O Brasil é maravilhoso!
Imagine um rio bonito, de águas bem tranquilas. O céu está lindo! O sol brilha, quase não há nuvens e o horizonte está repleto de promessas. De repente, alguém aparece e, com coragem, grita em alto e bom som tudo o que sente e deseja. É um pedido de liberdade, que ecoa para a outra margem, por toda a região, por outros países.
Estamos falando de uma situação que transformou as nossas vidas.
Hino Nacional Brasileiro
Pode não parecer, mas o parágrafo acima descreve o início do Hino Nacional Brasileiro – escrito com as nossas palavras, que fique bem claro. E o homem, a gritar na beira do rio, é D. Pedro I, no dia da Independência do Brasil. Eu sei, quando cantamos o hino, com pompa e circunstância, em ocasiões solenes ou no início das mais disputadas partidas de futebol, ele parece mais complicado; difícil até de entender:
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante”. .
O Hino Nacional, escrito por Osório Duque Estrada em 1909 (com música de Francisco Manoel da Silva) é um dos maiores símbolos de exaltação à pátria. No final deste artigo, vamos explicar direitinho o que cada trecho dele significa.
Antes, vamos falar sobre o nosso Brasil. Sobre o nosso amor ao país. Porque acreditamos que o Brasil é maravilhoso!
O Brasil é maravilhoso? Sim!
Parece que virou moda falar mal do Brasil – especialmente por quem deveria engrandecê-lo: os brasileiros. É um tal de “meu sonho é largar tudo e mudar para o Primeiro Mundo”; “vou ser feliz quando sair do Brasil”; “O Brasil não tem mais jeito, não”, que quase desanima quem ainda enxerga as maravilhas e potencialidades do país. Quase.
Acontece que o Brasil é um dos melhores países do mundo para viver. Existem problemas? Nossa! Como existem! Mas, precisamos focar nosso olhar para as coisas positivas, que são muito mais numerosas. Temos que recuperar o orgulho e o amor à pátria, independentemente de opções políticas, partidárias e das pessoas que estão no poder. A pátria é composta pelo povo. E não há povo melhor do que o povo brasileiro.
Povo brasileiro
O Brasil é maravilhoso e o povo brasileiro é amistoso, caloroso e generoso, quase sempre disposto a acolher e ajudar. Somos fruto da miscigenação, somos parte de um todo formado por tantas partes diversas, de tantos lugares do mundo. Há um pouco de cada um em cada um de nós. O povo brasileiro é apaixonado e apaixonante! Mesmo quando enfrenta as maiores dificuldades, mantém a garra e o sorriso. Não queremos aqui romantizar as lutas ou banalizar os problemas. Longe disso! Mas é por meio da resiliência, do ato de persistir, da criatividade, da força para sobreviver e buscar a transformação, que o brasileiro encontra o caminho.
Somos o “povo do abraço”, considerado um dos mais acolhedores do mundo. Do futebol, da dança, da música, do arroz e feijão, do brigadeiro de panela! Apesar do nosso índice de felicidade ter caído um pouquinho em pesquisas mais recentes, ainda somos um dos povos mais felizes. E, curiosidade, um dos mais higiênicos também.
Brasileiros pelo mundo
Algumas vezes, os caminhos levam mesmo para fora do País. E aí, a saudade bate.
Ana Carolina Santos fez o trajeto inverso ao de D. Pedro I. Deixou o estado do Espírito Santo, no Brasil, para viver na região de Cascais, em Portugal. Ana é advogada, apaixonada por viagens e está se redescobrindo em um outro país, como conta no blog Um Olhar Novo. Foi muito bem acolhida e está feliz na nova casa, encantada pelas belezas de Portugal, mas contou sobre o que mais sente falta após se mudar do Brasil:
– A saudade das pessoas é o que eu realmente sinto aqui. Sinto muita saudade dos meus avós e dos amigos. Sinto saudade de falar sem medo de errar. Acho que só o brasileiro leva a vida de forma leve, sorri em meio ao caos; o copo está sempre “meio cheio”, mesmo quando só há um pingo dentro dele. O brasileiro vê as coisas de forma positiva. Acho que de tanto ver tudo de forma positiva, se acostuma com tudo, inclusive com o caos. Embora seja uma virtude, acaba se tornando um problema. Sinto saudade de sorrir sem medo de julgamento.
Saudades do Brasil!
Naira Scardua é jornalista e viveu um ano nos Estados Unidos com o marido e dois filhos. Ela diz que viu de perto a eficiência de muitos serviços de um país de “Primeiro Mundo”, mas resolveu voltar ao Brasil:
– Tive o sentimento de “não pertencimento”. O fato de ter que provar a todo tempo porque você está naquele país e porque merece viver ali foi uma das coisas que mais me incomodaram. Tive o desejo de voltar ao Brasil, mesmo sabendo de todas as dificuldades. O que eu queria era me sentir acolhida, poder ir e vir sem provar nada a ninguém; estar perto da família e resgatar minha história profissional. Outro fato que pesou é que o brasileiro não vive pra trabalhar, batalha sim, mas valoriza os momentos de diversão sem sentir culpa por “não estar ganhando dinheiro” naquele momento.
O Brasil por opção
Muitos brasileiros que tiveram a oportunidade de morar fora do país por alguns anos, optaram por voltar ao Brasil, por escolha. Ou seja, estamos falando de pessoas muito bem sucedidas que poderiam ter ficado fora do país, por que não faltava oportunidade, mas que escolheram retornar para participar ativamente na construção de um país melhor. E não estamos falando necessariamente de pessoas que voltaram para assumir altos cargos ou posições no governo, mas pessoas comuns, que dentro de sua área de especialidade, colocam o seu melhor a serviço do país e dos brasileiros e o fazem com muita alegria e gratidão.
Este é o caso da Giselle da Cura Essencial, que ocupou posição executiva de destaque e morou no EUA por 4 anos, seguido da Índia, por mais 2 anos. Com emprego garantido em ambos os países, incluindo a garantia do “green-card” americano, escolheu retornar ao Brasil, e fazer a diferença aqui, dentro da sua área de atuação, e não pensa nem por um segundo, a trocar o país por qualquer outra nação, porque o Brasil é maravilhoso!
O Brasil é maravilhoso!
O Brasil é um país muito extenso territorialmente, o que nos garante diversidade em todas as áreas. A primeira delas é cultural; coloque um morador do Sul do país para conversar com um do Nordeste, por exemplo. A riqueza de informações, de pensamentos diversos, e de sotaques, vai encantar você! Sem falar nas comidas e bebidas que, certamente, estarão nessa roda de conversas: que tal uma mistura de chimarrão com acarajé? Ou cajuína com pinhão assado?
Nossa produção industrial, agrícola, cultural, também varia de região para região. O Brasil é o maior produtor de café, laranja e soja do mundo. Nossa indústria também se destaca. Somos os maiores na área da celulose e do minério de ferro, só pra exemplificar. O Brasil é maravilhoso! Já está convencida (o)?
Temos a Floresta Amazônica (polêmicas à parte); os Lençóis Maranhenses; o Cristo Redentor; Bonito; as Cataratas do Iguaçu; as chapadas; o Jalapão… praias e montanhas. O rural e o urbano. Temos de tudo nesse nosso Brasil marcado pela abundância (e, sim, pela desigualdade).
Como diria Jorge Bem Jor,
“Moro
Num País Tropical,
Abençoado por Deus
E bonito por natureza!”
Tchau, Síndrome do Patinho Feio!
Precisamos deixar de lado essa nossa “síndrome de Patinho Feio” que ainda não percebeu que é um cisne. Temos que enxergar que estamos rodeados por maravilhas e, principalmente, acreditar que tudo pode ficar ainda melhor. É acreditando no Brasil e na força do povo brasileiro, que conseguiremos contribuir para a manutenção do que é bom e a transformação do que precisa ser melhorado. Cada um fazendo a parte que lhe cabe. Lembre- se: O Brasil é maravilhoso!
Hino Nacional explicado
Vamos ao Hino Nacional explicadinho.
Parte 1 – Liberdade do Brasil
É a parte que mostramos no início deste texto.
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
(Das margens tranquilas do Rio Ipiranga, ouviram um grito heroico de um povo – representado pelo imperador Dom Pedro I.)
E o Sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da Pátria nesse instante
(A liberdade conquistada pelos brasileiros é comparada ao sol com raios brilhantes, iluminando a Pátria).
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!
(Com o braço forte do povo, o Brasil conquistou a liberdade e a garantia de ser independente, igual a Portugal. Caso a liberdade fosse desafiada, o povo estaria disposto a lutar até a morte).
Parte 2- Amor e Esperança
Ó Pátria Amada
Idolatrada
Salve! Salve!
(O Brasil é apontado e saudado como ídolo muito amado).
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece!
(O País é comparado a um sonho, intenso, com muito a crescer e a ser conquistado. O autor cita o Cruzeiro do Sul, uma constelação que só pode ser vista do Brasil e é semelhante a uma cruz).
Parte 3- Belezas Naturais
Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza
(O Brasil é o quinto maior país do mundo, um gigante, um colosso; com um futuro tão grandioso quanto ele pela frente).
Terra adorada, entre outras mil
És tu Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada, Brasil!
(O Brasil é a terra adorada, escolhida entre tantas outras. É como se fosse uma mãe carinhosa para todos os que ocupam este solo).
Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao Sol do Novo Mundo!
(O Brasil tem localização geográfica privilegiada, com mar e céu ensolarado. O autor diz que o Brasil é um florão, ou seja, uma flor de ouro, destaque na América, que era conhecida como Novo Mundo).
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos lindos campos têm mais flores
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida no teu seio, mais amores
(Os risonhos campos do Brasil têm mais flores do que outras terras também consideradas vistosas. Assim como os bosques se destacam. E a sensação de viver em terra tão bela e fértil provoca mais amor).
Parte 4 – O amor pelo País
Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga ao verde-louro desta flâmula
Paz no futuro e glória no passado
(Que a bandeira, verde da cor da planta louro e cheia de estrelas, que o Brasil seja um símbolo de amor eterno e do desejo de paz, honrando o passado).
Mas se ergues da justiça a clava forte
Verás que o filho teu não foge à luta
Nem teme quem te adora a própria morte
(Apesar do desejo de que haja paz, se houver oposição a justiça será defendida com clava forte; se necessário, até a morte).
Terra adorada, entre outras mil
És tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria Amada, Brasil!
Quero amar o meu país. Como Cura Essencial pode me ajudar?
Acreditamos que o mundo a sua volta é uma projeção do seu mundo interior. A não aceitação de viver em nosso país, pode indicar um desconforto interior. Por meio das orientações e terapias desenvolvidas por Luiz Alfredo e Giselle apoiamos as pessoas a superar crenças limitantes, traumas e bloqueios.
Ensinamos as pessoas a buscarem a verdadeira paz e felicidade que vem do seu interior, e aprender como reverberar em tudo à sua volta.
SOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.
CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR
Como Lidar com a Morte, com o Medo e a Incerteza
Saiba como lidar com a morte e encontre forças para superar o medo e as incertezas ligados à perda de alguém ou à proximidade do fim da vida.
Como Curar a Depressão
Entenda o que é depressão, causas e sintomas. Aprenda como as terapias energéticas podem acelerar a sua cura com dicas práticas para você implementar hoje!
Como Tratar a Infertilidade Naturalmente – 5 Técnicas Poderosas
A taxa de sucesso da FIV é de apenas 23%. Conheça opções de como tratar a infertilidade naturalmente, escrito por quem viveu este problema.