Irene nunca havia escutado falar sobre o Movimento Agefull quando quebrou um recorde mundial. Animadíssima, ela chegou ao aeroporto, vestiu as roupas apropriadas e se dirigiu ao avião. Corajosa, queria vivenciar novamente uma sensação que já havia experimentado dois anos antes: queria saltar de paraquedas, sentir a adrenalina e a liberdade do vento batendo no rosto enquanto ela atravessava as nuvens pelo céu.

 

irene o shea pulando de paraquedas

Irene O´Shea, aos 102 anos, se tornou a pessoa mais velha a pular de paraquedas.

No momento em que soltou as mãos e se deixou cair da janela do pequeno avião, em um salto de 4,3 mil metros de altura, Irene O’Shea quebrou o recorde: se tornou a paraquedista mais idosa do mundo. Ela tinha 102 anos de idade!

Irene, como dissemos, não conhecia o Movimento Agefull, apesar de ser uma representante indiscutível do que ele significa.

Movimento Agefull. O que é?

O termo é relativamente novo e pode ser explicado como viver a vida em totalidade, de maneira plena, independentemente da idade cronológica. É o viver sem se preocupar com o que é socialmente determinado, aceitável, imposto, com base apenas na idade. É ser atemporal e vivenciar o melhor de todas as gerações, de toda a experiência já adquirida.

 

No Movimento Agefull, a data indicada na certidão de nascimento não importa. O importante é o que você deseja e pode vivenciar. O importante é a atitude!

Sabe aquela pessoa que todo mundo diz que não parece ter a idade que verdadeiramente (cronologicamente falando) tem? Que se sente tão bem convivendo com jovens quanto com os mais idosos? Que se permite fazer o que traz felicidade, mesmo saindo do convencional? Pois é. A própria palavra já explica: Age=idade, Full=cheio, completo, total.

Para ilustrar melhor, podemos citar algumas pessoas bem famosas no Brasil que se encaixam no Movimento Agefull:

  • As atrizes Regina Casé, Cláudia Raia e Bruna Lombardi;
  • O cantor e ator Evandro Mesquita;
  • As cantoras Paula Toller e Elza Soares;
  • Os modelos Paulo Zulu e Jorge Gelati;
  • As apresentadoras Fátima Bernardes e Glória Maria.

Fora do país, os exemplos mais famosos talvez sejam as cantoras Madonna e Cher.

 

movimento agefull

No Movimento Agefull, o que importa é a atitude e não a sua idade.

 

Movimento Agefull e Movimento Ageless. Qual a diferença?

À primeira vista, eles podem aparentar ter o mesmo significado: Não ter idade, não dar importância à idade cronológica, não se preocupar com as convenções impostas pela sociedade, ignorar ou superar os preconceitos. Na realidade, até é mesmo assim. Mas, o Movimento Ageless nasceu e ficou muito ligado ao mundo da moda e da beleza, por isso algumas pessoas preferem usar o termo Movimento Agefull.

 

Não tenho mais idade pra isso!

Algumas vez você já pensou assim? Deixou de fazer algo que gostaria por acreditar que já havia passado da idade pra isso? Podemos citar algumas coisas do dia a dia. Veja se você se encaixa em alguma das afirmações a seguir:

  • Deixou de usar minissaia;
  • Desistiu de fazer uma franjinha no cabelo;
  • Queria sair pra dançar, mas não foi porque o local é cheio de jovens;
  • Disse não para o relacionamento com alguém mais novo ou bem mais velho;
  • Escolheu um passeio ou destino de viagem “mais indicado para sua idade”;
  • Desistiu de um curso, de uma oportunidade de trabalho por achar que “já deu o que tinha que dar”;
  • Não teve coragem de fazer uma mudança necessária porque pensou estar velha demais;
  • Pensou em deixar o cabelo ficar grisalho ou parar com procedimentos estéticos, mas não tem coragem?
  • Se preocupou com que as pessoas iriam pensar.

movimento agefull

O Movimento Agefull é libertador! Ele mostra que sempre é hora de ser o que você desejar. É claro que existem limitações físicas impostas pela idade. Para os mais “velhos”, a agilidade pode não a mesma, algumas questões relacionadas à saúde aparecem com o tempo. Mas, inclusive nesse aspecto, o Movimento Agefull é um divisor de águas. Quem vive de maneira mais plena, de acordo com o que deseja e não de acordo com a faixa etária, se cuida mais, busca manter hábitos saudáveis, ou seja, se prepara para tudo de bom que a vida ainda pode oferecer.

 

Derrubando preconceitos e estereótipos

Se pensarmos bem, envelhecer é uma benção. Quem não envelhece, morre. Parece óbvio que os de mais idade deveriam ser valorizados pelo conhecimento e experiência adquiridos, reverenciados até. Em algumas culturas isso até acontece, como no Japão, mas na grande maioria dos países, principalmente nos ocidentais, não é assim.

Acontece que a população está envelhecendo. E os avanços nas áreas da saúde, da tecnologia, do bem-estar, tornam a expectativa de vida cada vez maior. No Brasil, ela está por volta dos 74 anos (nos anos 1980s era de 62 anos). Representantes do Movimento Agefull querem viver muito, em relação ao tempo e também à intensidade.

Não é mais possível enxergar os de maior idade cronológica como velhos, ultrapassados, com alguém que apenas está esperando o fim. A transformação é tanta que alguns termos antes considerados comuns (e até excelentes) caíram em desuso. Será cada vez mais difícil encontrar produtos com a indicação “anti-idade”, “antienvelhecimento” ou anti-aging, por exemplo, porque eles trazem a ideia de que envelhecer é ruim.

A questão não é mais lutar contra a passagem do tempo e os efeitos que ela traz, e sim celebrar quem se é, cuidar de si, e valorizar as características, envelhecendo de maneira mais cuidadosa e amorosa.

 

Age Shaming X Pleasure Growers

Para que esta nossa conversa sobre Movimento Agefull fique mais completa e abrangente, vamos acrescentar dois novos termos à ela. Age Shaming e Pleasure Growers; traduzindo livremente para o português: Vergonha da idade e Produtores de Prazer.

 

 Age Shaming

O Age Shaming é a vergonha ou desconforto que sentimos com o envelhecimento. Ele aparece principalmente para as mulheres, bem mais cobradas do que os homens quando o assunto é idade. Até bem pouco tempo, mulheres que decidiam assumir os cabelos brancos eram vistas como desleixadas. Já os homens que ostentam a cabeleira branca são grisalhos charmosos.

 

movimento agefull

O Age Shaming é a vergonha ou desconforto que sentimos com o envelhecimento. Até bem pouco tempo, mulheres que decidiam assumir os cabelos brancos eram vistas como desleixadas.

 

Aos poucos, bem aos poucos, isso vai mudando. Personalidades como Glória Pires, Suzana Alves, Preta Gil, Tatá Weneck, e Meryl Streep, ao assumirem e posarem orgulhosas com cabelos não tingidos, ajudam a fortalecer o Movimento Agefull e combater o Age Shaming.

 

Pleasure Growers

Já os Pleasure growers representam o contrário. São os que não aceitam os estereótipos e as amarras da idade, que amam novas experiências, que buscam qualidade de vida durante o passar dos anos, que se aventuram, e se destacam, inclusive no mundo virtual. Como exemplo de pessoas com mais de 60 anos que levam uma vida ativa e criativa, podemos citar Iris Apfel. Aos 94 anos, ela é um sucesso nas redes sociais, seguida por quase dois milhões de seguidores. Iris compartilha suas produções coloridas, alegres e extravagantes, e um estilo de vida tão entusiasmado quanto as roupas e acessórios que veste.

 

Sempre é hora pra ser feliz!

Se você se sente mal com a passagem do tempo, saiba que não está sozinha. Mas, que tal valorizar o tempo de experiência vivida e não o tempo cronológico? Envelhecer é um fato e, como já dissemos, é uma benção. Sempre é tempo de ser feliz, de buscar objetivos, de viver de maneira mais leve, mais entregue. É possível ser dinâmico, produtivo, criativo e muito belo em qualquer idade. Sabia que o mercado de viagens, inclusive de intercâmbios, para maiores de 50 anos está em crescimento?

Se você ainda é “jovem” no sentido cronológico, pode começar já a se preparar para a passagem dos anos. Se você já chegou lá, aproveite! O Movimento Agefull nos mostra que é possível ser saudável, cheio de objetivos e viver em plenitude em todas as áreas da vida, inclusive na produtiva, na social e na sexual.

Se você tem o desejo de mudar alguma coisa, de tentar algo novo, de deixar para trás o que não lhe agrada mais, podemos ajudar. Em qualquer idade. Converse com nossa terapeuta Giselle para saber mais sobre Coaching de Vida e Espiritual.

 

movimento agefull

É possível ser dinâmico, produtivo, criativo e muito belo em qualquer idade.

 

Vamos ver exemplos de quem mudou de vida após os 50 anos?

  • A Atriz Solange Couto engravidou aos 54 anos.
  • O inventor da Coca-Cola, John Pemberton, tinha 55 anos quando criou o refrigerante.
  • O escritor José Saramago só ficou realmente conhecido depois de perder o emprego e se dedicar exclusivamente à escrita, aos 53 anos.
  • Palmirinha, que ficou famosa ao ensinar culinária em programas de televisão, apareceu na TV prela primeira vez aos 60 anos.
  • Roberto Marinho fundou a TV Globo aos 61 anos de idade.
  • Aos 56 anos, a apresentadora Fátima Bernardes começou a namorar Túlio Gadelha.
  • O cantor Erasmo Carlos encontrou um novo amor após os 77 anos de idade.
  • O fundador do Movimento Hare Krishna, Bhaktivedanta Swami Prabhupada aos 70 anos de idade, migrou para os EUA sem nenhum recurso ou ajuda para difundir os ensinamentos de Krishna para o ocidente.

O fato é que envelhecer não é sinônimo de parar no tempo, tão pouco de amadurecer, nem de estar bem consigo mesmo, nem de estar mal. Somos indivíduos, vivemos e sentimos de maneira diferente. Envelhecemos de maneira diferente também.

 

Baby Boomer, Geração X e Geração Z

Baby Boomer, Geração X e Geração Z – Você sabe as diferenças?

 

Agefull, Ageless, Perenials e outros termos

Vamos fazer um breve resumo sobre alguns termos relacionados à idade e às diferentes gerações:

  • Movimento Ageless: Os que não se prendem às convenções relacionadas à idade cronológica. Muito usado no ramo da moda e da beleza.
  • Movimento Agefull: Bem semelhante ao Ageless, mas tem sentido mais amplo.
  • Perennials: Os que “não têm idade”, que são eternos, perenes, atemporais.
  • Baby Boomers: São os nascidos entre 1945 e1964 e recebem esse nome por causa da explosão populacional que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, quando os combatentes voltaram para casa.
  • Geração X: Os representantes dessa geração nasceram entre 1965 e 1981 e foram os primeiros a ter acesso à tecnologia. Costumam ser vistos como conservadores e pouco chegados às mudanças.
  • Millennials: Nasceram entre 1982 e 2000. É considerada mais focada em experiências do que em bens materiais e mais audaciosa na hora de tomar decisões.
  • Centenials ou Geração Z:  Pessoas que nasceram depois dos anos 2000. São consideradas imediatistas, multitarefas e com mais facilidade para se comunicar no ambiente virtual do que fora dele.

 

 Movimento agefull

Podemos auxiliar você que sente que não está vivendo a vida que gostaria. Fale conosco.

 

Quero envelhecer bem. Como Cura Essencial pode me ajudar? 

Por meio do Coaching de Vida e Espiritual, podemos auxiliar você que sente que não está vivendo a vida que gostaria. Quer mudar? Precisa de orientação? De coragem? De acompanhamento? Converse conosco.

Nossas terapias (Acupuntura, Cura Quântica, entre outros) também auxiliam no encontro da paz interior, bem estar e qualidade de vida em todas as áreas: física, mental emocional e espiritual.

Lembre-se: Você pode contar conosco no seu processo de autoconhecimento e transformação pessoal.

Atendimentos OnLine para o Brasil e Mundo. Presencial em São Paulo, Capital.

Imagem-Giselle e Alfredo-cura quânticaSOMOS ESPECIALISTAS
EM AJUDAR PESSOAS COMUNS A EXPANDIR A CONSCIÊNCIA
E MANIFESTAR TODO O SEU POTENCIAL.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO,
E PERGUNTE-NOS COMO PODEMOS TE AJUDAR

 

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá.
Podemos te ajudar?