principalmente quando eles nos levam a uma tomada de decisão para a qual não acreditamos estar preparadas(os). Confrontar a si mesmo também é se autoconhecer. Amar a si mesmo, não apesar de tudo que se é, mas justamente por tudo isso.

Somos únicos e especiais. Não se compare. Não pense que deve ser o que o outro é, ou que ele espera que você seja.  O processo de autoconhecimento só pode começar quando você permite, quando está pronta (o) para enxergar quem é de verdade.

autoconhecimento como desenvolver

Quero me conhecer. Como Cura Essencial pode me ajudar?

Podemos acompanhar você nesta busca por autoconhecimento, guiando o processo, ajudando a enxergar o seu mundo interior, a silenciar um pouco o exterior, e a lidar com o quer for necessário durante as descobertas feitas pelo caminho. Por meio do Coaching de Vida e Espiritual podemos descobrir quais são as suas verdades e quais são as crenças que limitam seu crescimento.

Lembre-se: Você pode contar conosco no seu processo de autoconhecimento e transformação pessoal.

Atendimentos OnLine para o Brasil e Mundo. Presencial em São Paulo, Capital.

SOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR

 

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar?