Como Controlar o Stress? A pergunta de 1 milhão de reais.
Para a maioria das pessoas, o desafio não é ter ou não ter stress, e sim em aprender a gerenciá-lo de forma mais eficaz – problema que foi agravado pela Pandemia do Covid 19 – visto que esta síndrome infelizmente, já faz parte da nossa cultura e estilo de vida. Mas não precisa ser assim.
Se você não quer ser mais uma vítima do stress, e quer aprender como tomar as rédeas da sua saúde, este artigo é para você.
Stress – O que é
Antes de falarmos sobre como controlar o stress, é fundamental entender o que é.
O stress é uma sensação de estar sob pressão anormal, que pode surgir de diferentes aspectos do seu dia-a-dia, seja em função do aumento da carga de trabalho, ou nas fases de transição de vida, ou problemas de relacionamento ou até mesmo, nas preocupações financeiras.
Esse conjunto de circunstâncias vão aos poucos criando um efeito cumulativo no organismo que pode resultar em uma variedade de sintomas físicos, mentais, emocionais ou comportamentais.
O stress nos afeta de várias maneiras, tanto física quanto emocionalmente, e em diferentes graus de intensidade.
O Stress Pode Ser Positivo
É importante aprender como controlar o stress, pois esse mecanismo pode ser positivo, pois nos deixa mais alerta e ajuda-nos a ter um melhor desempenho em determinadas situações. No entanto, o stress só é considerado benéfico se tiver vida curta e quando utilizado de forma pontual. O que na prática é muito difícil controlar.
O stress excessivo ou prolongado pode contribuir para doenças como doenças cardíacas e problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
Aprenda a Identificar os Sinais
Todo mundo experimenta stress. No entanto, quando isso afeta sua vida, saúde e bem-estar, é importante enfrentá-lo o mais rápido possível e, embora o stress afete a todos de maneira diferente, existem sinais e sintomas comuns que você pode observar:
- sentimentos de constante preocupação ou ansiedade
- sentimentos de estar sobrecarregado
- sentimento de culpa por estar sempre “atrasado” com alguma coisa
- dificuldades de concentração
- irritabilidade ou ter um temperamento curto
- dificuldade em relaxar
- depressão
- alterações alimentares e/ou no sono
- baixa autoestima
- aumento no consumo de álcool, cigarro ou drogas para relaxar
- medo de não dar conta de tudo
- dores, particularmente tensão muscular
- diarreia ou constipação
- sensação de náusea ou tontura
- perda de desejo sexual.
Torna-se extremamente importante aprender como controlar o stress para mantê-lo em níveis salutares evitando danos a longo prazo ao corpo e à mente. Se você sentir os sintomas por um período prolongado e sentir que eles estão afetando sua vida cotidiana ou fazendo com que você se sinta mal, é importante refletir sobre a sua vida e procurar um médico.
Como Controlar o Stress || Aprenda Como Funciona esse Mecanismo
As pessoas reagem de maneira diferente ao stress, mas sempre existe pelo menos um gatilho, que aciona o mecanismo do stress.
Este gatilho que pode ser uma situação – como por exemplo, você está sendo assaltado. Esse acontecimento desencadea uma onda de hormônios do stress em seu corpo que, quando liberados, permitem lidar com pressões ou ameaças. Isso é conhecido como resposta de “lutar ou fugir”.
A dança hormonal
Os hormônios chamados adrenalina e noradrenalina aumentam sua pressão sanguínea, aumentam sua frequência cardíaca e aumentam a taxa em que você transpira. Isso prepara seu corpo para uma resposta de emergência.
Esses hormônios também podem reduzir o fluxo sanguíneo na pele e reduzir a atividade do estômago. O cortisol, outro hormônio do stress, libera gordura e açúcar em seu sistema para aumentar sua energia.
Como resultado, você pode sentir dores de cabeça, tensão muscular, dor, náusea, indigestão e tontura. Você também pode respirar mais rapidamente, ter palpitações ou sofrer várias dores.
Perigos do hormônio do stress
A longo prazo, você pode estar se colocando em risco de ataques cardíacos e derrames. A química do stress serve para garantir a nossa sobrevivência, mas o cérebro não sabe diferenciar se você está sofrendo um assalto a mão armada ou apenas nervoso por que precisar fechar a cota de vendas no fim do dia.
Com o tempo, o acúmulo dessa química hormonal são muito prejudiciais à sua saúde, pois se o organismo está o todo o tempo em stress (ou seja, preocupado com a integridade física), o próprio organismo postergará para um momento de tranquilidade, as funções rotineiras de reparação e rejuvenescimento das células; e como estes momentos são poucos, isso levará inexoravelmente à doenças.
SUGERIDO PARA VOCÊ: Videos no nosso canal no Youtube.
Efeitos Comportamentais e Emocionais
Quando você está estressado, pode experimentar muitos sentimentos diferentes, incluindo ansiedade, irritabilidade ou baixa autoestima, o que pode te levar a ficar retraído, indeciso ou choroso.
Para controlar o stress, é fundamental o autoconhecimento, para perceber-se. Você pode experimentar períodos de constante preocupação, pensamentos acelerados ou repetidamente repetir as mesmas coisas em sua cabeça, ou talvez ocorra mudanças no seu comportamento, levando-o a perder a paciência mais facilmente, agir irracionalmente ou tornar-se mais agressivo verbal ou fisicamente.
Esses sentimentos podem se retroalimentar e produzir sintomas físicos, levando com que você se sinta cada vez pior. Por exemplo, ansiedade extrema pode fazer você se sentir tão mal, que se desenvolve uma condição patológica, como a síndrome do pânico.
Aprenda Como Controlar o Stress Em 3 Passos
1. Perceba quando isso está causando um problema
Tente fazer a conexão entre sensações físicas, mentais e emocionais quando o gatilho do stress é ativado:
- O que está acontecendo?
- O que foi que disparou estas sensações?
- Como você reagiu a estes estímulos?
- Quais são os sentimentos experimentados após o episódio?
2. Identifique as causas
Tente identificar as causas subjacentes e classifique os possíveis motivos do seu stress em três categorias de problemas:
com uma solução prática
- aqueles que melhorarão com o tempo e
- os problemas com os quais você não pode fazer nada
Tente de desprender da preocupação dos problemas da segunda e terceira categoria e desapegue, pois afinal de contas, não há nada que no momento presente você consiga fazer, ou como dizem “o que não tem remédio, remediado está”.
3. Reveja seu estilo de vida
É fundamental repensar a sua vida como um todo e reavaliar as suas prioridades.
Este problema acontece principalmente com as mulheres, em função da jornada dupla/tripla em que acumulam. Além disso, muitas possuem a expectativa de a ser “perfeita” em todos os aspectos. Reflita:
- Você está assumindo demais?
- Será que você pode deixar de fazer coisas do jeito e da frequência com que você faz?
- Existem atividades que você pode delegar a outras pessoas?
- É possível fazer as tarefas de maneira mais lenta?
- Você consegue dizer NÃO aos outros sem sentir-se culpada?
- É possível abrir mão e aceitar que certas coisas podem ser feitas num nível razoável, e só os importantes, com ótima qualidade?
Isso ajudará a liberar a pressão resultante da tentativa de fazer tudo de uma só vez.
7 Dicas Úteis de Como Controlar o Stress
1. Coma saudavelmente
Comer saudavelmente pode reduzir os riscos de doenças relacionadas à dieta. Há uma quantidade crescente de evidências mostrando como os alimentos afetam nosso humor e como comer saudavelmente tem que fazer parte da sua rotina de como controlar o stress.
Você pode proteger seus sentimentos de bem-estar, assegurando que sua dieta forneça quantidades adequadas de nutrientes cerebrais, como vitaminas e minerais essenciais, além de água.
Evite o consumo excessivo do cigarro ou álcool, mesmo que eles pareçam reduzir a tensão inicialmente, isso é enganador, pois muitas vezes pioram os problemas.
2. Faça atividade física
Tente integrar o exercício físico ao seu estilo de vida, pois pode ser muito eficaz no alívio do stress. Mesmo sair e tomar um pouco de ar fresco e fazer algum exercício físico leve, como caminhar no intervalo do almoço, sempre agregam, esta é uma orientação simples, mas eficaz para como controlar o stress.
3. Pratique o Auto Cuidado
Tire um tempo para relaxar, é muito importante encontrar o equilíbrio entre a responsabilidade com os outros e a responsabilidade consigo mesmo, pois isso pode realmente reduzir os seus níveis de stress.
Não seja o seu “carrasco”, lembre-se de que “falhar” é uma experiência humana universal. aprenda a ser o seu melhor amigo: gentil e solidário.
Diga a si mesmo que não há problema em priorizar o autocuidado, isso é uma atitude saudável e de amor próprio, primeiramente para consigo e depois com os outros que dependem de você.
4. Experimente Meditação Guiada
Fazer meditação guiada pode ser uma forma muito simples de lhe trazer calma e paz, combatendo os sentimentos e sensações que o stress produz, seja no aspecto físico, metal ou emocional. Para aprender mais sobre meditação, clique aqui.
Você pode procurar por meditações guiadas no Youtube, ou utilizar o App “Medite se”, que é gratuito e oferece diversas meditações para vários objetivos, níveis e duração.
Faça a meditação de 5 minutos guiada pela Giselle!
5. Experimente Exercícios Bioenergéticos
As práticas bioenergéticas, visam equilibrar a nossa energia vital e influenciam de forma rápida e positiva, nossa mente e emoções sendo uma excelente ferramenta de como controlar o stress.
São exercícios utilizam a força da natureza, como os rios, cachoeiras, mar, matas e o próprio espaço sideral.
Essas práticas quando efetuadas com vontade, disciplina e regularidade, são muito eficazes para combater todos os pensamentos e emoções negativas, advindas do stress; pois criam uma espécie de barreira energética tão forte, que pode impedir ações e ataques energéticos advindos de outras pessoas, ambientes ou situações.
Para aprender cinco exercícios muito fáceis e eficazes para melhorar a sua saúde mental e aumentar sua produtividade, clique aqui.
6- Procure um Médico ou Psicólogo
Quando perceber que stress está tomando uma proporção muito grande em sua vida, ou que você está sofrendo de vários “probleminhas” de saúde que você não consegue resolver, está na hora de procurar ajuda profissional.
É importante considerar a visita ao Médico para verificar a questão fisiológica do corpo, e bem como o Psicólogo, para te ajudar a trabalhar as suas expectativas e te ajudar a como controlar o stress.
7- Experimente Terapias Complementares
As terapias energéticas ou complementares, são excelentes opções para te ajudar como controlar o stress.
Atuam no corpo energético, buscam tratar a pessoa de forma integral ou holística, além de atuar na causa raiz dos problemas e podem potencializar o seu tratamento médico e são mais sutis, portanto, não oferecem nenhum tipo de efeito colateral, além de serem indicados para todas as pessoas em todas as idades.
A terapia do Reiki, Radiestesia Quântica, Florais e muitas outras são excelentes opções.
Experimente você estas sugestões por alguns dias e observe as mudanças.
Quero viver com mais equilíbrio. Cura Essencial me ajuda?
Somos terapeutas profissionais, e ajudamos pessoas de todos os caminhos da vida, a viverem uma vida com mais plenitude, saúde e equilíbrio interior e isso passa por como controlar o stress.
A sua mente possui enorme capacidade de autocura. Acredite no seu potencial de construir a realidade de saúde e paz que você deseja,
pois a habilidade do seu corpo em se curar, é muito maior do que qualquer pessoa te permitiu acreditar.
Trabalhamos em três pilares: autoconhecimento, protagonismo e terapias energéticas:
Cura Quântica
É uma ótima terapia para tratar os gatilhos do stress, como o medo, culpa, ansiedade e outros, que muitas vezes são causados por crenças limitantes ou traumas do passado e resignificando-os.
A Cura Quântica também atua na contraparte energética dos órgãos e glândulas, removendo os bloqueios energéticos nestes locais, que com o tempo levam ao adoecimento físico.
Para saber mais sobre Cura Quântica, clique aqui.
Coaching de Vida
A vida desequilibrada muitas vezes está relacionado com a frustração de não viver a vida que deseja, muitas vezes por nem saber mais o que te faz feliz. O coaching de vida ajuda pessoas a redescobrirem a sua essência e a conectar o trabalho com felicidade e com isso, a controlar o stress. Para saber mais, clique aqui.
Acupuntura
Baseado nos princípios milenares da medicina chinesa, a acupuntura trata o paciente de forma integral, e é uma excelente ferramenta para quem sofre dos efeitos do stress, que geralmente são diversos como por exemplo: A pessoa sofre de insônia, está com baixa concentração, gastrite nervosa, sofre de crises de alergia, intestino preso, dor na lombar e TPM.
A acupuntura olha todos estes sintomas juntos, pois estão todos correlacionados, identificando a causa raiz e fazendo o tratamento, que pode ser com ou sem agulhas. Para saber mais sobre Acupuntura, clique aqui.
Atendimento OnLine para o Brasil e Mundo | Presencial, em nosso consultório em São Paulo, Capital.
SOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.
CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR
Como Lidar com a Morte, com o Medo e a Incerteza
Saiba como lidar com a morte e encontre forças para superar o medo e as incertezas ligados à perda de alguém ou à proximidade do fim da vida.
Como Curar a Depressão
Entenda o que é depressão, causas e sintomas. Aprenda como as terapias energéticas podem acelerar a sua cura com dicas práticas para você implementar hoje!
Como Tratar a Infertilidade Naturalmente – 5 Técnicas Poderosas
A taxa de sucesso da FIV é de apenas 23%. Conheça opções de como tratar a infertilidade naturalmente, escrito por quem viveu este problema.