Queridos.  Este texto fala sobre a noite escura da alma, uma espécie de depressão espiritual que é vivenciado por milhares de pessoas, que nem sabem que este é o nome para o que sentem.

Fica conosco…

A noite escura da alma

Estava tudo bem na vida de Catarina. Ela tinha a família com a qual sempre havia sonhado: marido, filhos e até um cachorro. Morava em uma casa onde não faltava nada. Tinha um emprego que a permitia viver confortavelmente. Convivia com amigos, familiares e até bons vizinhos. A saúde parecia estar em dia e ela planejava as próximas férias, uma viagem para uma praia paradisíaca. Catarina tinha todos os motivos para se sentir uma pessoa feliz e realizada.

Mas se sentia apenas vazia.

 

depressão-espiritual

 

Muitos de vocês provavelmente estão sentindo ou já sentiram algo semelhante, mas não conseguem sequer explicar. Não é necessariamente tristeza ou depressão (apesar de poder chegar a esse ponto – vamos falar sobre depressão espiritual um pouco mais a frente), nem pode ser definido como ansiedade.

A noite escura da alma é um vazio espiritual; um sentimento de não pertencer a lugar algum, à coisa alguma; uma falta de sentido no existir. Não tem nada a ver com qualquer definição de sucesso ou falta dele, nem com relacionamento, classe social, lugar do mundo, crença religiosa ou outro tipo de crença. É como uma pergunta para a qual não sabemos se existe resposta.

 

Tenho tudo para ser feliz. Mas não sou.

Sabe quando você pensa “Eu tenho tudo para ser tão feliz”, mas não sente nada? Ou pior, sente culpa por que acredita que deveria se sentir feliz e não é. Ou quando precisa buscar algo, mas não sabe necessariamente o quê?  Esse vazio existencial é a noite escura da alma. A escuridão que precede a luz.

 

noite_escura_da_alma

“Tenho tudo para ser feliz, mas não sinto nada.”

 

A expressão foi criada por Juan de Yepes y Alvares, ou São João da Cruz, no século 16, que explicava a noite escura da alma como a sensação de ter sido abandonado por Deus ou, até mesmo, de duvidar da existência de Deus e do propósito da vida. Em um momento de grande provação, ele escreveu o poema “Noite Escura da Alma”.

Mesmo os mais santos, que tão bem souberam conciliar o cotidiano às coisas celestiais, a vivenciaram. Durante a busca por iluminação, alguns relataram ter experimentado um enorme vazio. A fé foi abalada, a certeza foi colocada em dúvida – para desabrochar numa relação muito mais madura com o Divino e com o Universo.

Para dar continuidade à nossa conversa, vamos falar sobre duas mulheres, reais, que viveram no passado.  Duas Teresa.

 

Santa Teresa d’Ávila

A primeira é Santa Teresa d’Ávila.  Depois de professar sua fé em 1535, Santa Teresa de Jesus sofreu com uma grave enfermidade, chegou a ser dada como morta, e atravessou a noite escura da alma durante anos. Dizia que “é próprio de quem se dedica à vida espiritual passar por uma derradeira provação de fé”.  Depois, compôs uma oração que é um alento para os que estão em busca desta fé e também de coragem:

“Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa. A paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta”. 

Às vezes, a busca por Deus, como você o enxerga, é vivida de maneira tão intensa que a finalidade da busca parece ficar em segundo plano. Você quer o presente da graça de Deus, da presença dele?  Ou a busca é por amor incondicional, sem esperar nada em troca, nem mesmo o sentimento de paz, comunhão ou pertencimento?

 

Madre Teresa de Calcutá

O vazio existencial da noite escura da alma pode durar anos. É o que nos mostra a outra Teresa que nos ajuda a contar essa história. Madre Teresa de Calcutá, canonizada em 2016 e prêmio Nobel da Paz, escreveu cartas a conhecidos, onde relatava ter convivido com a sensação de aridez espiritual por mais de quatro décadas. Madre Teresa, entretanto, em momento algum deixou que as dúvidas que trazia em seu íntimo impedissem que se dedicasse a olhar para o outro.

“Há tanta contradição em minha alma, um profundo desejo de Deus, tão profundo que faz mal; um sofrimento contínuo e com isso o sentimento de não ser querida por Deus, vazia, sem fé, sem ânimo, sem zelo…”, chegou a escrever Teresa. A madre, que tirava pessoas moribundas das ruas para que vivessem cercadas de cuidados e dignidade, agia não por uma profunda experiência com Deus, mas apesar da falta dela.

Apesar de mergulhada na noite escura da alma, Madre Teresa de Calcutá viveu para servir, em atos de amor incondicional, na solidariedade, no perdão, na entrega, honrando o divino que existe em cada ser.

 

noite_escura_da_alma

Madre Teresa e Santa Teresa vivenciaram a noite escura da alma. No entanto, seguiram o seu trabalho, não a partir de uma profunda conexão com Deus, mas apesar da falta dela.

 

“Se quiseres saber se alguém crê de Deus, não repare como fala de Deus, mas como fala do mundo” Simone Weil

 

Noite escura da alma e depressão espiritual

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem mais de 350 milhões de pessoas com depressão, que é considerada uma das enfermidades mais incapacitantes do mundo. Depressão:

  • Não é frescura;
  • Não é (apenas) cansaço;
  • Não é falta de Deus no coração;

A depressão pode apresentar diversos sintomas: físicos, mentais, psicológicos, sociais e/ou espirituais. Especificamente, quando falamos de depressão espiritual, é comum observar os seguintes sintomas:

  • vazio existencial, falta de propósito e angústia
  • perda da conexão com o Divino ou com a sua religião/crença
  • não se sentir digno de Deus – do seu amor / perdão / justiça

É importante ter em mente, que a depressão, independente da causa, só pode ser caracterizada como tal, após diagnóstico do médico.

 

depressão_espiritual

Na depressão espiritual, é comum as pessoas apresentarem a perda da conexão com o Divino ou com a sua religião, entre outros sintomas.

 

Sintomas de que você está atravessando a Noite Escura da Alma

Pergunte a si mesmo:

  • Estou vivenciando uma crise psicológica ou espiritual?
  • Vivo uma batalha com Deus e isso me deixa assustado com a possibilidade de colocar a minha própria sobrevivência em risco? (por que terei que fazer escolhas difíceis, como por exemplo, sentir que precisa finalmente iniciar o seu projeto de vida e iniciar uma nova carreira, aos 45 anos de idade)
  • A vida não está seguindo “a minha lógica” do que é ser feliz e ter plenitude?
  • Sinto-me aterrorizado frente as escolhas que fiz e suas consequências na atualidade?
  • Percebo que preciso mudar drasticamente a minha percepção da vida e do Universo, para seguir adiante?

 

Se você respondeu “sim” a maioria destas perguntas, então é possível de que você está iniciando a sua jornada da noite escura da alma.

 

Precisamos da Noite Escura da Alma

Como São João da Cruz, que em meio a sua grande provação (tortura, humilhação e abandono pelos companheiros de sacerdócio), nos ensinou que a aurora posterior à noite escura da alma, compensa toda a luta.

Inspirado nestes grandes exemplos – Madre Teresa, Santa Teresa e São João da Cruz – queremos oferecer um olhar mais expandido sobre a noite escura da alma, que pode ou não se tornar uma depressão espiritual.

É muito importante e necessário confrontar a nossa necessidade de querer controlar a vida, de achar que a vida deve ser sensata, justa e razoável; de esperar algo da vida, que não podemos obter; e do porquê insistimos e lutamos em acreditar que teremos isso.

Precisamos confrontar todas estas questões em nós mesmos; questionar as nossas certezas, para que possamos percorrer a noite escura da alma, até atingir seu ponto de ruptura, ou seja, romper com as crenças arraigadas para se abrir para uma  realidade mais expandida e aprender a manifestar o nosso potencial infinito.

 

noite_escura_da_alma

Atravesse a noite escura da alma, até derrubar as muralhas interiores e enxergue a realidade expandida.

 

Qual é o propósito de se vivenciar a noite escura da alma?

Entenda como um mecanismo catalisador que vai acelerar transformações profundas em você. É importante ter em mente, que esse fenômeno pode chegar a qualquer momento da sua vida, e ao contrário do que muitos pensam, você não precisa estar mal; isso pode acontecer no dia mais feliz da sua vida.

O propósito é para que aprendamos a amar sem restrições, sem condições e sem esperar pelo resultado desejado.

No caso de ambas as Teresa citadas acima, como São João da Cruz, eles dedicaram a sua vida a Deus e ao serviço ao próximo, e no entanto, isso não tornou as coisas mais fáceis para eles, mas mesmo assim, eles prosseguiram até o fim, apesar de todas as dificuldades.

Mas o que isso tem a ver comigo?

Da mesma forma como os santos e as pessoas comuns como eu e você, todos criamos expectativas (muitas vezes infundada) na vida, nas pessoas, na justiça, na equidade e no próprio Deus.

 

Quem nunca disse: “eu segui todas as regras, fiz tudo direitinho, eu sou uma boa pessoa, por que Deus permitiu que isso acontecesse comigo? Por que Deus me abandonou?”

 

A noite escura da alma, vem para desmistificar as nossas certezas, descascar e desnudar a nossa alma, atuando como um grande catalizador para acelerar o nosso desenvolvimento quanto alma.

E a partir deste ponto, enxergar as coisas como elas são, e apesar disso, escolher o amor, o perdão, a compaixão, a caridade, a humildade Isso fará com que a sua relação consigo, com o mundo e com o Divino, ganhe um outro sentido muito mais profundo e maduro. E quando isso acontece, você vive em estado de graça apesar de todas as dificuldades e aparentes injustiças da vida (por que elas não desaparecerão), mas você compreende melhor o propósito de tudo isso e o seu papel neste contexto.

Ao percorrer a sua noite escura da alma, você aprenderá tanto sobre si mesmo! Descobrirá que possui escondido em si uma capacidade extraordinária de transformar a vida das outras pessoas através do seu exemplo, a se tornaram também, seres humanos melhores, que te levará a um estado profundo de gratidão.

 

noite_escura_da_alma

A noite escura da alma, é uma jornada pessoal maravilhosa, para conhecer e ativar o seu poder sagrado, que é inato, mas está adormecido em sua própria essência.

 

Desperte o Divino em Você

Você tem uma capacidade inata de usar as suas graças para se tornar um canal da Graça Divina. E este é o poder do seu espírito.

É se tornar espiritualmente irracional; é fazer coisas que fazem sentido para a sua alma e não necessariamente para a sua mente. E isso é o que acontece quando você permite que o Amor Divino se aproprie de si.

É uma jornada pessoal maravilhosa, para conhecer e ativar o seu poder sagrado, que é inato, mas está adormecido em sua própria essência. Mas para acessar essa potencialidade e viver a vida em sua abundância, requer luta, pois como tudo que é valoroso, não vem de graça.

E em todo o caminho, a sua alma falará, até nos momentos mais difíceis. E quem sabe, na alvorada posterior à noite escura da alma, você também poderá dizer:

“Em noite tão ditosa, / E num segredo em que ninguém me via, / Nem eu olhava coisa alguma, / Sem outra luz nem guia / Além da que no coração me ardia.

Essa luz me guiava, / Com mais clareza que a do meio-dia / Aonde me esperava / Quem eu bem conhecia, / Em lugar onde ninguém aparecia.” São João da Cruz

 

noite_escura_da_alma

Você tem capacidade inata de utilizar as suas graças para se tornar um canal da Graça Divina. E este é o poder do seu espírito.

 

Dicas para lidar com a Noite Escura da Alma

 

1. Identifique se você está sofrendo de depressão (espiritual).

Depressão é uma doença e precisa ser encarada e tratada como tal. Não tenha vergonha de procurar tratamento. Quando dói o corpo, nós procuramos nos cuidar e tratar. Quando dói a alma, por que não?

O diagnóstico da depressão, é feito pelo médico, pois não existem exames que comprovem isso.

Para saber mais sobre a depressão: causas, sintomas e tratamentos, leia nosso artigo e baixe nosso ebook grátis.

 

2. Procure Grupos de Apoio, como o CVV.

O CVV, Centro de Valorização da Vida, presta atendimento gratuito por telefone, e-mail e chat. Voluntários estão disponíveis 24 horas por dia e as conversas são sigilosas.

Basta ligar para o 188 (em todo o Brasil).  O site do CVV é o www.cvv.org.br 

 

3. Busque ajuda profissional

Procure um psicólogo para te ajudar nas suas questões existenciais e te dar o suporte emocional para percorrer essa grande transformação com mais amparo.

Para os que não possuem recursos financeiros para pagar por um psicólogo, sugerimos procurar a universidade mais próxima, que tenha o curso de psicologia, pois eles fazem atendimento comunitário gratuito ou de baixo custo; vale a pena investigar.

Para tratamento médico, os especialistas indicados são os psicólogos e psiquiatras em um primeiro momento, mas em geral, os melhores resultados são obtidos com tratamento multidisciplinar – acupuntura, reiki, cura quântica, etc.

 

 

4.  Meditação Guiada

Fazer meditação guiada pode ser uma forma muito simples de lhe trazer calma e paz, combatendo os sentimentos e sensações que a noite escura da alma ou depressão espiritual produz.

Procure por meditações guiadas no Youtube, ou utilize o App “Medite se” que é gratuito e oferece diversas meditações para vários objetivos, níveis e duração.

Para aprender mais sobre meditação, clique aqui.

 

5.   Tratamento Espiritual

O tratamento espiritual visa ao reequilíbrio das funções vitais do indivíduo e sobretudo à conscientização e ao despertar da consciência a respeito da realidade maior da vida.

Independentemente de sua crença espiritual, você pode procurar locais de tratamento espiritual. A maioria das religiões, promovem sessões específicas de cura, como por exemplo, nas igrejas católica ou evangélica, promovem cultos de cura e libertação; os centros espíritas ou de umbanda, promovem sessões de cura espiritual.

O importante é procurar por um local em que você se sinta bem, e que promovam estas sessões de forma caridosa e gratuita.

Alguns destes locais, oferecem tratamentos a distância, informe-se sobre esta possibilidade.

 

 

Noite escura da alma. Como Cura Essencial pode me ajudar?

Desequilíbrios provocados pelos desafios da nossa vida cotidiana, entre inúmeros outros fatores, podem nos afastar da conexão com nosso Eu Superior, com a nossa essência e nos levar a questionar até nosso propósito.

Por meio das terapias que conduzimos, podemos ajudar você com:

  • Tratamentos energéticos e espirituais para suavizar os sintomas experimentados, como a doença, angústia, frustração, medo ou ansiedade, além de ajudar na busca por essa reconexão consigo.
  • Desenvolvemos também o belíssimo trabalho de coaching de vida e espiritual, que vai ajudar você a se autoconhecer e descobrir o que te faz feliz e realizado, bem como ampliar sua consciência sobre a espiritualidade sem religião.

Para conhecer mais sobre depressão, baixe o nosso ebook gratuito. Basta clicar aqui no link em azul para baixar as informações em qualquer dispositivo. É um guia completo que vai lhe mostrar causas, sintomas, o caminho para a cura, e como tratar de alguém que sofre com a doença.

Lembre-se:

  • Existe saída.
  • Procure ajuda.

Imagem-Giselle e Alfredo-cura quânticaSOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR

 

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar?