Como Lidar com o Medo: Emoção Universal

Como lidar com o medo – está é a pergunta de todos aqueles que padecem deste mal. Neste artigo iremos explicar em detalhes como é o mecanismo do medo e te oferecer 10 dicas infalíveis para você retomar o controle da sua vida! Fica conosco e confira!

Emoção básica e universal – o medo, que todas as pessoas em todos os tempos e lugares experimentam. Apesar de ser algo que todos vivenciamos desde o momento em que nascemos, ainda não sabemos lidar bem com ele.

Quando o medo toma proporções maiores e deixa de ser apenas uma emoção dentre muitas que sentimentos no nosso dia a dia, e se torna a sua realidade, o seu mundo, domina a sua vida e por fim, faz com que você perca a autonomia sobre o si próprio, é chegada a hora de retomar as rédeas da sua vida.

Entenda do ponto de vista energético e emocional, como o medo afeta a sua vida:

 

 

Medo: O Que É

Os primeiros seres humanos precisavam das respostas rápidas e poderosas que o medo causa, como costumavam ocorrer em situações de perigo físico; no entanto, não enfrentamos mais as mesmas ameaças na vida moderna.

Apesar disso, nossas mentes e corpos ainda funcionam da mesma maneira que nossos ancestrais, e temos as mesmas reações às nossas preocupações modernas sobre contas, viagens e situações sociais. Mas não podemos fugir ou atacar fisicamente esses problemas!

O medo é uma das sete emoções universais experimentadas por todos ao redor do mundo. O medo nasce em função da ameaça real ou imaginária de dano, físico, emocional ou psicológico. Embora tradicionalmente considerado uma emoção “negativa”, o medo realmente desempenha um papel importante para nos manter seguros, pois nos mobiliza para lidar com o perigo potencial.

Enquanto algumas pessoas acham o medo quase intolerável e evitam esta emoção a todo custo, outras experimentam o prazer de sentir medo e até procurá-lo, por exemplo, assistindo a um filme de terror.

Embora existam certas coisas que desencadeiam o medo na maioria de nós, podemos desenvolver o medo por quase tudo.

sombra do seu medo

Não deixe o medo dominar a sua vida.

 

No entanto os gatilhos mais comuns do medo são:

  • Escuridão ou perda de visibilidade do ambiente
  • Altura e vôo
  • Interação social e / ou rejeição
  • Cobras, ratos, aranhas, baratas e outros animais
  • Morte e morrer
  • Doença
  • Pobreza

O medo pode ser compreendido em três aspectos:

  • Intensidade: Quão grave é o dano que está ameaçado?
  • Momento: O dano é imediato ou iminente?
  • Enfrentamento: Quais ações, se houver, podem ser tomadas para reduzir ou eliminar a ameaça?

gatinho_olhando_seu-reflexo_no_espelho_como_leao

Resgate em seu interior, a sua força de vencer!

 

Quando somos capazes de lidar com a ameaça, isso diminui ou remove o medo. Ao contrário, quando somos incapazes de diminuir a ameaça de dano, isso intensifica o medo.

Segundo o Dr. Paul Ekmann, que estudou a fundo as emoções universais, e dentre elas – o medo – ele explica que nossas emoções evoluem a longo do tempo; Geralmente começa um gatilho, que dispara uma experiência emocional e que resulta em uma resposta do seu organismo.

Ao longo do tempo, a emoção – no nosso caso, o medo – se não administrado de forma saudável, pode evoluir para outros casos, conforme ilustrado abaixo. A preocupação, que é a manifestação mais leve do medo até o completo terror, que é seu último grau.

escala_do_medo_ekmann

O medo é a emoção básica que se manifesta em graus diferentes.

 

Não é à toa que preocupação, medo e ansiedade são termos muito usados pelas pessoas e que se misturam; e que agora fica claro que estão intrinsecamente ligadas a emoção básica do medo.

 

Diferença entre Medo e Ansiedade:

Ansiedade é uma palavra que usamos para alguns tipos de medo que geralmente têm a ver com o pensamento de uma ameaça ou de algo dar errado no futuro. Do ponto de vista médico, ansiedade é entendida como medo persistente.

O medo e a ansiedade, podem perdurar um pouco tempo e depois passar. Mas também podem durar muito mais e você pode ficar preso a eles.

Em alguns casos, eles podem dominar sua vida, afetando sua capacidade de comer, dormir, concentrar-se, viajar, aproveitar a vida ou até sair de casa ou ir ao trabalho ou à escola. Isso pode impedir que você faça o que deseja ou precisa, além de afetar sua saúde física, mental e emocional.

Devido a ansiedade ser o 3º estágio do medo, é muito comum experimentar estes dois sentimentos da mesma maneira, e até não conseguir diferenciar com clareza quando está com medo ou ansioso, pois a emoção raiz é a mesma.

 

Como seu corpo responde ao medo:

  • Seu coração bate muito rápido – talvez pareça irregular
  • A respiração fica acelerada
  • Os músculos ficam fracos – a perna/joelho ficam “moles”
  • Você transpira muito, com suores quentes ou frios
  • O estômago se agita ou comprime
  • Fica muito difícil se concentrar em qualquer outra coisa – “dá um branco”
  • Tontura 
  • Paralisia geral, é como se sentisse “congelado” no local
  • Não consegue comer
  • A boca fica seca
  • Os músculos se contraem, causando alta tensão

Essas coisas ocorrem porque seu corpo, sentindo medo, está preparando você para uma emergência, por isso faz seu sangue fluir para os músculos, joga o açúcar no sangue para lhe dar a capacidade mental de se concentrar naquilo que seu corpo considera uma ameaça e levar a respota de lutar ou fugir.

 

Quando procurar ajuda:

Medo e ansiedade podem afetar todos nós de vez em quando.

Somente quando é grave e duradouro é que os médicos a classificam como um problema de saúde mental. Se você se sentir ansioso o tempo todo por várias semanas ou se seus medos estão tomando conta de sua vida, é muito importante procurar um médico; nestes casos pode ser importante o uso de medicamentos e ao mesmo tempo empregar as dicas abaixo para passar por esta fase com mais rapidez e suavidade.

 

superheroina enfrentando seu medo

Enfrente seu medo com coragem e determinação. Desperte a Super Heroína em Você!

 

10 Dicas Infalíveis para Lidar com o Medo

 

1. Enfrente seu medo, se puder

Se você sempre evitar situações que o assuste, poderá parar de fazer o que deseja ou precisa. Você não será capaz de testar se a situação é sempre tão ruim quanto o esperado, então perde a chance de descobrir como gerenciar seus medos e reduzir sua ansiedade.

Os problemas de ansiedade tendem a aumentar se você entrar nesse padrão. Expor-se aos seus medos pode ser uma maneira eficaz de superar essa ansiedade.

Eu mesma pratiquei isso numa situação em que tinha muito medo, mas resolvi enfrentar. E sabe o que eu descobri? Que minha imaginação era muito maior que a situação real, e o mais incrível de tudo, é que não só percebi que o medo era imaginário, como passei a amar aquilo que temia! 🙂

mulher relaxando num gramado florido

E um local tranquilo, em que você se sinta segura, reflita sobre o seu medo.

 

2. Conheça a si mesmo e identifique o que te causa medo

Tente aprender mais sobre seu medo ou ansiedade. Mantenha um diário de ansiedade ou um registro de pensamentos para anotar quando isso acontece e o que acontece.

Tente estabelecer objetivos pequenos e realizáveis ​​para lidar com seus medos.

Você pode levar consigo uma lista de coisas que o ajudam em momentos em que você provavelmente ficará assustado ou ansioso. Também essa pode ser uma maneira eficaz de abordar as crenças subjacentes que estão por trás de sua ansiedade.

O apoio de um Psicólogo pode ser um facilitador para te ajudar neste processo de autoconhecimento e como lidar com o medo até você superá-lo.

 

3. Atividade Física

Aumente a quantidade de exercício que você faz, se possível faça-o na natureza para também se beneficiar da energia calmante e revitalizante da natureza. O exercício requer alguma concentração, e isso pode ser usado como uma ferramenta tirar a atenção da sua mente, e te ajudar a lidar com o medo ou ansiedade.

A prática de exercícios relaxantes como a Yoga, Tai Chi, Qi Kun, te ajudam a acalmar a mente e o coração.

 

4. Faça orações e afirmações de autocura

Fazer orações ou afirmações de autocura guiadas, é uma forma simples, fácil e gratuita para vencer o seu medo, pois pode lhe trazer calma, paz,  e confiança de que você pode vencer o medo. Em nosso canal no Youtube, você encontra uma playlist específica com informações, orações e afirmações para você vencer o medo. Clique aqui e veja. Abaixo, compartilhamos uma oração.

 

 

5. Alimentação Saudável

Coma muitas frutas e legumes e tente evitar muito açúcar. A diminuição do açúcar no sangue pode causar sentimentos de ansiedade. Tente evitar beber muito chá e café, pois a cafeína pode aumentar os níveis de ansiedade.

Entretanto evite álcool ou beba com moderação

É muito comum as pessoas beberem quando se sentem nervosas, mas os efeitos posteriores do álcool podem aumentar o seu medo ou ansiedade.

 

6. Exercícios Bioenergéticos

As práticas bioenergéticas, visam equilibrar a nossa energia vital e influenciam de forma rápida e positiva, nossa mente e emoções. São exercícios poderosos que podem te ajudar a lidar com o medo, pois utilizam a força da natureza, como os rios, cachoeiras, mar, matas e o próprio espaço sideral.

Essas práticas quando efetuadas com vontade, disciplina e regularidade, são muito eficazes para combater todos os pensamentos e emoções negativas, como o medo; pois criam uma espécie de barreira energética tão forte, que pode impedir ações e ataques energéticos advindos de outras pessoas, ambientes ou situações.

Para aprender cinco exercícios muito fáceis e eficazes para melhorar a sua saúde mental e aumentar sua produtividade, clique aqui. Acesse nosso canal no youtube, que te ensina como fazê-los, clique aqui.

 

7. Tratamento Espiritual

Independentemente de sua crença espiritual, você pode procurar locais de tratamento espiritual. Em geral, os mais conhecidos são os centros espíritas ou de umbanda que oferecem serviço de cura de forma gratuita. O tratamento espiritual utiliza a energia cósmica e podem te ajudam a lidar com o medo, principalmente, se a origem do seu medo for de causa espiritual. Alguns destes locais, oferecem tratamento a distância, como a Casa do Consolador, instituição muito séria que conhecemos pessoalmente e portanto recomendamos.

mulher_fazendo_tratamento_espiritual

O tratamento espiritual utiliza a energia cósmica universal canalizando-a para a cura.

 

8. Acupuntura

Baseado nos princípios da medicina chinesa, diz-se que cada órgão possui uma emoção associada, e o medo está associado ao Rim.

A acupuntura visa equilíbrio energético e atua na causa raiz dos problemas, por isso é muito bom para te ajudar a lidar com o medo, pois ao tratar o rim e demais emoções/órgãos associados, é possível ter melhora significativa – de forma natural, com ou sem agulhas. Para saber mais, clique aqui.

 

9. Terapias Energéticas

As terapias energéticas, são excelentes opções para te ajudar a lidar com o medo. Atuam no seu corpo energético, são mais sutis, portanto, não oferecem nenhum tipo de efeito colateral, além de serem indicados para todas as pessoas em todas as idades.

A terapia do Reiki, Radiestesia Quântica ou Florais, são excelentes opções.

 

10. Cura Quântica

A cura quântica envolve a cura da consciência e da mente, para levar mudanças profundas a se manifestarem fisicamente. Este trabalho ocorre no nível quântico, ou seja, além da matéria. É uma ótima terapia para te ajudar a lidar com o medo, principalmente nos casos em que o problema ser de traumas de vidas passadas ou devido a laços karmicos combinados ou não com ataques espirituais e bloqueios energéticos. Para saber mais sobre o poder da Cura Quântica, clique aqui.

mulher_concentrando-se_na_auto_cura

Você tem a capacidade de se auto-curar. Aprenda a manifestar o seu poder, acredite!

 

A sua mente possui enorme capacidade de autocura. Portanto Acredite no seu potencial de construir a realidade de saúde e paz que você deseja, pois a habilidade do seu corpo em se curar, é muito maior do que qualquer pessoa te permitiu acreditar. Podemos te ajudar a expandir a sua consciência para que você assuma a autoria da sua vida e não apenas aprenda a lidar com seu medo, mas que você alcance a cura definitiva.

Experimente você estas sugestões por alguns dias e observe as mudanças.

Compartilhe conosco as suas experiências!

Até a próxima! 😊

Imagem-Giselle e Alfredo-cura quânticaSOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR

 

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar?