Estamos atravessando a noite escura da alma coletiva. Nada deixa isso mais evidente, do que quantidade de pessoas em depressão em todo o mundo. É assustador o número altíssimo de suicídio, de pessoas dependentes nos mais tipos de vícios (droga, sexo, álcool) além do número vertiginoso de doentes psiquiátricos de toda a sorte; e isso, principalmente entre os jovens. A situação é tão trágica, que se pode afirmar que vivemos uma espécie de depressão espiritual em massa.

Será que existe um propósito divino no aparente caos em que vivemos? De acordo com a maioria dos religiosos de todos os caminhos e espiritualistas, como Andrew Harvey, PhD em Religião com mais de 30 livros publicados, afirmam que sim.

O objetivo deste artigo sobre “noite escura da alma coletiva”, é uma tentativa de poder trazer luz em meio a escuridão, e oferecer caminhos práticos para que você navegue estes tempos tão turbulentos com um pouco mais de paz e serenidade. Compartilho com você, algumas ideias defendidas por Harvey, super especialista em filosofia oriental, transcendência e religião, pincelado com nossas crenças e experiências pessoais.

Caos no Mundo: O Amor de Deus?

Vivemos momentos muitos difíceis quanto civilização humana. Não há uma única nação do mundo, que não esteja enfrentando toda sorte de crise, seja econômica, política, geográfica, religiosa e até êxodos modernos; como testemunhamos com pesar, os inúmeros imigrantes que colocam suas vidas em risco, em busca de viver num país melhor – mas certamente, o que está mais crítico e visível é a crise moral. Por vezes, temos a impressão de que a humanidade está regredindo em questões que nos pareciam superadas. Você também não tem esta impressão?

Assistimos surpresos e indignados com a inversão de valores tão fundamentais e construídos há séculos, e é inevitável não se perguntar: Onde está Deus, que vê e nada faz? Onde estão a justiça e misericórdia Divina?

Yogananda sorrindo

“O desalento não é senão a sombra que a mão da Mãe Divina projeta quanto se estende para nos acariciar. Não se esqueça disso. Às vezes, quando a Mãe vai acariciá-lo, Sua mão produz uma sombra antes de tocá-lo. Desse modo, quando as dificuldades chegarem, não imagine que Ela o está punindo. Sua mão, que projeta sombra sobre você, leva uma benção ao estender-se para trazê-lo mais perto Dela.” Yogananda

 

Por essa e outras reflexões, encontrei conforto e encorajamento no conceito de “noite escura da alma” individual (para saber em detalhes, clique aqui) mas vou dar uma resumida aqui.

Noite Escura da Alma – O que é?

É uma expressão criada por São João de La Cruz no século 16, que explicava a noite escura da alma como a sensação de ter sido abandonado por Deus ou, até mesmo, de duvidar da existência de Deus e do propósito da vida. Em um momento de grande provação, ele escreveu o mundialmente conhecido poema “Noite Escura da Alma” que tem sido fonte de inspiração para todas as pessoas que estão atravessando a sua noite escura.

Quando nos referimos a noite escura da alma, de forma geral, refere-se ao nível pessoal, mas ela também pode ser compreendida como um fenômeno coletivo. Afinal, assim como é no microcosmo (homem), é no macrocosmo (universo).

A noite escura da alma, é uma espécie de depressão espiritual. É um vazio espiritual; um sentimento de não pertencer a lugar algum, à coisa alguma; uma falta de sentido no existir. Não tem nada a ver com qualquer definição de sucesso ou falta dele, nem com relacionamento, classe social, lugar do mundo, condição financeira, crença religiosa, ou outro tipo de crença. É como uma pergunta para a qual não sabemos se existe resposta.

 

Noite Escura da Alma Coletiva – O que é?

Tudo no mundo evolui, até nosso planeta, os animais e as plantas. Vivemos atualmente duas crises simultâneas, a noite escura da alma pessoal, e a noite escura da alma coletiva.

De acordo com Harvey, os místicos que vivenciaram a sua noite escura da alma pessoal, sabem que esta época indica que algo incrível está sendo preparado pela Fonte Criadora.

Isso oferece conforto para nosso coração angustiado e deprimido, pois sinaliza que tanto as crises pessoais como coletivas que estamos vivenciando, não é ao acaso, e sim, fruto de é um processo magistral que vem sendo conduzido pela Inteligência Divina, para queimar nossas ilusões e apegos.

Dessa forma, nos conduzindo a uma transformação pessoal e coletiva, com o sublime propósito de impulsionar o nosso despertar; sobre o que realmente somos – “vois sois deuses e não sabeis” – e para que possamos realizar a nossa unidade como espécie com o próprio Cosmos. E assim, cocriarmos um novo jeito de ser e fazer no mundo.

Harvey vai além e afirma que as crises pessoais e coletivas tendem aumentar para atuar como um acelerador desta transformação. É necessário reconhecer que precisamos despertar, pois a humanidade está terrivelmente doente, “o que vivemos é uma espécie de quimioterapia para o câncer nefasto do egoísmo e do separatismo, que infelizmente estamos todos possuídos”, afirma Harvey.

“Dando à Luz” ao Novo Mundo

Todos estamos sendo convocados a dar à luz, a parir o novo mundo. A noite escura da alma coletiva, deve ser entendida como um processo, e que cada individuo está sendo convidado a co-criar este novo mundo.

Significa que precisamos dedicar todo o nosso ser e consciência para ativamente trazer à terra, esta nova realidade de ser e fazer no mundo, mas para tal, é necessário um grande ajuste de rota, tanto individual quanto coletivo.

É um processo de morte e nascimento simultâneo, e muitas pessoas estão despertando para este chamado. Este incômodo, nos “força” este olhar interno, para enxergar o que está suprimido em nosso subconsciente, para trazer à tona e assim, trabalhar em nossas sombras para transmutá-las em luz.

No entanto, é preciso reconhecer que encarar a verdade sobre si mesmo, é muito difícil, mas enquanto não a enfrentarmos, não é possível construir um novo mundo em cima das mentiras e negações criadas por nós mesmos.

noite_escura_da_alma

Não é ao acaso que você está vivendo nestes tempos.

Mesmo que não se recorde, você escolheu encarnar não apenas nas condições familiares atuais, mas também para participar ativamente neste tempo de transformação.

“Vivemos a melhor e a pior época do mundo, pois é uma oportunidade para o despertar total que estes tempos proporcionam, pois é muito intenso”, afirma Harvey; obviamente, quanto maior o desafio, maior é a oportunidade de crescimento e evolução…

Este momento serve para nos libertar de todos os nossos apegos e ilusões, e mergulhar no Amor Divino, oferecendo toda a nossa vida para o amor e serviço ao próximo. E se isto não é compreendido ou aceito, é possível que estejamos perdendo a finalidade de ter escolhido estes tempos para encarnar na terra.

Você é a mudança que deseja no mundo

A mudança no mundo começa onde estamos, com os recursos que possuímos, nas condições que nascemos e vivemos. Portanto, se você deseja um mundo onde não exista corrupção, só para ilustrar um exemplo, e entender como é desafiador:

Olhe para si, e perceba seus comportamentos e atitudes no último ano. A lei e a retidão começam em nossas pequenas ações do dia a dia…. muitas vezes, a diferença entre o pequeno e o grande corrupto, está apenas na alçada de poder que possui. Para o cidadão comum, muitas vezes, ser corrupto é pagar propina para o guarda para não tomar multa ou ter seu carro apreendido. Qual é a diferença? Apenas a alçada… esta mesma pessoa com acesso a recursos, muito provavelmente também fará outros acordos ilícitos, pois este seu comportamento já está normalizado.

Precisamos confrontar esta e muitas outras questões em nós mesmos; questionar todas as nossas certezas, promover uma mudança em nosso comportamento, romper com as crenças limitantes arraigadas para que se abra uma realidade mais expandida, e para que aprendamos a manifestar o nosso potencial infinito.

 

Um passo por vez

A transformação do mundo começa com cada um de nós. Ao atravessar a sua noite escura da alma pessoal com perseverança e fé, você contribuirá positivamente para apoiar a noite escura da alma coletiva que o planeta está passando.

luto e desapego como superar

Bem sabemos que é muito difícil no começo, mas um dia precisamos começar nossa jornada do despertar. E ao longo do caminho, você descobrirá que possui adormecido em si, uma capacidade extraordinária de transformar a vida das outras pessoas através do seu exemplo, para que eles também, se tornem pessoas melhores, comunidades melhores, um mundo melhor – e isso te levará a uma profunda de gratidão à Deus, à vida, aos aprendizados e dores do caminho….

E quando isso acontece, você vive em estado de graça apesar de todas as dificuldades e aparentes injustiças da vida – por que elas não desaparecerão! – mas você compreende melhor o propósito de tudo isso e o seu papel na noite escura da alma coletiva.

Comece onde você está: Sugestões para expandir seu AutoConhecimento

1) Estude. Procure instituições em que confie; Assista aos videos do nosso canal no youtube,  a playlist “espiritualidade básico”, é uma boa forma de dar os primeiros passos.

2) Aprenda com os sábios de todos os tempos. Leia o livro “A Trilha” de Andrew Harvey, que é um excelente guia não religioso para quem deseja começar sua jornada espiritual. Em nosso canal no youtube, disponibilizamos a playlist “livros que amamos” com muitas outras dicas de leitura.

3) Filie-se a uma escola filosófica ou esotérica, como SRF (somos filiados a esta), Gnosis, Rosacruz, Eubiose ou Cabala – para citar alguns que pessoalmente conhecemos a seriedade destas instituições.

4) Conecte-se com a natureza. Faça caminhadas meditativas em meio a natureza, de preferência longe da cidade e das pessoas.

5) Ore. Temos várias orações guiadas em nosso canal.

6) Medite, faça yoga, pratique mindfulness. Existem diversos locais que oferecem ambos de forma gratuita, procure em sua cidade.

7) Pratique afirmações. Temos uma playlist com várias. Aqui deixo uma das minhas preferidas, que me serve de inspiração nos momentos difíceis:

“Querido Pai, quaisquer que sejam as dificuldades que me confrontem, eu sei que representam o próximo passo no meu desenvolvimento. Receberei de bom grado todas as provas, pois sei que em mim, estão a inteligência para compreender, o amor para aceitar e o poder para superar.” Yogananda

libertação

Quero assumir o protagonismo da noite escura da alma coletiva. Cura Essencial, me ajuda?

Será um grande prazer te apoiar na sua expansão de consciência! Amamos fazer este trabalho; o de ajudar pessoas comuns à despertarem o seu Divino interior para acessar potenciais infinitos.

Sabemos que os desafios da vida cotidiana, nos afastam da conexão com nosso Eu Superior, com a nossa essência e nos leva a questionar até nosso propósito.

Por meio das terapias e mentorias que conduzimos, podemos ajudar você com tratamentos energéticos e espirituais para suavizar os sintomas experimentados, como a doença, angústia, frustração, medo ou ansiedade, além de ajudar na busca por essa reconexão consigo.

  • Coaching de Vida e Espiritual: Desenvolvemos um belíssimo trabalho de aprendizado e autodescoberta, que vai te ajudar a descobrir o que te faz feliz e realizar! Ou ainda, amplie sua consciência sobre a espiritualidade sem religião.
  • Cura Quântica: eficaz na remoção de bloqueios energéticos e espirituais, como chips espirituais, traumas passados, e obsessões complexas que podem estar potencializado sentimentos negativos, além limpeza e harmonização dos chakras, para atingir estágios mais elevados de consciência.

Acesse a página “recursos gratuitos” para mais inspiração.

A noite escura é o anúncio de que o raiar de um novo dia, um novo tempo, está chegando.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar?