Para falar sobre Efeito Placebo e Nocebo, é preciso falar sobre beijinhos. Vamos já começar fugindo um pouquinho da ciência e dos termos técnicos para falar sobre amor e sobre a força da sugestão.

Amor Cura? 

Imagine a cena – ou relembre, já que você já deve ter presenciado (ou vivido) algo parecido: A criança está correndo no parquinho, brincando, feliz da vida, enquanto alguém responsável por ela conversa com uma pessoa conhecida. De repente, o barulho das risadas é substituído pelo do choro. A criança caiu, se machucou e vem correndo, com o joelho todo ralado.

 

O “beijinho no dodói” tem fundo científico.

 

É neste momento que pais, tias, madrinhas, ou qualquer pessoa que tenha carinho por esse menino ou menina, utiliza uma técnica sem qualquer comprovação científica, mas que costuma funcionar porque está baseada no amor e na confiança.

– Vem cá, deixa eu dar um beijinho. Pronto, agora já vai passar. Já até passou. 

Já aconteceu com você? Já viu acontecer com alguém?

Pois é. Não há nada nesse beijinho além de atenção, amor, e algumas bactérias. Inclusive, esta é uma prática que deveria ser evitada, para não contaminar o machucado. Mas, na maioria das vezes, se a queda não foi assim tão feia, e o estrago não passar de pouco mais que um ralado, a criança enxuga as lágrimas dos olhos e volta a correr e a brincar, como se nada tivesse acontecido. Beijo de gente que ama pode ajudar a “curar” machucado sim.

 

Efeito Placebo e Nocebo do Amor

A técnica do beijinho também funciona muito bem para adultos, embora a gente tente racionalizar e, por vezes, se esqueça da eficácia dela. Quer ver? Vamos à algumas variações do “beijinho no dodói”.

  • Quando você tem dor de cabeça, após um dia muito estressante, e deita no colo do companheiro ou companheira para receber um cafuné;
  • O momento em que você não se sente bem e sua mãe coloca a mão sobre a sua cabeça e faz uma oração;
  • Aquele chazinho quente, na xícara bonita, que ajuda a afastar a cólica;
  • A mania de chupar um pouco de gelo para fazer o enjoo ir embora;
  • O copo com água e açúcar para acalmar quem ficou nervoso de repente.

Coisas assim, fazem com que a gente se sinta melhor, amenizam ou acabam com alguns sintomas desagradáveis… e agora vão nos ajudar a entender bem o conceito do Efeito Placebo e Nocebo.

 

efeito-placebo-e-nocebo

Já ouviu falar em Efeito Placebo e Nocebo?

 

O que é Efeito Placebo e Nocebo?

Antes de detalhar para vocês a definição de Efeito Placebo e Nocebo, vamos mostrar um exemplo de como essas duas palavrinhas, e o que elas significam, são importantes. Estamos escrevendo este texto em 2020 e os primeiros testes da vacina contra Covid-19 começam a ser feitos.

 

Efeito Placebo e Nocebo e a vacina

Enquanto cientistas em todo o mundo pesquisam e tentam encontrar a vacina contra a Covid-19, voluntários tomam as primeiras doses, recebem kits para controle dos possíveis sintomas e são monitorados 24 horas por dia. Todos eles passam por um processo semelhante ao da vacinação, mas, na verdade, nem todos são imunizados – de maneira proposital. Olha o Efeito Placebo e Nocebo aí.

Geralmente, os voluntários que aceitam participar de pesquisas com medicamentos, tratamentos e vacinas, são divididos em grupos, chamados “grupo de controle”. Uma parte recebe o “produto verdadeiro”, com todas as substâncias ativas. A outra recebe o que chamamos de placebo, ou seja, uma dose sem o agente ativo: um comprimido ou uma vacina que não tem qualquer agente que promova tratamento ou imunização, é basicamente, uma pílula de açúcar. Isso acontece para que o resultado do estudo seja completo, confiável e comparável.

Estudos científicos comprovam, e nós estamos sempre falando sobre o assunto aqui no Cura Essencial, que nossos pensamentos e atitudes são fundamentais no processo de cura de problemas físicos, mentais e psíquicos. Nossos pensamentos e sentimentos atuam sobre todas as células do corpo, ajudam a transmutar energia e a transformar características e situações que “falam” diretamente sobre nós, nossa saúde e bem-estar.

 

efeito-placebo-e-nocebo

Placebo siginifica “agradar”. É quando o paciente acredita que a substância ingerida ou tratamento recebido tem efeito positivo.

 

O que é efeito placebo?

O significado da parte mais conhecida do Efeito Placebo e Nocebo é algo positivo. Placebo, em latim (placere), significa “agradar”. Ou seja, apesar de não ter nenhuma propriedade comprovadamente com efeito farmacológico, a substância ingerida ou tratamento recebido tem efeito positivo para o paciente.

O placebo é usado em vários procedimentos médicos, inclusive na hora de aplicar anestesias!  O paciente não sabe que está ingerindo algo que não tem “capacidade de cura” ou de provocar reação. E não se preocupem, a intenção dos pesquisadores ou dos profissionais da saúde é a melhor possível. Com o placebo, eles conseguem saber se realmente o medicamento e terapia testados têm eficácia, ou se fatores externos influenciaram no resultado.

Voltando ao exemplo da vacina, parte dos voluntários vai receber a dose com o agente que, esperamos, é capaz de proteger e imunizar. Outra parte não. A escolha é completamente aleatória e não é informada ao paciente. Aliás, não é informada nem ao médico que aplica a vacina e conduz o monitoramento! É o chamado estudo “duplo cego”. Uma equipe faz a coleta dos dados e outra faz a análise.

Com o Efeito Placebo e Nocebo é possível estudar as consequências da ação da vacina (ou medicamento ou tratamento) no organismo, sabendo se realmente foram provocados pelo agente imunizador ou por outras questões.

O mais incrível é que, muitas vezes, o placebo demonstra eficácia! O paciente acredita e, porque acredita, ele melhora! Reforçamos, pensamentos e sentimentos são poderosos! A crença na possibilidade de cura provoca alterações no sistema nervoso e imunológico e o resultado pode ser positivo verdadeiramente, apesar do medicamento “de mentira”.

 

efeito-placebo-e-nocebo

Nocebo significa “prejudicar”. É quando o paciente ACREDITA que terá os efeitos colaterais negativos e acaba manifestando muitos deles.

 

O que é Efeito Nocebo?

Nocebo em latim significa “dano”, “prejudicar”. É o lado negativo dessa história bonita sobre acreditar e obter.

Nem sempre os efeitos do que não enxergamos é bom. Quando o placebo traz resultados desagradáveis, faz o sintoma piorar ou provoca efeitos colaterais ruins, ele é chamado de nocebo.

Sabe quando você lê a bula de um remédio e se assusta com aquele tanto de efeito colateral descrito lá? Boca seca, taquicardia, sonolência, erupção na pele… Você toma o medicamento esperando a cura, mas fica esperando, aflita, pela possibilidade de passar mal? Receio e a ansiedade podem fazer com que as reações adversas realmente apareçam, apesar de o corpo não ter apresentado nada inicialmente. O fator psicológico influencia diretamente no que o corpo sente.

 

Um terapeuta que atende de uma maneira mais humanizada, pode auxiliar no processo de cura dando atenção, fazendo com que o paciente se sinta acolhido e mais confiante.

 

Mas, é só Efeito?

Não. Longe disso. Nós acreditamos que é muito mais do que só Efeito Placebo e Nocebo. Acreditamos que tudo é energia e que isso é poderoso!

No caso específico da ciência, dos medicamentos e tratamentos, não há realmente nenhuma substância ativa. Mas tudo é capaz de influenciar no resultado de um tratamento, inclusive a relação que o paciente mantém com o médico, com o terapeuta e com toda a equipe envolvida no processo. Já aconteceu com você de trocar de médico e se sentir muito melhor? De passar por alguns terapeutas ou psicólogos até encontrar o que melhor combinava com o seu jeito e necessidade?

Um terapeuta que atende de uma maneira mais humanizada, por exemplo, pode auxiliar no processo de cura dando atenção, fazendo com que o paciente se sinta acolhido e mais confiante. Por outro lado, basta uma palavra ou expressão de um profissional da saúde para que medos, angústias e dúvidas aflorem. E não é apenas no psicológico que as reações acontecem. Nós já sabemos que os sentimentos fazem com que substâncias sejam liberadas no organismo, sejam boas ou ruins.

 

A “prova” do o Efeito Placebo: água com açúcar para “acalmar”. O efeito no corpo deveria ser o contrário do esperado. No entanto, algumas pessoas se sentem mais felizes e “tranquilas”.

 

Até mesmo nos casos dos “beijinhos de dodói” que citamos anteriormente, há alguns fatores que interferem. Cafuné, oração de gente que ama, carinho, também provocam essa liberação de substâncias relacionadas ao estar bem, ao relaxamento. Isso faz com que a gente se sinta melhor, mentalmente e fisicamente.

Mas, olha a “prova” de que o Efeito Placebo e Nocebo é poderoso: no caso da água com açúcar para acalmar, o efeito no corpo deveria ser o contrário do esperado. O açúcar é transformado em glicose e frutose quando é metabolizado, ou seja, carboidrato. E o carboidrato é fonte de energia. Acontece que o açúcar ajuda na liberação de serotonina, aquele hormônio ligado diretamente à sensação de prazer, e por isso algumas pessoas se sentem mais felizes e “tranquilas”.

Dada a explicação, esperamos que ela não estrague o efeito placebo dessa combinação que tem feito gerações se acalmarem ao longo do tempo. Se você acredita que um pouco de açúcar na água é capaz de trazer calma, provavelmente ela vai te acalmar.

 

efeito-placebo-e-nocebo

O efeito placebo e nocebo, não deixa dúvidas quanto ao poder do “acreditar”.

 

Placebo e Nocebo no dia a dia

Mesmo que você não esteja participando de nenhum experimento ou teste científico, mesmo que não esteja recebendo medicamentos ou placebos, pode perceber algumas ações na rotina que ajudam a entender esses conceitos.

  • Já sentiu uma dor ou outro sintoma que melhorou apenas com a ida ao consultório e a conversa com o médico?
  • Faz terapia e se sente melhor, mais leve, saudável e feliz após apenas encontrar o terapeuta?
  • Se sente bem melhor de uma indisposição depois de tomar um chá, daqueles de saquinhos comprados em supermercados?
  • Já sentiu indisposição após ouvir de alguém que estava com a pele pálida ou com “cara de doente”?
  • Sente bastante os efeitos dos alimentos? Comer alface ajuda você a dormir? Alimentos considerados afrodisíacos realmente “dão uma animada” na vida do casal?
  • Costuma sentir náuseas, sonolência, dores de cabeça ou outros efeitos colaterais leves, depois de ler a bula dos remédios?
  • Pra você, remédios, cremes e vitaminas de valor mais alto são sempre mais eficazes?
  • Acredita em problemas de saúde provocados por olho-gordo, mau-olhado, inveja?
  • Sente mais dor quando alguém avisa que vai doer?
  • Já melhorou com beijinho, cafuné e oração?

 

Tome posse do seu poder! Você possui capacidades infinitas, esperando a oportunidade de se manifestarem!

 

 

Então, qual é o segredo? Você é o Placebo!

O estudo do Efeito Placebo e Nocebo indicam o grande poder de materialização da mente das pessoas. Só isso é o que diferencia o resultado dos testes. Portanto, sabendo que a sua mente possui tamanho poder, por que não usá-la de forma construtiva para mudar a sua vida? Se uma pessoa é capaz de se curar de um câncer por exemplo, apenas tomando uma pílula de açúcar, por que você não pode materializar o que deseja ardentemente na sua vida?

O poder está em você! Tome posse do seu poder! Você possui capacidades infinitas, esperando a oportunidade de se manifestarem! Por que esperar por algo grave, como uma doença, para se apropriar do seu poder? Não adie para amanhã, comece hoje!

 

Você é o placebo. O poder está em você!

 

Quero Ativar o Efeito Placebo em Minha Vida. Como Cura Essencial pode me ajudar?

 Tudo é energia e está interligado. Por meio de nossas terapias e acompanhamentos trabalhamos tanto questões específicas e pontuais, quanto a totalidade do ser. Agora que já sabemos o significado de Efeito Placebo e Nocebo, suas implicações e consequências, fica mais claro entender que reações favoráveis ou prejudiciais dependem também (e intensamente) de nossas crenças e expectativas.

Os efeitos do que pensamos e acreditamos são reais. Ajudamos você a se fortalecer, enxergar o lado mais positivo da vida, combater as crenças limitantes, e acima de tudo, tomar posse da sua saúde e da sua vida!

Trabalhamos corpo, mente e espirito de maneira integrada, na busca por equilíbrio em todos os setores da vida.

Atendimentos OnLine para o Brasil e Mundo. Presencial em São Paulo, Capital.

SOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR

 

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar?