Cura Emocional – Como Alcançar. Para chegarmos nesta resposta, precisamos voltar uns passos e nos fazer as seguintes perguntas.

  • Como as doenças se originam em nós?
  • Existe relação entre a emoção e as doenças?
  • Quando a doença finalmente se instala, como tratar os aspectos emocionais e mentais além da medicina tradicional?
  • Como alcançar a cura emocional?
  • Quais são as ferramentas de apoio?

Se você está se fazendo essas perguntas, este artigo é para você.

Só podemos alterar ou evitar que algo aconteça se conhecemos seu processo ou sua forma de atuação. O mesmo podemos dizer em relação às doenças. Conhecendo o processo de adoecer podemos nos prevenir ou, ao menos, entender o que acontece em nossa mente e corpo e, principalmente, entender sua mensagem e trilhar o caminho da cura através do autoconhecimento e da utilização de ferramentas que aceleram e suavizam a nossa jornada à saúde plena.

 

Cura Emocional – Como Alcançar || Entenda o Processo de Adoecer

A relação entre o estado psicológico e as doenças não ocorre apenas nas situações de estresse, mas também de tristeza, sofrimento intenso, angústia, frustrações e perdas; principalmente quando acontecem repetidas vezes. Ou seja, toda sobrecarga que gere tensão emocional pode ocasionar em uma doença.

 

Devemos também considerar alguns fatores determinantes da doença:

– Fatores predisponentes: de natureza genética ou adquirido;
– Fatores desencadeantes: relacionados ao estilo de vida (hábito alimentar, consumo álcool/fumo/drogas, tipo e duração do trabalho, atividades físicas ou sedentarismo, vida sexual, lazer, relacionamento familiar e afetivo, religiosidade, escolaridade, posição social) e às condições do meio ambiente (alterações climáticas, condições sanitárias, poluição, etc).

Quando existem esses fatores ocorrerá um desequilíbrio interno gerando todas as fases do adoecer.

 

O processo de adoecer é lento e gradual, passando por quatro fases, sendo:

– Primeira fase: tensão emocional;
– Segunda fase: distúrbio funcional;
– Terceira fase: alteração celular, ocorrendo nessa fase as alterações laboratoriais;
– Quarta fase: destruição celular, onde ocorre a lesão celular, ou a doença propriamente dita.

Ou seja, quando há tensão (primeira fase), dependendo da intensidade, repetição ou duração do conflito, seja consigo mesmo, ou com alguma situação, é suficiente para originar transtornos funcionais (segunda fase); e estes, se repetidos e insistentes, alteram a vida celular (terceira fase), onde encontramos alterados os resultados de exames – acarretando a lesão orgânica, que é a quarta fase, ou a doença em si.

É preciso salientar que o processo de adoecer começa muito antes de ser diagnosticado em exames: isso só ocorre na terceira fase. Por isso é tão frequente descobrir uma doença já em estado avançado, quando anteriormente não constava em nenhum exame. Todo esse processo é inconsciente, podendo durar semanas ou anos.

cura emocional como alcançar

 

A doença é a manifestação dos conflitos interiores.

Antes de ocorrer a somatização, a pessoa apresenta problemas de ordem emocional, como angústia, depressão, medo, etc. Essa condição interna é um aviso de que sua atuação na vida é inadequada ao seu temperamento. A doença acusa a postura embaraçosa de alguém que está se boicotando em favor dos outros e se desviando de seu verdadeiro ser. Esse mecanismo existe para alertar e não para castigar. Desse modo, você poderá perceber o mal que está fazendo para si mesmo. A partir do momento que há um reposicionamento interior, resgata-se a harmonia e consequentemente a saúde.

 

Cura Emocional – Como Alcançar || Autoconhecimento é Chave

É você quem cria as condições propícias à manifestação das doenças.

Da mesma forma, você também tem a capacidade de destruí-las e curar-se. Talvez seja difícil conceber que você está causando os distúrbios de saúde pois aprendeu erradamente que o corpo fica doente sem a sua participação. A metafísica tem mostrado que cada um é responsável por tudo que acontece em seu corpo.

Uma vez somatizada a doença, é preciso ter o acompanhamento médico para restabelecer o físico. Paralelamente ao uso de medicamentos é necessário mudar as atitudes inadequadas que causam prejuízos emocionais e físicos.

Os remédios tratam o físico, fortalecem temporariamente o corpo e eliminam os sintomas. Mas, se você não mudar a condição interna que está gerando a doença, ela ressurgirá ou surgirá em outra área do organismo.

 

cura emocional como alcançar - autoconhecimento e chave

 

Encontrando as causas das doenças

Para encontrar as causas metafísicas das doenças não é necessário se pressionar, nem se obrigar a chegar à raiz do problema. Assim você estará indo contra a si próprio e isso abala ainda mais sua condição interna, agravando os sintomas físicos.

A resposta surge naturalmente, basta olhar para si mesmo e tentar descobrir em que área da vida você não tem fluído bem. Observe o que está afetando sua estabilidade emocional e, finalmente, o que o leva a ficar nesse estado.

Você pode até ter razão por se sentir assim, no entanto os sentimentos negativos não lhe fazem bem emocionalmente e afetam o corpo. Procure resgatar a serenidade, não se julgue e nem se deixe afetar pelos julgamentos dos outros. Dê-se força, não se obrigue a nada, deixe a consciência agir sobre você.

Admita o fato de não estar encarando a situação da melhor maneira, procure adotar uma nova postura de vida. Desse modo você estará resgatando sua integridade moral e, consequentemente, os problemas físicos deixarão de existir.

 

A dor promove um estado de reflexão.

A dor é uma sensação exagerada, com o intuito de despertar a consciência para as nossas inadequações. Ela não é o único caminho para o progresso espiritual, como muitos pensam. Ela faz parte da vida daqueles que resistem ao fluxo natural do ser e persiste enquanto não houver a reformulação interior.

Essa transformação pode ocorrer naturalmente durante o período de convalescência sem que a pessoa associe seu emocional afetado com a doença, apesar de estarem intimamente interligados.

O simples fato de se abster da dinâmica do cotidiano por conta de sua condição debilitada, já é um fator positivo para se trabalhar interiormente.

Quando isso acontece, a pessoa altera seus valores e supera esse período obscuro de sua vida com uma nova postura. Ninguém sai de uma fase de sofrimento com a mesma cabeça, porque a situação só muda se você mudar.

A dor tem um poder de te transformar. Ela é uma condição extrema para superar os bloqueios instalados durante a trajetória de vida. Ela vai passar definitivamente quando você mudar sua atitude interna.

cura emocional - como alcançar

 

Cura Emocional – Como Alcançar || Ferramentas de Apoio

Ficou claro que a cura emocional se dá através do autoconhecimento, no entanto, existem diversas ferramentas que podem apoiar nesta jornada do autoconhecimento, acelerando e até mesmo suavizando este processo.

Além do apoio de um psicólogo, que já é algo bastante difundido, destaco aqui as algumas terapias holísticas que ainda são pouco conhecidas e podem lhe ajudar muito neste processo de autoconhecimento. São elas:

  • Cura Quântica: É uma terapia energética indicada para cortar laços energéticos do passado, bem como influências espirituais negativas. Além disso, remove bloqueios energéticos nos chackras e nos órgãos que te impedem de viver com plenitude.

 

  • Acupuntura: Para a acupuntura, cada órgão está associado a uma emoção. Para alcançar a cura emocional, faz um mapeamento de qual órgão (em seu aspecto energético) está debilitado e faz o tratamento visando o equilíbrio energético deste órgão e de todo o corpo.

 

  • Reiki: É uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei), através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico, mental ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.

 

  • Florais: O tratamento com floral pode ser usado para vários tratamentos ou distúrbios, como problemas de autoestima, timidez, ansiedade, depressão, crises de pânico, cansaço físico excessivo, enxaqueca, alergias e muitas outras áreas.

 

  • Radiestesia Quântica: Através da radiestesia, investigamos, identificamos e qualificamos as energias que rodeiam o corpo energético sutil e grosseiro do corpo humano e, com a utilização de ferramentas, é possível transmutá-las – quando nocivas – em energias de saúde. Na radiestesia quântica, promove-se limpeza energética dos corpos mentais, emocionais, etérico e físico, quebrando contratos kármicos do passado, paradigmas e padrões mentais negativados que prejudicam a saúde.

 

  • Meditação: É uma técnica empregada que trabalha com o controle da respiração, mantras e visualização, de forma a centrar o corpo e a mente no instante presente, produzindo paz e tranquilidade e o sentimento de conexão com o Eu Superior.

 

  • Cristalterapia: Através do uso de cristais coloridos posicionados nas regiões do corpo, são propiciadas a harmonia, a energização e revitalização do ser como um todo. Remove e trata as tensões, os bloqueios emocionais e as energias negativas acumuladas no corpo que causam doenças e drenam a nossa energia.

 

meditação para cura emocional

Cura Emocional – Como Alcançar

A cura é uma combinação do tratamento físico com o reposicionamento interior. Do mesmo modo que é importante procurar o médico, também é necessário investigar as causas mentais e emocionais. Uma vez reparada a condição interna, o tratamento físico se torna mais eficaz.

O autoconhecimento e as terapias holísticas aceleram o processo de recuperação, por indicar em você aquilo que está mal resolvido. Partindo disso, é só ter boa vontade, abandonar a vaidade e não ser resistente, que a reformulação acontece com naturalidade.

Ficamos por aqui. Até a próxima!

SOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO
E GANHE UMA CONSULTA BÔNUS