A epigenética é um assunto fascinante! Para começar este artigo “Epigenética O que é? Como moldar seus genes e transformar a sua vida”, e para facilitar o entendimento, queremos dar um exemplo prático e real:

Scott e Mark são irmãos gêmeos idênticos, com o mesmo DNA, e astronautas da Nasa. Scott ficou quase um ano (340 dias) no espaço, em uma Estação Espacial. Mark permaneceu na Terra.

 

epigenética_o_que_é

Em tese, gêmeos idênticos deveriam manifestar as mesmas doenças genéticas, mas não é isso o que acontece na prática. O meio ambiente e a atitude pessoal frente os desafios da vida, é que fazem com que certos genes (doenças) se manifestem.

 

 

Scott apresentou problemas de visão, dificuldade de circulação, até a densidade óssea foi afetada pelo ambiente. Em alguns aspectos, entretanto, ele estava até melhor do que o irmão que permaneceu em solo firme, sem os efeitos de variação da gravidade e stress. É que Scott mantinha uma alimentação cuidadosamente balanceada e praticava exercícios físicos rigorosos na nave. O fato é que características do DNA foram afetadas, com alguns genes sendo desativados ou ativados em determinado irmão. Ao final do estudo, o sequenciamento completo do DNA de Scott e Mark foi analisado e apresentou variação.

Podemos também citar uma pesquisa feita pela Universidade de Ohio, com gêmeos idênticos, sobre o fumo. Registros fotográficos mostraram as diferenças entre um e outro, provocadas apenas pelo hábito de fumar ou não. O gêmeo que fumava apresentava, na grande maioria das vezes, envelhecimento mais acentuado, saúde pior, e sinais de expressão mais profundos no rosto.

 

Entenda a epigenética e mude a sua vida

Quando você entende o que é epigenética e assimila os conceitos, pode promover modificações profundas em sua vida e na das pessoas que estão ao redor. Você descobre que é possível:

  • Ser mais saudável
  • Quem sabe ser mais ativo
  • Ser mais produtivo
  • Ou então, ser mais magro, mais gordo, mais definido, ter mais força muscular
  • Ser mais tranquilo e menos ansioso
  • Mais feliz nos relacionamentos
  • Conquistar coisas que sempre sonhou, mas nunca achou que eram possíveis
  • Acima de tudo, você sai da postura de “Vítima” dos seus genes, para “Criador” da realidade que deseja.

 

epigenética_o_que_é

Você tem o poder de criar a sua realidade! Não seja mais uma vítima da sua herança genética! A ciência da epigenética já comprova isso.

 

Epigenética O que é? Comprovação científica

Os estudos são relativamente recentes para a ciência. Para dar uma ideia, o próprio DNA – e sua relação com a transmissão de características hereditárias – foi descoberto na década de 1940. Em 2003 foi feito o sequenciamento completo do DNA no genoma humano. Aí sim, as coisas começaram a esquentar.

Os cientistas descobriram mais sobre genes e genética, mostrando o poder da herança que recebemos de nossos ancestrais. Sim, é como se nosso DNA trouxesse um manual que dita como deveríamos ser.

Só que –  surpresa! –  esse livrinho de características que vamos herdar corresponde a 2% de todo o nosso DNA.

Nós somos levados a acreditar que a genética determina o que vamos ser, as características que teremos. Assim, se eu nasci em uma família com muitos casos de uma determinada doença, fatalmente, desenvolverei o mesmo problema de saúde. Se meus avós e pais são obesos, também acabarei acima do peso.

Realmente, temos uma “carga” genética. Carregamos traços positivos e negativos em nossos genes e, sim, nosso organismo tem uma predisposição a desenvolver características semelhantes às dos membros da nossa árvore genealógica. Mas, isso não é uma sentença definitiva.

É aí que entra a Epigenética O que é? O prefixo Epi significa “além”. Então epigenética é o que vai além da genética.

 

epigenética_o_que_é

Epigenética – Descubra como moldar seus genes e transformar a sua vida! O poder está nas suas mãos!

 

 

E os outros 98%?

Boa pergunta! Pois é. A ciência descobriu a carga genética contida no DNA e, desde então, tem muita culpa sendo jogada nas costas do pobre do Ácido Desoxirribonucleico (DNA) que ele nem merece!

É que cerca de 98% do espaço que deveria armazenar as informações genéticas em nosso DNA estão repletos de … lixo! E isso não é exagero da nossa parte, é realmente como os cientistas chamam, de “DNA lixo”, por que não contém os genes responsáveis por carregar as instruções que vão determinar o funcionamento do nosso corpo.

Cá entre nós, acreditamos que é chamado de “DNA lixo” por que ainda não compreendemos e possívelmente não temos a tecnologia para entender exatamente o que eles fazem.

Até o momento sabe-se que o DNA lixo tem uma função. Parte dele gerencia a interação entre os genes, de uma maneira que extrapola a genética. Essa interação é resultado do que pensamos, sentimos e de como nos comportamos.

Chegamos aqui ao ponto chave desse nosso artigo “Epigenética O que é? Como moldar seus genes e transformar a sua vida”: O poder está nas suas mãos!  

 

Boa parte é comportamento

A base da epigenética diz que muito do que somos é moldado pelo nossos comportamentos, nossas crenças e o ambiente em que estamos inseridos. Isso significa na prática, que não somos vítimas dos nossos genes, que nós podemos controlar  estas variáveis (comportamento, crenças e ambiente). Isso eleva nossa posição para criadores da nossa realidade! Somos protagonistas da nossa história, de nossas características e das situações que enfrentamos – ou enfrentaremos no futuro.

Lembre-se: os genes até estão lá, mas nossas atitudes podem fazer com que se tornem mais ativos ou continuem “adormecidos”.  Corpo e mente estão interligados neste processo, um interferindo diretamente na maneira como o outro reage. Sabia que já foi comprovado cientificamente que uma alimentação saudável e balanceada aliada à prática da meditação pode interferir diretamente no comportamento de alguns genes?

 

epigenética_o_que_é

Você é o protagonista da sua história, de suas caracaterísticas e escolhe como enfrentar as situações no presente e futuro. Você é maior e mais poderoso que os seus genes!

 

 

Epigenética O que é? E como usá-la a nosso favor?  

Sobre algumas orientações, a gente até já sabe, mas nem sempre tem motivação para fazer tudo certinho. Quem sabe agora, com esse “aval” científico, dê certo? O segredo é a constância, viu? A evolução nos hábitos, e consequentemente nos resultados, pode até acontecer de pouco em pouco, mas é preciso que eles virem realmente rotina.

 

  1. Faça exercícios físicos todos os dias. Procure o mais adequado para você e sua rotina, mas não deixe de fazê-lo.
  2. Capriche na nutrição. A epigenética prega e prova que você é o que você come (entre outras coisas, claro). Se for possível, consulte um médico, faça os exames e constate se há algo que falta ou está em excesso no seu organismo, trace um plano alimentar e siga-o.  Se o dinheiro anda curto e ainda não for possível procurar um especialista, tente se alimentar de maneira variada, com alimentos da estação (mais nutritivos e baratos) e dê preferência ao que vem da natureza. Fuja dos ultraprocessados, carregados de produtos químicos.
  3. Controle sua mente! Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas é possível. A dica é criar momentos prazerosos e dedicar um tempinho do dia para colocar a cabeça no eixo. Se a rotina parece “engolir” você e não sobra tempo para nada, tenta acordar 15 minutinhos antes de todo mundo… Você pode usar esse tempo para meditar, fazer um alongamento ou simplesmente tomar um café ou chá com calma, enquanto se prepara para o dia que vai começar. Se a situação estiver insustentável, busque ajuda. 
  4. Mantenha relações saudáveis. Afaste-se do que, literalmente, te faz mal. O que você pensa, sente, projeta mentalmente, impacta na sua saúde. Pense, sinta e projete coisas boas!

 

Epigenética O que é?  A biologia da crença

No livro A Biologia da Crença, o biólogo Bruce Lipton analisa as transformações que acontecem além da genética, a importância do meio na vida das pessoas, ou seja, a nossa tão falada epigenética. Lipton mostrou que se colocarmos uma célula em ambientes diferentes, ela se adapta e se desenvolve de maneira própria. O pesquisador clonou uma célula e testou como ela reagiria em três plaquinhas, três meios, diferentes no laboratório. As células resultaram em músculo, gordura, tecido… ou seja, a mesma célula se transformou em produtos bem diferentes de acordo com o meio.

 

epigenética_o_que_é

“Não somos controlados por nossos genes e também não somos o nosso DNA. Somos os ‘escritores’ do nosso código genético”. Afirma Bruce Lipton, PhD em Biologia e Especialista em Epigenética.

 

Lipton também falou sobre nosso “cérebro” e o dividiu em duas partes: No inconsciente, estão nossas paixões, desejos e aqueles hábitos que temos e nem nos damos conta, e é por causa deles que agimos de determinada forma. No consciente, estão nossos atos e pensamentos “controlados”.  Na grande maioria do tempo (em cerca de 90% dele), nos deixamos levar pelo inconsciente. Em alguns momentos, até acreditamos que nossas decisões são conscientes, mas elas foram direcionadas por questões e motivações que carregamos conosco, uma espécie de programação oculta que te limita.

 

Dos 0 aos 7 anos  

Bruce Lipton acredita que o “programa é instalado” principalmente até os nossos sete anos de idade, inclusive levando em consideração nossa vida intrauterina. Esse é o período em que o padrão de aprendizagem é mais intenso e a influência do meio nas características que nos moldam é ainda mais impactante (em outro artigo, falaremos mais sobre isso, mas se você quiser se aprofundar no assunto pode procurar estudos sobre as frequências nas quais nosso cérebro atua).

Provavelmente você, que está lendo este artigo “Epigenética O que é?”,  tem mais de sete anos. Não se desespere achando que tudo está perdido! Existem duas coisas muito importantes que você pode fazer:

 

Cuide das crianças

A primeira é cuidar das crianças. Dê a elas alimentação saudável, oportunidade de se exercitarem, e ambientes em que se desenvolvam e possam conviver harmonicamente com outras pessoas.

Não seja um agente de programação negativa e tente explicar para outras pessoas que elas podem fazer bem ou mal por meio de atitudes, palavras e sensações que provocam em uma criança. Não generalize. Não compare. Não defina uma criança. Permita que ela desenvolva todas as potencialidades, mas não a cobre além do que ela demonstra poder dar no momento. Lembre-se de que as palavras têm poder. Quando você diz para uma criança que ela é burra porque não consegue fazer um exercício da escola, está definindo, programando nela uma crença limitante.

Quer outros exemplos? “Nós somos pobres. Pare de sonhar com esse carro, vida boa é coisa pra rico”; “chata desse jeito, você vai ser muito sozinha e infeliz”, “continua comendo pra ver a baleia que você vai virar! Depois não emagrece nunca mais”.  Dói ler frases como essas, não dói? E é impressionante como elas são ditas com tanta naturalidade.

 

Seja um adulto que acredita na mudança

Para os adultos, também tem jeito. E por isso este artigo é tão importante! É perfeitamente possível reprogramar as crenças e os resultados de seus pensamentos e atos! Você não precisa desenvolver diabetes porque a sua família tem um histórico de pessoas com a doença. Na verdade, você pode ter uma tendência, mas não significa que ela precisa se desenvolver. Adote novos hábitos! Sempre é tempo de começar. É possível deixar para trás pensamentos negativos que determinam ações negativas. Acredite mais em si! Você é, sim, capaz de transformar sua vida! E os estudos de epigenética comprovam isso.

 

Sempre é tempo de começar. Acredite mais em si! Você é, sim, capaz de transformar sua vida! E os estudos de epigenética comprovam isso.

 

Epigenética O que é? Como Cura Essencial pode me ajudar?

Os terapeutas Giselle e Luiz Alfredo são fascinados por este tema, pois acreditam que as pessoas possuem potencialidades infinitas, esperando para serem despertas e utilizadas.

Como estudiosos de física quântica, neurociência, epigenética e espiritualidade, possuem grande capacidade de ensinar você a despertar e tomar a posse da vida dos seus sonhos.

Através de atendimentos de coaching ou terapêuticos, ajudam você a identificar e superar as crenças limitantes, a encontrar equilíbrio para o corpo e para a alma, e a tratar bloqueios físicos e espirituais, criando assim o que é necessário para que você viva de maneira mais plena, produtiva e feliz.

Nós acreditamos em você! E podemos te ajudar para que você também saiba o poder que tem!

SOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO
E GANHE UMA CONSULTA BÔNUS

Pin It on Pinterest

× PODEMOS TE AJUDAR?