“Se algum ser humano atingir a plena maturidade, os lados masculino e feminino da personalidade devem ser trazidos à consciência”. – M. Esther Harding

Nossa conversa sobre o sagrado masculino começa com uma contextualização importante:

 

casal idoso e sagrado masculino
  • Facebookhttps://www.facebook.com/Cura-Essencial-Terapias-2412742102295743

 

Tudo o que existe é sagrado 

O homem, a mulher, plantas, animais… tudo o que existe na criação é sagrado e cumpre um papel importante na cadeia da vida.

A palavra sagrado vem do latim sacrum, que significa santo, relacionado aos deuses, divino. Para viver em equilíbrio e plenitude, desenvolvendo toda a nossa potencialidade, é preciso aprender a enxergar o divino que há até mesmo nas pequenas coisas. É preciso também entender que cada um de nós é formado por feminino e masculino e que esses dois lados precisam estar interligados, em harmonia – e não, simplesmente, um dominando o outro.

 

Somos energia

A física quântica já provou científicamente que energia é a nossa essência promordial. No entanto, ainda somos ensinados a olhar para nós e para o mundo como matéria e não como energia; talvez porque seja mais fácil compreender o que é racional, o que é facilmente percebido pelos cinco sentidos; mas o corpo humano pode ser estudado em diferentes níveis, do mais simples ao mais complexo.

Imagine átomos, prótons, nêutrons, elétrons… poderíamos tanto estar falando sobre uma tomada elétrica, com seus polos negativos e positivos, quanto da experiência da vida humana. Estamos sempre envoltos em dualidade: positivo-negativo, feminino-masculino, dia-noite, yin-yang.

Na filosofia chinesa, o símbolo do Tao  representa o equilíbrio entre as polaridades; o conceito de que tudo está integrado e nada é absoluto. Tudo, inclusive nossa saúde integral (mente, corpo, espírito), deriva desse equilíbrio, da harmonia entre yin e yang. Em essência, a energia primordial se manifesta em duas polaridades e ambas são igualmente importantes e necessárias para a manifestação de tudo o que existe, incluindo o ser humano em sua totalidade.

 

yin e yang polaridades do sagrado masculino
  • Facebookhttps://www.facebook.com/Cura-Essencial-Terapias-2412742102295743

O yin e yang representam as polaridades do sagrado masculino e feminino.

 

O símbolo de Yin e Yang é a chave. Somos, como o símbolo do TAO, compostos de forças complementares, que habitam em nós em um delicado equilíbrio. Quando temos muita energia ou falta de outra, sentimos essa desarmonia e os problemas aparecem.

 

O que é o sagrado masculino?

O sagrado masculino é uma expressão da polaridade energética positiva, que na filosofia chinesa, o explica como yang.

Quando os lados estão em harmonia e a manifestação da polaridade masculina é vivida em plenitude, sem exagero, temos características pessoais como força, coragem, iniciativa, liderança, razão entre outros, com equilíbrio.

 

Masculinidade Tóxica

A masculinidade tóxica ocorre quando há o uso excessivo da energia masculina, ou seja, das características masculinas como liderança, força, coragem, assertividade, razão, que são todas positivas, mas quando em excesso, gera desequilíbrio.

Porque força em excesso pode virar subjugação; coragem em excesso pode virar irresponsabilidade; liderança em excesso pode virar dominação; razão em excesso pode virar frieza.

Pense nas pessoas que conhece. Há alguma delas que não consegue demonstrar emoções, chorar nos momentos mais tristes? Algum companheiro que acredita ser superior à mulher e inclusive age com violência quando é contrariado? E o que falar das que se arriscam em brigas infundadas ou disputas arriscadas, e algumas vezes até ilegais, como as corridas de carro nas ruas e as brigas entre torcidas?

Quem diz que homem não chora, que é preciso ser durão, que o certo é a imposição por meio da força, apenas reforça o desequilíbrio entre masculino e feminino. E o sagrado vem justamente da essência do homem encarada sem distorções, medos e padrões arraigados que estabelecem que precisam ser seguidos custe o que custar.

Também há o outro lado, quando a energia masculina não é desenvolvida ou é menosprezada. Pessoas sem iniciativa, apáticas e até passionais demais podem encontrar muita evolução no entendimento do que é o sagrado masculino.

 

masculinidade toxica e sagrado masculino
  • Facebookhttps://www.facebook.com/Cura-Essencial-Terapias-2412742102295743

Masculinidade tóxica é o uso exagerado da energia masculina

 

Se reconecte com o sagrado masculino

“Quando tocamos no sagrado masculino, tocamos também na alma do homem. E essa alma toca Deus, seja qual deus for”.

Energia masculina tem a ver com a nossa energia primordial. Uma frequência de onda, pela qual homens e mulheres conseguem manifestar força e poder pessoal.  O coach Tulio Caminha, em uma live sobre masculinidade, disse maneira muito bonita que

“Sagrado masculino é a frequência com que o homem estabelece a conexão com seu sagrado e transfere este sagrado para fora”.

 

luiz alfredo garau batista
  • Facebookhttps://www.facebook.com/Cura-Essencial-Terapias-2412742102295743

“O sagrado masculino consiste na integralidade do homem”, diz Luiz Alfredo Garau Batista

 

Algumas dicas para equilibrar o sagrado masculino

 

1. Conecte-se ao sagrado masculino

Entenda que homens e mulheres possuem a polaridade, a energia masculina e feminina, e que isso não tem a ver com o sexo. E que energia sem equilíbrio pode ser destrutiva.

Encontre e conecte-se ao sagrado masculino que há em você. Luiz Alfredo, da Cura Essencial, explica que o sagrado masculino, está na busca pela totalidade do ser, em sua completa manifestação.

Descubra o que considera realmente importante. É a família? O relacionamento amoroso? O sucesso profissional? A partir daí, liste o que não está em harmonia, o que pode ser melhorado. Perceba se os problemas são consequência de alguma atitude ou característica excessiva, como vimos agora há pouco.

 

2. Pratique o autoconhecimento. Quem é você?

Perceba-se! Desde antes de nascermos, somos bombardeados com expectativas de outras pessoas a nosso respeito: “vai jogar muito futebol com o papai”, “tá chegando a minha princesinha” ou “vai ser o garanhão da família”, “minha filha vai ser freira!”. Alguns crescem vestindo essas máscaras e inúmeras outras durante toda vida; outros podem se rebelar de maneira desequilibrada e destrutiva. Quem é você realmente?

 

3. Conecte-se com seu Guerreiro Interior

O guerreiro interior é uma das facetas do sagrado masculino. Diferente do que vemos na mídia e nas histórias sobre os guerreiros que representam muito mais a masculinidade tóxica do que o sagrado masculino, este guerreiro valoriza a verdade, a totalidade, a coragem e a força interior.

Para aprender a utilizar esta energia de maneira mais adequada, uma sugestão é praticar Aikido, que é uma arte marcial japonesa, que traduzindo, significa “o caminho da unificação com a energia da vida” e tem como princípio a não violência, é uma luta que utiliza o ataque do inimigo, para desequilibrá-lo, ou seja, é uma técnica de defesa pessoal e não de combate.

 

guerreiro interior e sagrado masculino
  • Facebookhttps://www.facebook.com/Cura-Essencial-Terapias-2412742102295743

O guerreiro interior valoriza a verdade, coragem e a força interior.

 

4. Procure ajuda se necessário

Busque ajuda! Conversar com amigos e com familiares pode trazer alívio; mas, lembre-se das máscaras e expectativas. Por mais boa vontade que as pessoas que nos amam possuam, elas também trazem condicionamentos e conceitos arraigados profundamente, que acabam influenciando na maneira como nos escutam e nas respostas que nos dão. Se o sagrado masculino não é vivido de maneira plena e equilibrada, a opção pode estar em procurar um terapeuta.

 

5. Compartilhe e troque

Converse com outras pessoas que estão na mesma busca. Fale sobre as dúvidas e sentimentos. Sabemos que não é fácil! Mas existem muitos homens (e mulheres) que já perceberam a importância de buscar o sagrado masculino e, provavelmente, eles também se sentem perdidos e desamparados. Há círculos masculinos que ajudam nesse processo de busca, reconexão e, diríamos, até mesmo cura.

 

6. Quais são as suas referências de masculinidade tóxica e do sagrado masculino?

Apague das suas referências as imagens de homens e mulheres como retratadas em filmes, televisão e redes sociais. Eles não são representação do divino e da verdade (inclusive, e principalmente, nos filmes de conteúdo sexual para adultos). O que você vê, escuta, frequenta, vivencia, te afasta do sagrado e do equilíbrio?

Olhe para seus amigos, familiares e pessoas da sua comunidade em geral. Quanto mais você busca enxergar a verdade no outro, mais profundamente, você é forçado a olhar para si mesmo.

Quais são os homens que você admira? Há exemplos extremamente positivos de energia masculina divina bem canalizada. Questione os seus heróis, repense, encontre pessoas que representam o que você busca alcançar e aprenda com elas, respeitando sua própria essência.

 

paternidade e sagrado masculino
  • Facebookhttps://www.facebook.com/Cura-Essencial-Terapias-2412742102295743

 

5. Seja você uma referência do sagrado masculino para outros.

Traga outras pessoas no seu processo de despertar. Você pode ser uma referência positiva! Principalmente em relação aos homens, eles estão começando agora nessa caminhada à procura do equilíbrio e podem se espelhar na sua trajetória. Fale e escute. Acolha com empatia.

 

6. Não reproduza comportamentos machistas, perpetuando a masculinidade tóxica.

Se afaste de conversas, pessoas e lugares tóxicos. Não reproduza comportamentos machistas, desrespeitosos ou que nada acrescentam. Agora já sabemos que somos energia, iguais e interligados, e conhecemos as polaridades envolvidas nos pensamentos e ações. Escolha estar onde está a sua evolução.

 

7. Permita-se. Só os fortes conseguem demostrar suas fraquezas e emoções.

Um passo de cada vez!  Que tal deixar cair a lágrima ao final de um filme mais triste? Se ainda não consegue falar claramente sobre seus sentimentos com a esposa, por exemplo, diga a ela que está tentando ou comece resumindo em poucas palavras. Algo do tipo: “hoje eu estou um pouco triste, mas não é nada com o nosso relacionamento. Ainda não me sinto confortável pra falar sobre sentimentos, mas estou trabalhando isso em mim” pode transformar um relacionamento.

 

sagrado masculino
  • Facebookhttps://www.facebook.com/Cura-Essencial-Terapias-2412742102295743

 

Quero me reconectar ao Sagrado Masculino. Como a Cura Essencial pode ajudar?

Podemos ajudar você a descobrir e tratar bloqueios físicos, mentais, emocionais e espirituais que estejam impedindo a sua conexão com o sagrado masculino.

De uma maneira científica e amorosa, buscaremos os fatores conscientes e inconscientes que provocaram o desequilíbrio energético (crenças, abandono, medo, alienação, falta de conexão emocional, abusos, etc.) e trabalharemos na busca pelo masculino divino, colaborando assim para o encontro da harmonia para todas as áreas da sua vida.

 

Aprenda Mais sobre Masculinidade Tóxica e Sagrado Masculino

 

Leituras

  • O Homem Pró-Feminino: Como o machismo prejudica os homens – Fábio Veronesi
  • João de Ferro: Um livro sobre homens – Robert Bly
  • O caminho do homem autêntico – David Deida
  • O cavaleiro preso na armadura: Uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade – Bobby Fischer
  • He: a chave do entendimento da psicologia masculina – Robert A Johnson
  • Rei, Guerreiro, Mago, Amante – Robert Moore Douglas Gillette
  • Sob a sombra de Saturno: a ferida e a cura dos homens – James Hollis
 

Documentários

  • The Mask you Live in (2015)
  • Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero (2017 – ONU)
  • Brené Brown: o Poder da Coragem (2019)
  • O silêncio dos Homens (2019)

 

SOMOS ESPECIALISTAS EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO
E GANHE UMA CONSULTA BÔNUS

Share This
× PODEMOS TE AJUDAR?