No artigo de hoje vamos ver caminhos e técnicas que nos ajudam a como lidar com a raiva e a frustração; e entender um pouco melhor qual é o processo, e o que significam esses sentimentos, que todos nós, uma hora ou outra, em menor ou maior grau, experimentamos.

 

caminho-florido

Aprenda caminhos e técnicas para te ajudar como lidar com a raiva e a frustração. Fica com a gente!

 

Acesso de raiva

Mariana acordou animada naquele sábado. Estava se sentindo feliz e bonita como há muito não se sentia. Vestiu uma roupa melhorzinha, passou batom e pediu ao marido que tirasse algumas fotos dela para que pudesse postar nas redes sociais. Mais do que isso, queria registrar o momento em que se sentia tão bem.

O marido pareceu ter boa vontade. No quintal, tiraram várias fotos, em poses e cantinhos diferentes. Mariana fez caras e bocas. O marido registrou tudo. Ao conferir o resultado dos cliques, a moça desmoronou. Os ângulos não eram os melhores, o enquadramento deixava a desejar. As fotos estavam horríveis. E o sábado, que havia começado tão bem, desandou.

Mariana brigou com o marido, numa fúria que qualquer um, exceto ela naquele momento, consideraria desmedida. A respiração acelerou, o rosto ficou vermelho. Ela bateu portas, acusou o companheiro de não se importar, falou algumas palavras que poderiam machucar, e acabou desabando em choro. Pode parecer exagero, mas essa história aconteceu, exatamente assim, com uma conhecida nossa.

Mariana estava frustrada.

Quem olhasse de fora, pensaria na facilidade com que aquela situação poderia ter sido resolvida sem atrito. Ela comunicaria ao marido que não havia gostado do resultado, ele tiraria novas fotos até que alguma a agradasse… e tudo ficaria bem. Mas, em algumas vezes, não é assim que acontece.

 

Refletindo sobre a palavra “acesso”

Acesso, de acordo com o dicionário, é o ato de ingressar ou a possibilidade de chegada, aproximação. Você permite que a raiva chegue, enquanto não aprende a controlá-la. Ao mesmo tempo, podemos enxergar por outro lado: o acesso a algo dentro de você que faz com que reaja de maneira exagerada e negativa.

 

como-lidar-com-a-raiva-e-a-frustracao

O acesso de raiva pode indicar que existe uma queixa mais profunda, e que aflora fazendo com que reaja de maneira exagerada e negativa.

 

É o que pode ter acontecido com a Mariana. Ela não conseguiu lidar com a raiva e a frustração. O fato de não ter se enxergado bonita nas fotos, pode ter reforçado uma ideia negativa que ela faz de si mesma, agravado um quadro de baixa autoestima, por exemplo. Ou pode ter feito com que ela voltasse no tempo, para outra situação dolorosa, em que o marido não lhe deu a atenção que necessitava.

 

Nem sempre é tão ruim

Deixamos claro, porém, que a raiva não pode ser considerada sempre uma reação negativa. Ela pode ser o indicativo de que algo não vai bem, ou que os nossos limites estão sendo ultrapassados. A raiva pode nos mostrar que estamos sendo afetados por algo que nos incomoda e, a partir daí, nos fazer reagir e resolver questões.

O grande problema é quando essa raiva fica descontrolada. Quando nossas reações são extremas, desmedidas, e acabam por prejudicar tanto a nós mesmos quanto a outras pessoas. Por vezes, pode ser até perigoso. Quantas brigas já presenciamos ou tivemos conhecimento que terminaram de maneira trágica?

 

O que acontece com nosso corpo quanto temos raiva?

Em maior ou menor nível, todos nós já nos sentimos irritados.

como-lidar-com-a-raiva-e-a-frustracao

Tome consciência de que a raiva é uma emoção negativa e que faz muito mal para a sua saúde física e mental.

Essa sensação pode ir da simples irritaçãozinha quando algo não sai exatamente como queríamos – e isso é normal, controlável e sem grandes consequências-, até a fúria cega e perigosa.

Em um ataque ou acesso de raiva, temos a sensação de que “o coração vai sair pela boca”, isso porque nossa frequência cardíaca aumenta. Podemos sentir dor de cabeça, tontura…os hormônios se alteram, e a pressão sanguínea também vai às alturas, podendo provocar inclusive problemas bem graves como AVC ou ataque cardíaco. É imporante compreender como a energia das emoções nos afetam fisicamente, e agir com consciência, evitando os exageros.

 

Como lidar com a raiva e a frustração?

 

Não finja que a raiva não existe

Se a cada vez que se sentir frustrada ou irada, você apenas abafar esses sentimentos, a tendência é que eles fiquem cada vez maiores. Fingir que algo que incomoda não existe, é o caminho mais rápido para acumular novos e piores incômodos, que viram uma bola de neve, até que tudo fique insuportável. É assim que nascem algumas neuroses, relações abusivas e até a depressão. Escute sua raiva. Escute suas frustrações. Analise o que provoca esses sentimentos. As respostas podem ser reveladoras e fonte de grande crescimento e melhoria.

Entenda a raiva e não leve tudo para o lado pessoal

De onde veio a reação? O que realmente provocou o sentimento de frustração? Por que a raiva teima em tirar você do controle? Seria possível agir de outra forma? Seria possível entender a origem do caos e manter a calma antes que ela fosse irremediavelmente perdida?

No caso de Mariana, todos nós conseguimos enxergar que a reação às fotos que desagradaram foi exagerada. Ela também percebeu, assim que conseguiu se acalmar. Pediu desculpas ao marido, mas não quis tirar novas fotografias. Estava com medo de ficar “feia” novamente, desta vez sem ter a quem culpar. Com calma, Mariana conseguiu identificar as próprias inseguranças, entendeu o caminho percorrido em meio à frustração e a raiva. Na próxima vez, quando os sentimentos ameaçarem aparecer, talvez ela já esteja preparada para identificá-los e agir de maneira mais racional e moderada.

Outros sentimentos

Há muitos sentimentos que podem ser confundidos na hora de lidar com a raiva e a frustração. Ou que podem estar mesclados, misturados ali, na nossa mente, nos nossos corações e até na nossa energia.

É frustração, tédio, ou sensação de inadequação? É raiva por uma injustiça ou é uma reação de medo frente à uma ameaça? Você se sente frustrada por não conseguir realizar um trabalho ou está desamparada e sozinha, sem ajuda?

Aprenda a fazer de outro jeito

É preciso ter em mente que não há um só caminho. Não existe um jeito só de fazer as coisas, de enxergar a vida, de superar a dor. Se algo não deu certo, olhe por outro ângulo, tente de outra forma, pense “fora da caixa”. Já reparou como é fácil dar conselhos para outras pessoas? Os problemas dos outros parecem ter solução e o nosso não. Se algo não saiu como você planejava, e a raiva e a frustração quiserem tomar conta, respire fundo, e diga a si mesma que há outro caminho – muitas vezes, muito melhor que o anterior.

Uma coisa é certa: o que você está fazendo, querendo, ou a maneira como está agindo, está te frustrando e deixando com raiva – é hora de mudar.

mulher-com-luvas-de-box

Crie mecanismos para como lidar com a raiva.

Desconte!

Como já dissemos, o sentimento em si não é negativo. O problema é o descontrole, o não saber como lidar com a raiva e a frustração. Se você se considera (ou já te disseram inúmeras vezes) um pouco “esquentadinha”, tente descontar essa raiva de uma maneira consciente. Já experimentou um esporte? Grandes boxeadores já contaram que começaram a praticar para tentar conter algum tipo de fúria interna.

 

Busque ajuda para lidar com a raiva e a frustração

Começamos este texto com um exemplo sem grandes consequências. Mariana se irritou, pediu desculpas e foi perdoada pelo marido. Desta vez. Se acessos de raiva como o que ela teve continuarem acontecendo, talvez chegue uma hora em que o companheiro não a desculpe mais.

Agora vamos imaginar que a moça costume ter ataques de raiva ou expresse a frustração com frequência no ambiente de trabalho. Não há competência que a mantenha por muito tempo no emprego, afinal, “quem perde o controle, perde a razão” e ninguém é obrigado a aguentar o descontrole de outras pessoas. Concorda?

mulher-sentada-ponte-perto-do-mar

Se você percebe que está difícil gerenciar sua raiva e frustração, e isto está afetando vários aspectos da sua vida, procure ajuda profissional.

Quando a raiva e a frustração prejudicarem os relacionamentos, atingirem outras pessoas, ou forem tão fortes a ponto de transformar uma personalidade ou um jeito habitual de agir, é hora de pedir ajuda.

Mortes acontecem porque alguém perdeu a cabeça em uma briga de bar, em uma discussão de casal, em uma disputa por herança de família, em uma fechada brusca no trânsito.

Se você sente que perde o controle, se costuma se arrepender de atitudes “impensadas”, se precisa pedir desculpas muitas vezes para as pessoas com quem convive mais intimamente, se pensa em ou já chegou a agredir alguém, se a raiva e a frustração estão sempre rondando os seus sentimentos… peça ajuda. Psicólogos e terapeutas sabem como guiar você para que saia deste lugar tão doloroso e prejudicial.

E, atenção: quem costuma ignorar a raiva e passar por cima das frustrações sem tentar entendê-las também precisa de ajuda especializada para aprender a colocar os sentimentos para fora e fortalecer os mecanismos de defesa.

 

como-lidar-com-a-raiva-e-a-frustracao

A raiva parece um “monstro” que toma conta de você? Procure ajuda profissional, você não precisa passar por isso sozinha.

 

E se o acesso de fúria estiver chegando?

Para lidar com a raiva e a frustração de maneira mais produtiva é preciso aprender a identificar os sentimentos. Essa aprendizagem passa pelo autoconhecimento. Quanto maior for o processo de busca interior, mas facilmente será possível perceber quando a frustração se instala e quando a raiva começa a ganhar espaço.

  1. Se possível, evite ou se afaste da pessoa e/ou situação imediatamente. Não se coloque numa situação em que você terá que controlar algo que é incontrolável para você.
  2. Conte até 10, respirando profundamente. Pode parecer bobeira, mas é a maneira mais eficaz, simples e rápida de conter um acesso de raiva. E pode ser feita em qualquer lugar, em qualquer momento.
  3. Pense: “não é pessoal. Como outra pessoa enxergaria essa situação?” Você pode inclusive escolher alguém que admira e sempre recorrer a mesma lembrança.
  4. É difícil controlar na hora, mas se force a pensar nas consequências de seus atos. Aonde a briga, a resposta ríspida, e/ ou a agressão vão levar você? Certamente nunca será a um bom lugar.
  5. É possível tomar um banho? Ou pelo menos um copo de água? O importante é tirar o foco, por um segundo que seja, da raiva, da frustração e do alvo delas.
  6. Se for possível, coloque no papel ou grave um áudio expressando seus sentimentos. Descarregue! Isso vai ajudar que entenda o que se passa dentro de você.
  7. Adotar práticas relaxantes de forma regular como a yoga e meditação, podem te ajudar a gerenciar a raiva de frustração de forma mais sustentável. Experimente! Para nós, funciona muito bem. 

 

vaso-com-planta-nascendo-e-um-coracao

Podemos te ajudar a acessar e identificar gatilhos que provoquem os episódios de frustração e raiva.

 

Quero lidar bem com a raiva e a frustração. Cura Essencial, me ajuda?

Podemos ajudar você a acessar e identificar sentimentos conflitantes, crenças e gatilhos que provoquem os episódios de frustração e raiva através de três serviços distintos:

  • Acupuntura: É uma ótima terapia para equilibrar a energia do fígado, que está diretamente relacionado ao sentimento de raiva.
  • Cura Quântica: Trata questões energéticas e espirituais ainda mais sutis que a acupuntura, com a vantagem que pode ser feita a distância. Inclui o diagnóstico e tratamento de questões que podem estar relacionadas às vidas passadas e a possíveis bloqueios energéticos.
  • Coaching de Vida: É uma poderosa ferramenta para te ajudar a acessar a causa raiz da raiva, e a partir daí, aplicar técnicas como a meditação ou outras que sejam as mais adequadas para você.

De qualquer forma, buscaremos, junto com você, a solução para acolher e “remodelar” sentimentos e memórias passadas, para, desta forma, construir novas maneiras de sentir, perceber e agir – numa transformação profunda de vida.

Imagem-Giselle e Alfredo-cura quânticaSOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR

 

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar?