Antes de explicar pra vocês o que é ho’oponopono, como praticar e pra que serve, vamos lembrar como é o trecho mais conhecido do mantra, ou oração, que nasceu no Havaí e se espalhou pelo mundo:

  • Sinto muito
  • Me perdoe
  • Te amo
  • Sou grata

 

mulher fazendo ho´oponopono

Ho’oponopono – a oração havaina do perdão e da auto cura que conquistou todo o mundo.

 

A oração do perdão e da cura

O ho’oponopono é uma oração de cura e perdão e esse processo pode ser encarado de maneira bem ampla. Todos nós somos energia e estamos interligados; sendo assim, é possível entender que a cura de um é a cura de todos. E quando eu me perdoo ou perdoo alguém, estou também perdoando a todos, em todos os tempos, em todos os lugares.

Com o ho’oponopono, assumimos a nossa responsabilidade pelo que acontece e existe e, por meio da gratidão e do amor, buscamos a purificação do corpo e da alma, limpando mágoas, ressentimentos e tudo mais o que for negativo, resultado do que foi feito por nós ou pelos outros, de maneira consciente ou inconsciente, em qualquer tempo. Resumindo:

  • Sinto muito: Você assume a responsabilidade por seus atos e se mostra sensível aos atos de todos os seres;
  • Me perdoe: Você pede perdão a você mesmo, a todos e a Deus (de acordo com sua crença pessoal); e também exercita a capacidade de perdoar;
  • Eu te amo: É a reconexão com o amor – infinito, incondicional, universal;
  • Eu sou grato: É a gratidão que abre portas; a crença de que as situações serão resolvidas da melhor forma; e também o reconhecimento de que tudo o que já aconteceu e acontecerá é para o bem maior.

 

ho'oponopono para crianças

Ho’oponopono é tão simples e seguro, que pode ser feito até por crianças.

 

Quem pode fazer?

Todas as pessoas podem se beneficiar da prática do ho’oponopono, independente da idade ou sexo. Inclusive, por ser simples de ser feita, é muito indicada para crianças.

 

Como praticar?

A primeira orientação é: siga a sua intuição. Se entregue! Acredite!

Quando mais vezes você praticar a oração da cura e do perdão, melhor. Depois que descobrir o que é ho’oponopono e começar, vai perceber que o fará nos momentos mais inesperados do dia, como se fosse um socorro rápido, um respiro, uma força ou uma alegria.

Mas praticar o ho’oponopono de maneira mais consciente é o mais indicado – e também é ótimo para acalmar, reduzir a ansiedade e o stress. Vamos às dicas:

  • Escolha um lugar tranquilo;
  • Sente-se em uma posição confortável (algumas pessoas preferem manter as pernas cruzadas, como na prática da meditação; outras ficam sentadas de maneira que os pés permaneçam bem apoiados no chão);
  • Tanto faz falar o mantra em voz alta ou apenas entoar as frases mentalmente;
  • Tanto faz manter os olhos abertos ou fechados;
  • Repita “sinto muito, me perdoe, te amo, sou grata” algumas vezes. O mais indicado são 108 vezes, mas, reforçamos, siga a sua intuição e faça o quanto for possível;
  • Utilize um japamala para facilitar a contagem e a concentração. (E, se não tiver, pode usar caroços de milho ou feijão, por exemplo).
  • O mais importante: coloque toda a sua intenção na prática. Sinta o perdão, o amor e a gratidão. O grande benefício desta e de qualquer oração está na conexão, e não na repetição “robotizada” dela.

 

japamala e ho'oponopono

Japamala pode ser usada para facilitar a contagem da oração do ho’oponopono

 

O que é japamala?

O japamala é um cordão de contas usado para facilitar a meditação e a contagem na hora de recitar mantras ou fazer orações. O usado para a prática do ho’oponopono geralmente tem 108 contas ou qualquer número que seja resultado da divisão de 108 (como 54, 36, 27,18). Há ainda uma conta central (que serve como indicativo de início e final do ciclo e não entra na contagem) e um pingente. Como é em formato de cordão ou pulseira, muitos utilizam o japamala também como amuleto.

Há um jeito mais indicado para segurar o japamala (na mão direita, apoie as contas no dedo do meio e, a cada trecho recitado, escorregue com o polegar para a próxima conta, trazendo-a mais para perto), mas você pode fazer como o seu coração determinar.

 

É religião?

Não. Ho’oponopono não tem a ver com nenhuma religião. Você também não precisa acreditar em deuses, divindades, santos ou anjos. Basta acreditar no amor, no perdão e na gratidão e se esforçar para manter (e aproveitar) os pensamentos e sentimentos positivos durante e após a prática.  Se tem uma religião, pode inclusive fazer suas rezas ou orações logo após o ho’oponopono.

 

ho'oponopono

Utilize o ho’oponopono para despertar sua alegria interior.

 

Ho’oponopono completo

Apesar das quatro frases (Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.) serem mais conhecidas, a oração completa da cura e do perdão é bem maior e ajuda a compreender melhor a essência do Ho’oponopono. Se quiser, você também pode recitá-la:

“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão. Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez, durante o meu dia, as palavras-chave do ho’oponopono: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que peço perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato. Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “minhas memórias, eu te amo. Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim”. Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento: eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.

Amada Mãe Terra, que é quem eu sou: se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão. Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha. Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que: eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você. Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim.

Eu te amo por ser quem você é.”

Encontramos um outro excelente artigo sobre a oração havaiana e seus efeitos práticos. Quer ler também? É só clicar aqui.

ho'oponopono

“Eu te amo por ser quem você é” finaliza a oração completa do ho’oponopono.

 

Quero praticar Ho’oponopono. Como a Cura Essencial pode me ajudar?

Acreditamos imensamente que tudo é energia e que podemos transmutá-la, transformando negativo em positivo, na busca pela cura, pela paz e o equilíbrio.

A prática do ho’oponopono é bem simples e você, certamente, conseguirá realizá-la com as dicas que demos acima. Nós podemos associar o ho’oponopono às práticas e terapias já adotadas em Cura Essencial, como no processo de Coaching de Vida e Espiritual. Já na acupuntura, por exemplo, podemos meditar e trabalhar pontos específicos do corpo, principalmente na prática de acupuntura sem agulhas.

Imagem-Giselle e Alfredo-cura quânticaSOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR

 

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar?